TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POLLI, Andressa Domingos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: RHODEN, Sandro Augusto, GARCIA, Adriana, POLONIO, Julio Cesar, SANTOS, Caroline Menicoze dos, PAMPHILE, João Alencar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306
Resumo: Microrganismos endofíticos habitam o interior das plantas, sem causar danos a elas, estabelecendo uma relação simbiótica planta- hospedeiro. As plantas medicinais são alvos em potencial para isolamento de fungos endofíticos com potencial biotecnológico. A Mikania glomerata, conhecida popularmente como “guaco”, é utilizada na medicina popular em casos de asma, bronquite e contra a tosse. Foram testados cinco fungos endofíticos isolados de folhas M. glomerata contra o fitopatógeno Colletotrichum sp. pela técnica de cultura pareada. O fitopatógeno e o fungo endofítico foram inoculados à 4 cm de distância em placas de petri contendo meio de cultura BDA e o controle foi realizado inoculando apenas o fitopatógeno. O índice de inibição percentual (Im%) foi calculado aferindo- se a área de crescimento micelial do fitopatógeno utilizando o software ImageJ 1.46r e comparando estes valores com o controle. O isolado G- 58 apresentou interação competitiva do tipo CA1 (crescimento parcial do endofítico sobre o fitopatógeno após “deadlock” inicial com contato micelial), já as outras linhagens apresentaram interação do tipo A (“deadlock” com contato micelial), em relação a inibição do fitopatógeno os resultados foram positivos em diferentes percentuais. O isolado G- 58 se apresentou com o maior índice de inibição com um Im% de 67,16%. Esses fungos apresentam- se com potencial para futuros estudos em sua aplicação no biocontrole de fungos do gênero Colletotrichum.
id UNICESU-1_30fd89eff2381fef1823780e166e7f22
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4306
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.AntagonismoControle biológicoEndofíticosMicrorganismosMikania glomerataMicrorganismos endofíticos habitam o interior das plantas, sem causar danos a elas, estabelecendo uma relação simbiótica planta- hospedeiro. As plantas medicinais são alvos em potencial para isolamento de fungos endofíticos com potencial biotecnológico. A Mikania glomerata, conhecida popularmente como “guaco”, é utilizada na medicina popular em casos de asma, bronquite e contra a tosse. Foram testados cinco fungos endofíticos isolados de folhas M. glomerata contra o fitopatógeno Colletotrichum sp. pela técnica de cultura pareada. O fitopatógeno e o fungo endofítico foram inoculados à 4 cm de distância em placas de petri contendo meio de cultura BDA e o controle foi realizado inoculando apenas o fitopatógeno. O índice de inibição percentual (Im%) foi calculado aferindo- se a área de crescimento micelial do fitopatógeno utilizando o software ImageJ 1.46r e comparando estes valores com o controle. O isolado G- 58 apresentou interação competitiva do tipo CA1 (crescimento parcial do endofítico sobre o fitopatógeno após “deadlock” inicial com contato micelial), já as outras linhagens apresentaram interação do tipo A (“deadlock” com contato micelial), em relação a inibição do fitopatógeno os resultados foram positivos em diferentes percentuais. O isolado G- 58 se apresentou com o maior índice de inibição com um Im% de 67,16%. Esses fungos apresentam- se com potencial para futuros estudos em sua aplicação no biocontrole de fungos do gênero Colletotrichum.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-16T14:46:24Z2020-01-16T14:46:24Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306porPOLLI, Andressa DomingosRHODEN, Sandro AugustoGARCIA, AdrianaPOLONIO, Julio CesarSANTOS, Caroline Menicoze dosPAMPHILE, João Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:32:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4306Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:32:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
title TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
spellingShingle TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
POLLI, Andressa Domingos
Antagonismo
Controle biológico
Endofíticos
Microrganismos
Mikania glomerata
title_short TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
title_full TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
title_fullStr TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
title_full_unstemmed TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
title_sort TESTE DE ANTAGONISMO UTILIZANDO FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS DE Mikania glomerata SPRENG. (ASTERACEA) CONTRA O FITOPATÓGENO Colletotrichum sp.
author POLLI, Andressa Domingos
author_facet POLLI, Andressa Domingos
RHODEN, Sandro Augusto
GARCIA, Adriana
POLONIO, Julio Cesar
SANTOS, Caroline Menicoze dos
PAMPHILE, João Alencar
author_role author
author2 RHODEN, Sandro Augusto
GARCIA, Adriana
POLONIO, Julio Cesar
SANTOS, Caroline Menicoze dos
PAMPHILE, João Alencar
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv POLLI, Andressa Domingos
RHODEN, Sandro Augusto
GARCIA, Adriana
POLONIO, Julio Cesar
SANTOS, Caroline Menicoze dos
PAMPHILE, João Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Antagonismo
Controle biológico
Endofíticos
Microrganismos
Mikania glomerata
topic Antagonismo
Controle biológico
Endofíticos
Microrganismos
Mikania glomerata
description Microrganismos endofíticos habitam o interior das plantas, sem causar danos a elas, estabelecendo uma relação simbiótica planta- hospedeiro. As plantas medicinais são alvos em potencial para isolamento de fungos endofíticos com potencial biotecnológico. A Mikania glomerata, conhecida popularmente como “guaco”, é utilizada na medicina popular em casos de asma, bronquite e contra a tosse. Foram testados cinco fungos endofíticos isolados de folhas M. glomerata contra o fitopatógeno Colletotrichum sp. pela técnica de cultura pareada. O fitopatógeno e o fungo endofítico foram inoculados à 4 cm de distância em placas de petri contendo meio de cultura BDA e o controle foi realizado inoculando apenas o fitopatógeno. O índice de inibição percentual (Im%) foi calculado aferindo- se a área de crescimento micelial do fitopatógeno utilizando o software ImageJ 1.46r e comparando estes valores com o controle. O isolado G- 58 apresentou interação competitiva do tipo CA1 (crescimento parcial do endofítico sobre o fitopatógeno após “deadlock” inicial com contato micelial), já as outras linhagens apresentaram interação do tipo A (“deadlock” com contato micelial), em relação a inibição do fitopatógeno os resultados foram positivos em diferentes percentuais. O isolado G- 58 se apresentou com o maior índice de inibição com um Im% de 67,16%. Esses fungos apresentam- se com potencial para futuros estudos em sua aplicação no biocontrole de fungos do gênero Colletotrichum.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T14:46:24Z
2020-01-16T14:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702344028160