PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WATHIER, Larissa da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MARATTI, Tatiana, RIBEIRO, Vanessa Antonio, NAKANO, Cavalcanti de Góes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012
Resumo: O mal de Alzheimer (MA) é uma doença neurológica degenerativa e irreversível que começa de forma insidiosa e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva, distúrbios comportamentais e afetivos. É responsável por mais da metade dos casos de demência em idosos. Sua prevalência aumenta com a idade, dobrando a cada cinco anos a partir dos 65 anos. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais dificuldades diárias encontradas pelas pessoas e familiares encarregados de cuidar de portadores do Mal de Alzheimer. Foi elaborado um questionário composto por 11 questões, sendo uma questão aberta e 10 objetivas, para aplicar aos cuidadores de 14 pacientes com o MA que atualmente residem em duas casas de idosos existentes em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram analisados de forma quantitativa descritiva e organizados em figuras utilizando-se o programa Microsoft Word e Microsoft Excel. A maior dificuldade encontrada pela família foi a aceitação da nova condição de vida do portador. Esse item foi citado por 46% dos entrevistados, o pouco conhecimento sobre a doença por 31% e o despreparo para encarar a doença por 23%. Ficou demonstrado que existe dificuldade na aceitação dos familiares às novas condições de vida e pouco conhecimento sobre a doença. A deambulação e os cuidados diários se destacaram como as maiores dificuldades encontradas no dia a dia necessitando de orientações, principalmente quando é desempenhado por familiares sem capacitação prévia para esse trabalho. As principais dúvidas responsáveis por tais dificuldades estão relacionadas a desinformação sobre o assunto.
id UNICESU-1_31884de7f501f1d716b698002164c5d8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6012
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMERCuidadorAlzheimerOrientação de enfermagemCNPqO mal de Alzheimer (MA) é uma doença neurológica degenerativa e irreversível que começa de forma insidiosa e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva, distúrbios comportamentais e afetivos. É responsável por mais da metade dos casos de demência em idosos. Sua prevalência aumenta com a idade, dobrando a cada cinco anos a partir dos 65 anos. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais dificuldades diárias encontradas pelas pessoas e familiares encarregados de cuidar de portadores do Mal de Alzheimer. Foi elaborado um questionário composto por 11 questões, sendo uma questão aberta e 10 objetivas, para aplicar aos cuidadores de 14 pacientes com o MA que atualmente residem em duas casas de idosos existentes em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram analisados de forma quantitativa descritiva e organizados em figuras utilizando-se o programa Microsoft Word e Microsoft Excel. A maior dificuldade encontrada pela família foi a aceitação da nova condição de vida do portador. Esse item foi citado por 46% dos entrevistados, o pouco conhecimento sobre a doença por 31% e o despreparo para encarar a doença por 23%. Ficou demonstrado que existe dificuldade na aceitação dos familiares às novas condições de vida e pouco conhecimento sobre a doença. A deambulação e os cuidados diários se destacaram como as maiores dificuldades encontradas no dia a dia necessitando de orientações, principalmente quando é desempenhado por familiares sem capacitação prévia para esse trabalho. As principais dúvidas responsáveis por tais dificuldades estão relacionadas a desinformação sobre o assunto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-29T12:22:51Z2020-09-29T12:22:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012porWATHIER, Larissa da SilvaMARATTI, TatianaRIBEIRO, Vanessa AntonioNAKANO, Cavalcanti de Góesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T16:21:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6012Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T16:21:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
title PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
spellingShingle PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
WATHIER, Larissa da Silva
Cuidador
Alzheimer
Orientação de enfermagem
CNPq
title_short PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
title_full PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
title_fullStr PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
title_full_unstemmed PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
title_sort PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
author WATHIER, Larissa da Silva
author_facet WATHIER, Larissa da Silva
MARATTI, Tatiana
RIBEIRO, Vanessa Antonio
NAKANO, Cavalcanti de Góes
author_role author
author2 MARATTI, Tatiana
RIBEIRO, Vanessa Antonio
NAKANO, Cavalcanti de Góes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WATHIER, Larissa da Silva
MARATTI, Tatiana
RIBEIRO, Vanessa Antonio
NAKANO, Cavalcanti de Góes
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidador
Alzheimer
Orientação de enfermagem
CNPq
topic Cuidador
Alzheimer
Orientação de enfermagem
CNPq
description O mal de Alzheimer (MA) é uma doença neurológica degenerativa e irreversível que começa de forma insidiosa e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva, distúrbios comportamentais e afetivos. É responsável por mais da metade dos casos de demência em idosos. Sua prevalência aumenta com a idade, dobrando a cada cinco anos a partir dos 65 anos. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais dificuldades diárias encontradas pelas pessoas e familiares encarregados de cuidar de portadores do Mal de Alzheimer. Foi elaborado um questionário composto por 11 questões, sendo uma questão aberta e 10 objetivas, para aplicar aos cuidadores de 14 pacientes com o MA que atualmente residem em duas casas de idosos existentes em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram analisados de forma quantitativa descritiva e organizados em figuras utilizando-se o programa Microsoft Word e Microsoft Excel. A maior dificuldade encontrada pela família foi a aceitação da nova condição de vida do portador. Esse item foi citado por 46% dos entrevistados, o pouco conhecimento sobre a doença por 31% e o despreparo para encarar a doença por 23%. Ficou demonstrado que existe dificuldade na aceitação dos familiares às novas condições de vida e pouco conhecimento sobre a doença. A deambulação e os cuidados diários se destacaram como as maiores dificuldades encontradas no dia a dia necessitando de orientações, principalmente quando é desempenhado por familiares sem capacitação prévia para esse trabalho. As principais dúvidas responsáveis por tais dificuldades estão relacionadas a desinformação sobre o assunto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-29T12:22:51Z
2020-09-29T12:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309682213978112