AVALIAÇÃO DO RUÍDO AMBIENTAL: MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO NA AVENIDA COLOMBO EM MARINGÁ-PR.
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5399 |
Resumo: | O presente trabalho mostra um panorama geral e uma analise do ruído ambiental em uma das principais vias da cidade de Maringá-PR, caracterizando o ruído de tráfego na avenida colombo. Foram feitas medições in loco com o aparelho medidor de nível de pressão sonora e em seguida calculados os índices estatísticos L10, L50 e L90 e o nível de intensidade sonora equivalente (Leq) para se obter o ruído de tráfego. Em seguida foram calculados os níveis de ruídos gerados pelos veículos (motos, carros e caminhões) durante o período estudado para verificar o ruído gerado pelos veículos pesados na sua presença e ausência. Comparou-se o resultado obtido com as normas que estabelecem os níveis de pressão sonora ideais para as zonas da cidade avaliada. Os resultados obtidos mostram que foram superiores aos estabelecidos no plano diretor da cidade e pela NBR-10151 ao qual foram sugeridas maneiras de atenuar o ruído de tráfego, visando proporcionar uma melhora no conforto ambiental para os moradores e comerciantes que vivem ao redor desta via. |
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AVALIAÇÃO DO RUÍDO AMBIENTAL: MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO NA AVENIDA COLOMBO EM MARINGÁ-PR.Índices estatísticos (L90, L50, L10)Nível equivalente sonoro (LEQ)Ruído de tráfegoO presente trabalho mostra um panorama geral e uma analise do ruído ambiental em uma das principais vias da cidade de Maringá-PR, caracterizando o ruído de tráfego na avenida colombo. Foram feitas medições in loco com o aparelho medidor de nível de pressão sonora e em seguida calculados os índices estatísticos L10, L50 e L90 e o nível de intensidade sonora equivalente (Leq) para se obter o ruído de tráfego. Em seguida foram calculados os níveis de ruídos gerados pelos veículos (motos, carros e caminhões) durante o período estudado para verificar o ruído gerado pelos veículos pesados na sua presença e ausência. Comparou-se o resultado obtido com as normas que estabelecem os níveis de pressão sonora ideais para as zonas da cidade avaliada. Os resultados obtidos mostram que foram superiores aos estabelecidos no plano diretor da cidade e pela NBR-10151 ao qual foram sugeridas maneiras de atenuar o ruído de tráfego, visando proporcionar uma melhora no conforto ambiental para os moradores e comerciantes que vivem ao redor desta via.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-25T16:58:11Z2020-03-25T16:58:11Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5399porOLIVEIRA, Laurence Damasceno deGIANNINI, Camila FernandaGERMANO, Paulo José Moraes Monteiro e TeixeraSOARES, Paulo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:25Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5399Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:25Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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O presente trabalho mostra um panorama geral e uma analise do ruído ambiental em uma das principais vias da cidade de Maringá-PR, caracterizando o ruído de tráfego na avenida colombo. Foram feitas medições in loco com o aparelho medidor de nível de pressão sonora e em seguida calculados os índices estatísticos L10, L50 e L90 e o nível de intensidade sonora equivalente (Leq) para se obter o ruído de tráfego. Em seguida foram calculados os níveis de ruídos gerados pelos veículos (motos, carros e caminhões) durante o período estudado para verificar o ruído gerado pelos veículos pesados na sua presença e ausência. Comparou-se o resultado obtido com as normas que estabelecem os níveis de pressão sonora ideais para as zonas da cidade avaliada. Os resultados obtidos mostram que foram superiores aos estabelecidos no plano diretor da cidade e pela NBR-10151 ao qual foram sugeridas maneiras de atenuar o ruído de tráfego, visando proporcionar uma melhora no conforto ambiental para os moradores e comerciantes que vivem ao redor desta via. |
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