INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Gisele Werneck da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARBOSA, Cristiane Rickli, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5042
Resumo: A hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Sabe-se que os resultados anormais de alguns destes testes podem resultar em uma difícil interpretação por um não hematologista, e em alguns casos, os cuidados com os pacientes permanecem inalterados, independente dos resultados obtidos. Considerando a importância dos exames laboratoriais referentes à hemostasia, esta pesquisa avaliou a aplicação do coagulograma na hemostasia, através da análise de 925 requisições médicas de pacientes obtidas em um laboratório de análises clínicas, na cidade de Terra Rica - PR, encontramos diferentes combinações de exames que avaliam a hemostasia, sendo predominantes o TP, Coagulograma completo, TS e TC. A partir das especialidades médicas estudadas percebemos que cirurgiões dentistas solicitam apenas TS e TC em 52,5% de suas requisições, os ginecologistas solicitam 72,5% das requisições adequadamente através do coagulograma completo enquanto os clínicos gerais tem um perfil combinações variado para as provas de coagulação. Concluímos que a triagem da hemostasia ideal é através do coagulograma completo, embora a solicitação do TP, TTP, TS e avaliação plaquetária também sejam satisfatórias.
id UNICESU-1_352d98af8fbe2ac7a19ddf88d39441bf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5042
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICACoagulaçãoHemostasiaHemorragiaTromboseA hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Sabe-se que os resultados anormais de alguns destes testes podem resultar em uma difícil interpretação por um não hematologista, e em alguns casos, os cuidados com os pacientes permanecem inalterados, independente dos resultados obtidos. Considerando a importância dos exames laboratoriais referentes à hemostasia, esta pesquisa avaliou a aplicação do coagulograma na hemostasia, através da análise de 925 requisições médicas de pacientes obtidas em um laboratório de análises clínicas, na cidade de Terra Rica - PR, encontramos diferentes combinações de exames que avaliam a hemostasia, sendo predominantes o TP, Coagulograma completo, TS e TC. A partir das especialidades médicas estudadas percebemos que cirurgiões dentistas solicitam apenas TS e TC em 52,5% de suas requisições, os ginecologistas solicitam 72,5% das requisições adequadamente através do coagulograma completo enquanto os clínicos gerais tem um perfil combinações variado para as provas de coagulação. Concluímos que a triagem da hemostasia ideal é através do coagulograma completo, embora a solicitação do TP, TTP, TS e avaliação plaquetária também sejam satisfatórias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-18T13:56:45Z2020-02-18T13:56:45Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5042porCRUZ, Gisele Werneck daBARBOSA, Cristiane RickliYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:48Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5042Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:48Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
title INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
spellingShingle INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
CRUZ, Gisele Werneck da
Coagulação
Hemostasia
Hemorragia
Trombose
title_short INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
title_full INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
title_fullStr INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
title_full_unstemmed INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
title_sort INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DO COAGULOGRAMA NA CLÍNICA MÉDICA
author CRUZ, Gisele Werneck da
author_facet CRUZ, Gisele Werneck da
BARBOSA, Cristiane Rickli
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 BARBOSA, Cristiane Rickli
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Gisele Werneck da
BARBOSA, Cristiane Rickli
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Coagulação
Hemostasia
Hemorragia
Trombose
topic Coagulação
Hemostasia
Hemorragia
Trombose
description A hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Sabe-se que os resultados anormais de alguns destes testes podem resultar em uma difícil interpretação por um não hematologista, e em alguns casos, os cuidados com os pacientes permanecem inalterados, independente dos resultados obtidos. Considerando a importância dos exames laboratoriais referentes à hemostasia, esta pesquisa avaliou a aplicação do coagulograma na hemostasia, através da análise de 925 requisições médicas de pacientes obtidas em um laboratório de análises clínicas, na cidade de Terra Rica - PR, encontramos diferentes combinações de exames que avaliam a hemostasia, sendo predominantes o TP, Coagulograma completo, TS e TC. A partir das especialidades médicas estudadas percebemos que cirurgiões dentistas solicitam apenas TS e TC em 52,5% de suas requisições, os ginecologistas solicitam 72,5% das requisições adequadamente através do coagulograma completo enquanto os clínicos gerais tem um perfil combinações variado para as provas de coagulação. Concluímos que a triagem da hemostasia ideal é através do coagulograma completo, embora a solicitação do TP, TTP, TS e avaliação plaquetária também sejam satisfatórias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T13:56:45Z
2020-02-18T13:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5042
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309698426011648