A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Francis Farias de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: KAROLKIEVICZ, Raquel Colombo Tixiliski, GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164
Resumo: O leite materno é indispensável para a criança nos primeiros anos de vida, pois contém anticorpos e proteínas que impedem a proliferação de bactérias e também auxilia para que o lactente tenha menos chances de infecções e inflamações como a otite, por exemplo. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, das manobras e cuidados para sua manutenção e dos mecanismos envolvidos na formação do leite sendo ele a única fonte alimentar durante a primeira fase da vida e o leite materno é o alimento imprescindível e essencial para o desenvolvimento do bebê, desde que este esteja em uma posição correta. Lactentes alimentados com leite de vaca ou derivados geralmente recebem o leite por mamadeira e a mesma é oferecida quando estão deitados, facilitando assim a entrada do leite na tuba auditiva. Além disso, o leite possui substâncias alérgenas que podem favorecer o aparecimento das otites. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar a ocorrência de otite em lactentes amamentados e não amamentados e relacionar a ocorrência da otite à postura de alimentação, uso de leites e/ou bicos artificiais. Foi elaborado e aplicado um questionário sobre alimentação e otite com mães de bebês de zero a dois anos de idade, de ambos os gêneros. O levantamento dos dados possibilita inferir uma relação entre a ocorrência de otites em bebês até dois anos de idade com o tipo de aleitamento adotado, a posição de amamentação e a interferência dos leites e bicos artificiais, especialmente em lactentes em aleitamento predominante e artificial. Os resultados mostram que as lactantes devem ser orientadas com relação à importância do aleitamento materno, postura adequada para amamentar e prejuízos do uso de bicos artificiais, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês e ainda os tornam mais resistentes às infecções, principalmente relacionadas ao ouvido. Ao contrário dos bebês alimentados com leite em pó que são mais suscetíveis a tais infecções, os bebês amamentados ao seio tendem a ser mais resistentes a várias doenças, inclusive infecções do ouvido.
id UNICESU-1_356636a325086402723e929feb42e764
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6164
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?Aleitamento maternoAlimentação artificialOtite.O leite materno é indispensável para a criança nos primeiros anos de vida, pois contém anticorpos e proteínas que impedem a proliferação de bactérias e também auxilia para que o lactente tenha menos chances de infecções e inflamações como a otite, por exemplo. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, das manobras e cuidados para sua manutenção e dos mecanismos envolvidos na formação do leite sendo ele a única fonte alimentar durante a primeira fase da vida e o leite materno é o alimento imprescindível e essencial para o desenvolvimento do bebê, desde que este esteja em uma posição correta. Lactentes alimentados com leite de vaca ou derivados geralmente recebem o leite por mamadeira e a mesma é oferecida quando estão deitados, facilitando assim a entrada do leite na tuba auditiva. Além disso, o leite possui substâncias alérgenas que podem favorecer o aparecimento das otites. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar a ocorrência de otite em lactentes amamentados e não amamentados e relacionar a ocorrência da otite à postura de alimentação, uso de leites e/ou bicos artificiais. Foi elaborado e aplicado um questionário sobre alimentação e otite com mães de bebês de zero a dois anos de idade, de ambos os gêneros. O levantamento dos dados possibilita inferir uma relação entre a ocorrência de otites em bebês até dois anos de idade com o tipo de aleitamento adotado, a posição de amamentação e a interferência dos leites e bicos artificiais, especialmente em lactentes em aleitamento predominante e artificial. Os resultados mostram que as lactantes devem ser orientadas com relação à importância do aleitamento materno, postura adequada para amamentar e prejuízos do uso de bicos artificiais, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês e ainda os tornam mais resistentes às infecções, principalmente relacionadas ao ouvido. Ao contrário dos bebês alimentados com leite em pó que são mais suscetíveis a tais infecções, os bebês amamentados ao seio tendem a ser mais resistentes a várias doenças, inclusive infecções do ouvido.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-02T12:46:11Z2020-10-02T12:46:11Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164porOLIVEIRA, Francis Farias deKAROLKIEVICZ, Raquel Colombo TixiliskiGOMES, Cristiane Faccioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-03T06:01:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6164Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-03T06:01:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
title A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
spellingShingle A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
OLIVEIRA, Francis Farias de
Aleitamento materno
Alimentação artificial
Otite
.
title_short A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
title_full A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
title_fullStr A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
title_full_unstemmed A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
title_sort A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
author OLIVEIRA, Francis Farias de
author_facet OLIVEIRA, Francis Farias de
KAROLKIEVICZ, Raquel Colombo Tixiliski
GOMES, Cristiane Faccio
author_role author
author2 KAROLKIEVICZ, Raquel Colombo Tixiliski
GOMES, Cristiane Faccio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Francis Farias de
KAROLKIEVICZ, Raquel Colombo Tixiliski
GOMES, Cristiane Faccio
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Alimentação artificial
Otite
.
topic Aleitamento materno
Alimentação artificial
Otite
.
description O leite materno é indispensável para a criança nos primeiros anos de vida, pois contém anticorpos e proteínas que impedem a proliferação de bactérias e também auxilia para que o lactente tenha menos chances de infecções e inflamações como a otite, por exemplo. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, das manobras e cuidados para sua manutenção e dos mecanismos envolvidos na formação do leite sendo ele a única fonte alimentar durante a primeira fase da vida e o leite materno é o alimento imprescindível e essencial para o desenvolvimento do bebê, desde que este esteja em uma posição correta. Lactentes alimentados com leite de vaca ou derivados geralmente recebem o leite por mamadeira e a mesma é oferecida quando estão deitados, facilitando assim a entrada do leite na tuba auditiva. Além disso, o leite possui substâncias alérgenas que podem favorecer o aparecimento das otites. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar a ocorrência de otite em lactentes amamentados e não amamentados e relacionar a ocorrência da otite à postura de alimentação, uso de leites e/ou bicos artificiais. Foi elaborado e aplicado um questionário sobre alimentação e otite com mães de bebês de zero a dois anos de idade, de ambos os gêneros. O levantamento dos dados possibilita inferir uma relação entre a ocorrência de otites em bebês até dois anos de idade com o tipo de aleitamento adotado, a posição de amamentação e a interferência dos leites e bicos artificiais, especialmente em lactentes em aleitamento predominante e artificial. Os resultados mostram que as lactantes devem ser orientadas com relação à importância do aleitamento materno, postura adequada para amamentar e prejuízos do uso de bicos artificiais, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês e ainda os tornam mais resistentes às infecções, principalmente relacionadas ao ouvido. Ao contrário dos bebês alimentados com leite em pó que são mais suscetíveis a tais infecções, os bebês amamentados ao seio tendem a ser mais resistentes a várias doenças, inclusive infecções do ouvido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-02T12:46:11Z
2020-10-02T12:46:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098722291089408