PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Lizyanne Saldanha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MOREIRA, Estela Vidal, MELO, Willian Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792
Resumo: A enfermagem é atuante em todos os processos de doação- transplante, sendo capaz de atender a todas as necessidades básicas de um transplante, considerando a complexidade que esta envolve, se torna importante essa categoria estar bem treinada, capacitada e atualizada acompanhando toda e qualquer evolução tecnológica e da própria elaboração científica aprimorando, assim, as ações deste profissional. A análise de prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos obtidos pelo Sistema de Informação DATASUS no território da Unidade Regional de Transplantes de Maringá nos norteia sobre como o trabalho em relação ao entendimento populacional sobre a política de doação de órgãos vem sendo efetiva. Diante disso, pretende-se analisar a prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos nos anos de 2008 a 2010 na 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil. Os dados serão obtidos pelo Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS) na qual terá como área de abrangência todo o território da Unidade Regional de Transplantes com referência para a Macrorregião Noroeste do Paraná. As informações serão analisadas através da estatística descritiva por meio de média, mediana, desvio padrão para as variáveis quantitativas, e análise de prevalência para as variáveis relacionadas à realização de transplantes. Os resultados serão apresentados em formato de gráficos e tabelas, sendo utilizadas bases teórico- científicas para discussão e a comparação com outros estudos congêneres. Tendo em vista ao aumento de transplantes de órgãos e tecidos realizados nos últimos anos em nosso país, espera-se com este estudo, obter um diagnóstico preciso que possa mostrar a tendência e a prevalência dos transplantes de órgãos relacionando-os com a mortalidade no âmbito da macrorregião do noroeste do Paraná, subsidiando os profissionais de saúde, sobretudo, os enfermeiros para ações efetivas de propagação e conscientização da população acerca desta temática.
id UNICESU-1_35e491b92f2254407ec64c86e0455f3f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4792
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁTransplante de órgãosMortalidadeEpidemiologiaEnfermagemA enfermagem é atuante em todos os processos de doação- transplante, sendo capaz de atender a todas as necessidades básicas de um transplante, considerando a complexidade que esta envolve, se torna importante essa categoria estar bem treinada, capacitada e atualizada acompanhando toda e qualquer evolução tecnológica e da própria elaboração científica aprimorando, assim, as ações deste profissional. A análise de prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos obtidos pelo Sistema de Informação DATASUS no território da Unidade Regional de Transplantes de Maringá nos norteia sobre como o trabalho em relação ao entendimento populacional sobre a política de doação de órgãos vem sendo efetiva. Diante disso, pretende-se analisar a prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos nos anos de 2008 a 2010 na 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil. Os dados serão obtidos pelo Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS) na qual terá como área de abrangência todo o território da Unidade Regional de Transplantes com referência para a Macrorregião Noroeste do Paraná. As informações serão analisadas através da estatística descritiva por meio de média, mediana, desvio padrão para as variáveis quantitativas, e análise de prevalência para as variáveis relacionadas à realização de transplantes. Os resultados serão apresentados em formato de gráficos e tabelas, sendo utilizadas bases teórico- científicas para discussão e a comparação com outros estudos congêneres. Tendo em vista ao aumento de transplantes de órgãos e tecidos realizados nos últimos anos em nosso país, espera-se com este estudo, obter um diagnóstico preciso que possa mostrar a tendência e a prevalência dos transplantes de órgãos relacionando-os com a mortalidade no âmbito da macrorregião do noroeste do Paraná, subsidiando os profissionais de saúde, sobretudo, os enfermeiros para ações efetivas de propagação e conscientização da população acerca desta temática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-03T16:59:40Z2020-02-03T16:59:40Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792porSOARES, Lizyanne SaldanhaMOREIRA, Estela VidalMELO, Willian Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:37:17Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4792Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:37:17Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
title PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
SOARES, Lizyanne Saldanha
Transplante de órgãos
Mortalidade
Epidemiologia
Enfermagem
title_short PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
author SOARES, Lizyanne Saldanha
author_facet SOARES, Lizyanne Saldanha
MOREIRA, Estela Vidal
MELO, Willian Augusto de
author_role author
author2 MOREIRA, Estela Vidal
MELO, Willian Augusto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Lizyanne Saldanha
MOREIRA, Estela Vidal
MELO, Willian Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Transplante de órgãos
Mortalidade
Epidemiologia
Enfermagem
topic Transplante de órgãos
Mortalidade
Epidemiologia
Enfermagem
description A enfermagem é atuante em todos os processos de doação- transplante, sendo capaz de atender a todas as necessidades básicas de um transplante, considerando a complexidade que esta envolve, se torna importante essa categoria estar bem treinada, capacitada e atualizada acompanhando toda e qualquer evolução tecnológica e da própria elaboração científica aprimorando, assim, as ações deste profissional. A análise de prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos obtidos pelo Sistema de Informação DATASUS no território da Unidade Regional de Transplantes de Maringá nos norteia sobre como o trabalho em relação ao entendimento populacional sobre a política de doação de órgãos vem sendo efetiva. Diante disso, pretende-se analisar a prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos nos anos de 2008 a 2010 na 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil. Os dados serão obtidos pelo Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS) na qual terá como área de abrangência todo o território da Unidade Regional de Transplantes com referência para a Macrorregião Noroeste do Paraná. As informações serão analisadas através da estatística descritiva por meio de média, mediana, desvio padrão para as variáveis quantitativas, e análise de prevalência para as variáveis relacionadas à realização de transplantes. Os resultados serão apresentados em formato de gráficos e tabelas, sendo utilizadas bases teórico- científicas para discussão e a comparação com outros estudos congêneres. Tendo em vista ao aumento de transplantes de órgãos e tecidos realizados nos últimos anos em nosso país, espera-se com este estudo, obter um diagnóstico preciso que possa mostrar a tendência e a prevalência dos transplantes de órgãos relacionando-os com a mortalidade no âmbito da macrorregião do noroeste do Paraná, subsidiando os profissionais de saúde, sobretudo, os enfermeiros para ações efetivas de propagação e conscientização da população acerca desta temática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-03T16:59:40Z
2020-02-03T16:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309691310374912