APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209
Resumo: Ao estar atuando em uma empresa, esta, espera que o engenheiro seja um profissional capaz de resolver os principais e mais complexos problemas que surjam no dia-a-dia de trabalho, muitas vezes, estes problemas envolvem várias áreas de conhecimento técnico e gerencial. Neste ponto há sempre dificuldades para os profissionais de engenharia, pois estes possuem elevado conhecimento técnico, mas normalmente não dominam uma metodologia que torne a pesquisa ou resolução de problemas com uma linha de raciocino objetiva e muito bem focada. Essa falta de foco e objetividade, tornam projetos e pesquisas demoradas e acabam elevando os custos, tornando-as, muitas vezes, inviáveis na visão gerencial de uma empresa. Este trabalho demonstra o uso da metodologia Six Sigma Belt junto com o conhecimento técnico para solução de problemas de desbalanceamento de hélices plásticas de baixa massa – abaixo de 25 gramas. A metodologia aliada com o conhecimento técnico permitiram a construção de um dispositivo simples para avaliação do desbalanceamento, bem como a busca das causa principais do problemas, que na análise pode ser observada como variação dimensional nas cavidades do molde de injeção das hélices, baixa capacidade de processo e problemas no resfriamento das peças após a injeção. O interessante é que todas essas observações foram realizadas sem haver a necessidade de estar-se presente junto ao molde, o que reduziu-se consideravelmente os custos do estudo e o tempo de resolução do problema, pois todo o estudo fora realizado no Brasil – a empresa tem sede em Joinville, Santa Catarina – enquanto as hélices eram injetadas nos Estados Unidos da América. Todo o estudo do nível de desbalanceamento e suas possíveis causas fora realizado com base na metodologia Six Sigma Belt, a nível de Black Belt, e fora suportada por normas ISO para especificação dos níveis de desbalanceamento máximo de hélices. Através deste estudo, pode-se determinar falhas na confecção do molde, desgaste em algumas cavidade de injeção, além, de falhas no processo de injeção, principalmente no que diz respeito a tempo e modo de resfriamento das peças produzidas.
id UNICESU-1_37a3ef4495ab5cd000b75f4442881b77
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7209
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTEDesbalanceamentoMetodologia six sigmaHélicesAo estar atuando em uma empresa, esta, espera que o engenheiro seja um profissional capaz de resolver os principais e mais complexos problemas que surjam no dia-a-dia de trabalho, muitas vezes, estes problemas envolvem várias áreas de conhecimento técnico e gerencial. Neste ponto há sempre dificuldades para os profissionais de engenharia, pois estes possuem elevado conhecimento técnico, mas normalmente não dominam uma metodologia que torne a pesquisa ou resolução de problemas com uma linha de raciocino objetiva e muito bem focada. Essa falta de foco e objetividade, tornam projetos e pesquisas demoradas e acabam elevando os custos, tornando-as, muitas vezes, inviáveis na visão gerencial de uma empresa. Este trabalho demonstra o uso da metodologia Six Sigma Belt junto com o conhecimento técnico para solução de problemas de desbalanceamento de hélices plásticas de baixa massa – abaixo de 25 gramas. A metodologia aliada com o conhecimento técnico permitiram a construção de um dispositivo simples para avaliação do desbalanceamento, bem como a busca das causa principais do problemas, que na análise pode ser observada como variação dimensional nas cavidades do molde de injeção das hélices, baixa capacidade de processo e problemas no resfriamento das peças após a injeção. O interessante é que todas essas observações foram realizadas sem haver a necessidade de estar-se presente junto ao molde, o que reduziu-se consideravelmente os custos do estudo e o tempo de resolução do problema, pois todo o estudo fora realizado no Brasil – a empresa tem sede em Joinville, Santa Catarina – enquanto as hélices eram injetadas nos Estados Unidos da América. Todo o estudo do nível de desbalanceamento e suas possíveis causas fora realizado com base na metodologia Six Sigma Belt, a nível de Black Belt, e fora suportada por normas ISO para especificação dos níveis de desbalanceamento máximo de hélices. Através deste estudo, pode-se determinar falhas na confecção do molde, desgaste em algumas cavidade de injeção, além, de falhas no processo de injeção, principalmente no que diz respeito a tempo e modo de resfriamento das peças produzidas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T19:29:38Z2005-10-192021-02-04T19:29:38Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209porZANQUETA, Hugo Flávio Benassiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7209Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-05T06:01:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
title APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
spellingShingle APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
Desbalanceamento
Metodologia six sigma
Hélices
title_short APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
title_full APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
title_fullStr APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
title_sort APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE
author ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
author_facet ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
dc.subject.por.fl_str_mv Desbalanceamento
Metodologia six sigma
Hélices
topic Desbalanceamento
Metodologia six sigma
Hélices
description Ao estar atuando em uma empresa, esta, espera que o engenheiro seja um profissional capaz de resolver os principais e mais complexos problemas que surjam no dia-a-dia de trabalho, muitas vezes, estes problemas envolvem várias áreas de conhecimento técnico e gerencial. Neste ponto há sempre dificuldades para os profissionais de engenharia, pois estes possuem elevado conhecimento técnico, mas normalmente não dominam uma metodologia que torne a pesquisa ou resolução de problemas com uma linha de raciocino objetiva e muito bem focada. Essa falta de foco e objetividade, tornam projetos e pesquisas demoradas e acabam elevando os custos, tornando-as, muitas vezes, inviáveis na visão gerencial de uma empresa. Este trabalho demonstra o uso da metodologia Six Sigma Belt junto com o conhecimento técnico para solução de problemas de desbalanceamento de hélices plásticas de baixa massa – abaixo de 25 gramas. A metodologia aliada com o conhecimento técnico permitiram a construção de um dispositivo simples para avaliação do desbalanceamento, bem como a busca das causa principais do problemas, que na análise pode ser observada como variação dimensional nas cavidades do molde de injeção das hélices, baixa capacidade de processo e problemas no resfriamento das peças após a injeção. O interessante é que todas essas observações foram realizadas sem haver a necessidade de estar-se presente junto ao molde, o que reduziu-se consideravelmente os custos do estudo e o tempo de resolução do problema, pois todo o estudo fora realizado no Brasil – a empresa tem sede em Joinville, Santa Catarina – enquanto as hélices eram injetadas nos Estados Unidos da América. Todo o estudo do nível de desbalanceamento e suas possíveis causas fora realizado com base na metodologia Six Sigma Belt, a nível de Black Belt, e fora suportada por normas ISO para especificação dos níveis de desbalanceamento máximo de hélices. Através deste estudo, pode-se determinar falhas na confecção do molde, desgaste em algumas cavidade de injeção, além, de falhas no processo de injeção, principalmente no que diz respeito a tempo e modo de resfriamento das peças produzidas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-04T19:29:38Z
2021-02-04T19:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098724981735424