Modelagem ontológica como subsídio à gestão do conhecimento no uso de base de dados abertos governamentais: estudo de caso da Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORINDO, Rafael Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1090
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento. Orientadoras: Dra. Regiane da Silva Macuch e Dra. Rita Cristina Galarraga Berardi
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spelling Modelagem ontológica como subsídio à gestão do conhecimento no uso de base de dados abertos governamentais: estudo de caso da Prova BrasilGestão do ConhecimentoDados Abertos GovernamentaisOntologiasDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento. Orientadoras: Dra. Regiane da Silva Macuch e Dra. Rita Cristina Galarraga BerardiEsta pesquisa apresenta uma proposta de organização parcial dos dados abertos governamentais da Prova Brasil referente ao ano de 2011, por meio de modelagem ontológica. Após uma avaliação prévia da base de dados, constatou-se que a Prova Brasil não proporciona informações claras e objetivas que possam orientar professores e gestores escolares na interpretação dos resultados dessa avaliação. Para validar esta análise, elaborou-se um questionário sobre a Prova Brasil para ser aplicado aos profissionais da educação. O objetivo do questionário foi mensurar as dificuldades encontradas pelos profissionais no seu consumo. Após a aplicação do questionário aos profissionais que possuíam ou não contato direto com a aplicação da prova, foi possibilitado, por meio de material de consulta orientada, que o pesquisado encontrasse algumas informações pertinentes aos resultados das provas na base de dados. Com a aplicação deste instrumento constatou-se que, realmente, o estado atual da base não fornece subsídios para uma fácil interpretação, consequentemente prejudicando as tomadas de decisões. Após avaliação e mediante o resultado do questionário, foi possível a elaboração de uma modelagem conceitual, a fim de se chegar a uma modelagem ontológica com a intenção de minimizar a problemática quanto ao uso e a interpretação dos dados na plataforma. Após a construção da ontologia a mesma foi validada com o uso de um sistema de informação construído para validação dos dados com os profissionais da educação. Constatou-se que a modelagem ontológica satisfaz o estudo de caso da Prova Brasil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMACUCH, Regiane da SilvaBERARDI, Rita Cristina GalarragaFLORINDO, Rafael Alves2019-08-02T17:37:21Z2019-08-02T17:37:21Z2017-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1090Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
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