A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520 |
Resumo: | Calcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos. |
id |
UNICESU-1_3cdc1188ddfedd08a037d79e05143203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2520 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIOGeografiaPercepção AmbientalTopofiliaCalcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T12:09:40Z2019-11-06T12:09:40Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520porVERRI, Juliana Bertolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2520Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
title |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO VERRI, Juliana Bertolino Geografia Percepção Ambiental Topofilia |
title_short |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
title_full |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
title_sort |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO |
author |
VERRI, Juliana Bertolino |
author_facet |
VERRI, Juliana Bertolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERRI, Juliana Bertolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Percepção Ambiental Topofilia |
topic |
Geografia Percepção Ambiental Topofilia |
description |
Calcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T12:09:40Z 2019-11-06T12:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098728177795072 |