A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERRI, Juliana Bertolino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520
Resumo: Calcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos.
id UNICESU-1_3cdc1188ddfedd08a037d79e05143203
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2520
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIOGeografiaPercepção AmbientalTopofiliaCalcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T12:09:40Z2019-11-06T12:09:40Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520porVERRI, Juliana Bertolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2520Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
title A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
spellingShingle A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
VERRI, Juliana Bertolino
Geografia
Percepção Ambiental
Topofilia
title_short A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
title_full A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
title_fullStr A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
title_sort A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO E MEIO
author VERRI, Juliana Bertolino
author_facet VERRI, Juliana Bertolino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERRI, Juliana Bertolino
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Percepção Ambiental
Topofilia
topic Geografia
Percepção Ambiental
Topofilia
description Calcados na perspectiva teórica de Filho (1999), Ferrara (1999), Lima (1999) e Mansano (2006), este trabalho tem por objetivo descrever e interpretar a percepção de trinta (30) alunos de 6º ano, de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná (com idade entre 10 e 12 anos), quanto aos problemas ambientais que ocorrem em seu entorno escolar e, desse modo, contribuir para o estreitamento entre saberes geográficos e pedagógicos. Evidenciamos, assim, os processos que envolvem o conceito “Percepção Ambiental”, fenômeno que envolve o psicológico, as crenças, os desejos e a história que cada indivíduo constrói em determinado local. Nessa direção, o indivíduo pode valorizar o local e criar laços afetivos, essa ação favorável é denominada “Topofilia”. A partir disso, os métodos empregados para geração de dados correspondem à elaboração e aplicação de questionários e a atividades com desenhos. Os resultados obtidos apontam para o interesse dos alunos participantes desta pesquisa com relação à temática abordada, bem como o olhar atento para a relação entre indivíduo e meio, no sentido de compreenderem que a escola e o bairro que a circunda correspondem ao lugar desses alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T12:09:40Z
2019-11-06T12:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098728177795072