Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504
Resumo: Objetivou-se verificar a prevalência e uso tradicional de plantas medicinais pelos idosos. Estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado de novembro 2012 a fevereiro de 2013. Foram aplicados 351 questionários semi-estruturados contendo informações sócio-demográficas e questões relacionadas às plantas. Foi relatado o uso em 78,4% sendo as mais citadas em ordem decrescente: hortelã, boldo, erva doce, melissa e camomila. A maioria recebe uma renda mensal de um salário mínimo e adquirem as plantas em quintais. Com relação ao motivo de uso, 33,30 % afirmaram “não fazer mal à saúde”, sendo que muitos indicavam o uso de plantas medicinais para outras pessoas. A maioria dos idosos utiliza-se das plantas de forma segura, sendo estas presentes no cotidiano desta população como uma forma terapêutica. A orientação por profissionais da saúde quanto às plantas medicinais proporcionaria um acesso a informações importantes, já que muitos as utilizam como opção de baixo custo na melhora de suas enfermidades.
id UNICESU-1_3ee9a907b9bdadc6b89156919bd2052e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/504
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)Plantas MedicinaisIdososUso PopularObjetivou-se verificar a prevalência e uso tradicional de plantas medicinais pelos idosos. Estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado de novembro 2012 a fevereiro de 2013. Foram aplicados 351 questionários semi-estruturados contendo informações sócio-demográficas e questões relacionadas às plantas. Foi relatado o uso em 78,4% sendo as mais citadas em ordem decrescente: hortelã, boldo, erva doce, melissa e camomila. A maioria recebe uma renda mensal de um salário mínimo e adquirem as plantas em quintais. Com relação ao motivo de uso, 33,30 % afirmaram “não fazer mal à saúde”, sendo que muitos indicavam o uso de plantas medicinais para outras pessoas. A maioria dos idosos utiliza-se das plantas de forma segura, sendo estas presentes no cotidiano desta população como uma forma terapêutica. A orientação por profissionais da saúde quanto às plantas medicinais proporcionaria um acesso a informações importantes, já que muitos as utilizam como opção de baixo custo na melhora de suas enfermidades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARCORTEZ, Lucia Elaine RanieriVELHO, Ana Paula MachadoPEREIRA, Alexandre Rocha Alves2018-05-25T14:31:02Z2018-05-25T14:31:02Z2013-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-07T13:39:37Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/504Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-07T13:39:37Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
title Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
spellingShingle Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
Plantas Medicinais
Idosos
Uso Popular
title_short Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
title_full Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
title_fullStr Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
title_full_unstemmed Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
title_sort Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
author PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
author_facet PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
VELHO, Ana Paula Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas Medicinais
Idosos
Uso Popular
topic Plantas Medicinais
Idosos
Uso Popular
description Objetivou-se verificar a prevalência e uso tradicional de plantas medicinais pelos idosos. Estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado de novembro 2012 a fevereiro de 2013. Foram aplicados 351 questionários semi-estruturados contendo informações sócio-demográficas e questões relacionadas às plantas. Foi relatado o uso em 78,4% sendo as mais citadas em ordem decrescente: hortelã, boldo, erva doce, melissa e camomila. A maioria recebe uma renda mensal de um salário mínimo e adquirem as plantas em quintais. Com relação ao motivo de uso, 33,30 % afirmaram “não fazer mal à saúde”, sendo que muitos indicavam o uso de plantas medicinais para outras pessoas. A maioria dos idosos utiliza-se das plantas de forma segura, sendo estas presentes no cotidiano desta população como uma forma terapêutica. A orientação por profissionais da saúde quanto às plantas medicinais proporcionaria um acesso a informações importantes, já que muitos as utilizam como opção de baixo custo na melhora de suas enfermidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-29
2018-05-25T14:31:02Z
2018-05-25T14:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309692523577344