PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, Daniela Mara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CAMPOS, Carolina Ferreira Costa, DADA, Rafaela Pilegi, PRATI, Sérgio Roberto Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635
Resumo: O balé clássico, com a técnica e a ótima execução dos movimentos, pode desenvolver em seus praticantes alterações mecânicas e posturais, bem como o comprometimento a vida útil do bailarino e sua performance. Esse trabalho de caráter descritivo teve como objetivo identificar as características de tendência postural em bailarinos de grupos de balé de Maringá. A amostra foi composta por vinte bailarinos voluntários que apresentavam como rotina de trabalho pelo menos seis horas semanais entre aulas, ensaios e apresentações. Para a identificação das características posturais foi utilizado o método PSU adaptado a partir da observação em simetrógrafo e auxiliada pelo software de avaliação Sapaf 1.0 e 4.0. Nesse procedimento identificando os segmentos corporais (ideal quando ICP ≥85%). Os segmentos corporais analisados compreendem a cabeça/pescoço (CP), dorso/lombar (DL), abdômen/quadril (AQ) e membros inferiores (MI). Os resultados principais identificaram que em média os bailarinos apresentam ICP igual a 87,3 (6,7). Considerando desvio padrão houve casos com tendência postural alterada (35% da amostra). Quando analisados segmentos corporais percebeu-se que em média índices de CP, DL e MI foram maiores que 85%, já nos segmentos AQ o índice médio ficou a baixo do desejável com o valor de 82,3% caracterizando desvio preocupante especialmente devido à sobrecarga que a região dorsal sofre em movimentos da modalidade. Por fim conclui-se que um trabalho e avaliação nos participantes em determinados períodos e um trabalho de compensação poderiam ajudar a diminuir problemas posturais.
id UNICESU-1_42f962e263be3bd75965ed2832ff0cc4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5635
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOSBaléLesãoPosturaO balé clássico, com a técnica e a ótima execução dos movimentos, pode desenvolver em seus praticantes alterações mecânicas e posturais, bem como o comprometimento a vida útil do bailarino e sua performance. Esse trabalho de caráter descritivo teve como objetivo identificar as características de tendência postural em bailarinos de grupos de balé de Maringá. A amostra foi composta por vinte bailarinos voluntários que apresentavam como rotina de trabalho pelo menos seis horas semanais entre aulas, ensaios e apresentações. Para a identificação das características posturais foi utilizado o método PSU adaptado a partir da observação em simetrógrafo e auxiliada pelo software de avaliação Sapaf 1.0 e 4.0. Nesse procedimento identificando os segmentos corporais (ideal quando ICP ≥85%). Os segmentos corporais analisados compreendem a cabeça/pescoço (CP), dorso/lombar (DL), abdômen/quadril (AQ) e membros inferiores (MI). Os resultados principais identificaram que em média os bailarinos apresentam ICP igual a 87,3 (6,7). Considerando desvio padrão houve casos com tendência postural alterada (35% da amostra). Quando analisados segmentos corporais percebeu-se que em média índices de CP, DL e MI foram maiores que 85%, já nos segmentos AQ o índice médio ficou a baixo do desejável com o valor de 82,3% caracterizando desvio preocupante especialmente devido à sobrecarga que a região dorsal sofre em movimentos da modalidade. Por fim conclui-se que um trabalho e avaliação nos participantes em determinados períodos e um trabalho de compensação poderiam ajudar a diminuir problemas posturais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-14T20:42:01Z2020-04-14T20:42:01Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635porMENDONÇA, Daniela MaraCAMPOS, Carolina Ferreira CostaDADA, Rafaela PilegiPRATI, Sérgio Roberto Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5635Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:47:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
title PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
spellingShingle PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
MENDONÇA, Daniela Mara
Balé
Lesão
Postura
title_short PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
title_full PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
title_fullStr PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
title_sort PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
author MENDONÇA, Daniela Mara
author_facet MENDONÇA, Daniela Mara
CAMPOS, Carolina Ferreira Costa
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
author_role author
author2 CAMPOS, Carolina Ferreira Costa
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, Daniela Mara
CAMPOS, Carolina Ferreira Costa
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Balé
Lesão
Postura
topic Balé
Lesão
Postura
description O balé clássico, com a técnica e a ótima execução dos movimentos, pode desenvolver em seus praticantes alterações mecânicas e posturais, bem como o comprometimento a vida útil do bailarino e sua performance. Esse trabalho de caráter descritivo teve como objetivo identificar as características de tendência postural em bailarinos de grupos de balé de Maringá. A amostra foi composta por vinte bailarinos voluntários que apresentavam como rotina de trabalho pelo menos seis horas semanais entre aulas, ensaios e apresentações. Para a identificação das características posturais foi utilizado o método PSU adaptado a partir da observação em simetrógrafo e auxiliada pelo software de avaliação Sapaf 1.0 e 4.0. Nesse procedimento identificando os segmentos corporais (ideal quando ICP ≥85%). Os segmentos corporais analisados compreendem a cabeça/pescoço (CP), dorso/lombar (DL), abdômen/quadril (AQ) e membros inferiores (MI). Os resultados principais identificaram que em média os bailarinos apresentam ICP igual a 87,3 (6,7). Considerando desvio padrão houve casos com tendência postural alterada (35% da amostra). Quando analisados segmentos corporais percebeu-se que em média índices de CP, DL e MI foram maiores que 85%, já nos segmentos AQ o índice médio ficou a baixo do desejável com o valor de 82,3% caracterizando desvio preocupante especialmente devido à sobrecarga que a região dorsal sofre em movimentos da modalidade. Por fim conclui-se que um trabalho e avaliação nos participantes em determinados períodos e um trabalho de compensação poderiam ajudar a diminuir problemas posturais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T20:42:01Z
2020-04-14T20:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098693683838976