DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644 |
Resumo: | O presente trabalho tem o propósito de relatar uma pesquisa-ação, na perspectiva etnográfica. Partindo das teorizações de Bernstein (1996) sobre a disposição e estruturação do discurso pedagógico, objetivou evidenciar, interpretar e analisar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Inglesa. Os dados para esta investigação foram coletados em aulas de Língua Inglesa em uma 1ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola particular. Como instrumentos e procedimentos metodológicos na coleta dos dados do discurso docente e suas implicações, foram utilizadas gravações em áudio, descrição do contexto e de sua produção em diários de campo da professora e notas de campo de uma observadora. Desta forma, este trabalho visa enfatizar o discurso do professor como insumo, condutor e regulador nas relações discursivas e, por conseguinte, interativas para o desenvolvimento da competência comunicativa na Língua Inglesa. |
id |
UNICESU-1_432f41324ce7c6f3d21561e8a6f92c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6644 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRAEnsino-aprendizagemLíngua inglesaDiscurso pedagógicoO presente trabalho tem o propósito de relatar uma pesquisa-ação, na perspectiva etnográfica. Partindo das teorizações de Bernstein (1996) sobre a disposição e estruturação do discurso pedagógico, objetivou evidenciar, interpretar e analisar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Inglesa. Os dados para esta investigação foram coletados em aulas de Língua Inglesa em uma 1ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola particular. Como instrumentos e procedimentos metodológicos na coleta dos dados do discurso docente e suas implicações, foram utilizadas gravações em áudio, descrição do contexto e de sua produção em diários de campo da professora e notas de campo de uma observadora. Desta forma, este trabalho visa enfatizar o discurso do professor como insumo, condutor e regulador nas relações discursivas e, por conseguinte, interativas para o desenvolvimento da competência comunicativa na Língua Inglesa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T13:30:15Z2007-10-232021-01-22T13:30:15Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644porSEMECHECHEM, Jakeline Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:19:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6644Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:19:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida Ensino-aprendizagem Língua inglesa Discurso pedagógico |
title_short |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
author_facet |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Língua inglesa Discurso pedagógico |
topic |
Ensino-aprendizagem Língua inglesa Discurso pedagógico |
description |
O presente trabalho tem o propósito de relatar uma pesquisa-ação, na perspectiva etnográfica. Partindo das teorizações de Bernstein (1996) sobre a disposição e estruturação do discurso pedagógico, objetivou evidenciar, interpretar e analisar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Inglesa. Os dados para esta investigação foram coletados em aulas de Língua Inglesa em uma 1ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola particular. Como instrumentos e procedimentos metodológicos na coleta dos dados do discurso docente e suas implicações, foram utilizadas gravações em áudio, descrição do contexto e de sua produção em diários de campo da professora e notas de campo de uma observadora. Desta forma, este trabalho visa enfatizar o discurso do professor como insumo, condutor e regulador nas relações discursivas e, por conseguinte, interativas para o desenvolvimento da competência comunicativa na Língua Inglesa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-22T13:30:15Z 2021-01-22T13:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098701314326528 |