CONTRIBUTOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Elizabete de Carvalho Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9687
Resumo: A partir das considerações sobre o Estágio Obrigatório, como um componente curricular fundamental no processo de aprendizagem e formação profissional dos alunos dos Cursos Técnicos, buscou-se, neste estudo, analisar o estágio curricular obrigatório no Ensino Profissional da Rede Pública de Ensino de Maringá sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento. No marco da tradição mista de investigação, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de tipo exploratória, descritiva e transversal. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários aos professores e entrevistas com Coordenadores de Curso, coordenadores de Estágio e supervisores de Estágio bem como recolha de material documental. Para a análise dos dados qualitativos utilizou-se da Análise de Conteúdo, para os dados quantitativos Análise Estatísticas e para Leis e documentos a análise documental. Como resultado, explicitou-se o desenvolvimento do Estágio Obrigatório no contexto da cidade de Maringá, Paraná, relacionando-o aos contributos da Gestão do Conhecimento em seus processos, pessoas e tecnologias. Conclui-se que as práticas de estágio se encontram de forma sistêmica relacionadas aos métodos de gestão escolar e gestão do conhecimento, e, mesmo que não sejam perceptíveis para todos, o sucesso e/ou o fracasso do estágio obrigatório está ligado aos componentes da Gestão do conhecimento que priorizam o crescimento das pessoas, amparadas por processos eficientes, e viabilizados por tecnologias cada dia mais inovadoras. Como limitações da pesquisa pontua-se a investigação regionalizada. Por fim, sugere-se mais investigações sobre essa temática para que o estágio seja repensado por todos os responsáveis pela sua elaboração; atualizado dentro das novas necessidades de preparação e qualificação profissional oriundas deste século; e, que a GC possa estar presente como estratégia de ação de forma estratégica, sem que com isto, seus conceitos se sobreponham aos conceitos fundamentais do contexto escolar, mas que venham agregar saberes interdisciplinares para todos os envolvidos.
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