LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTUNES, Mateus Dias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2414
Resumo: A etiologia da lombalgia é multifatorial e cerca de 60% a 80% dos indivíduos irão apresentá-la em alguma fase da vida. A “Escola de Coluna” consiste num programa preventivo e educacional que propõe repassar orientações e técnicas sobre como conviver da melhor forma possível com os males da coluna vertebral. O presente estudo objetivou verificar a eficácia da Escola de Coluna na melhora da postura sentada e ortostática de idosos com lombalgia. A amostra foi composta por 20 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. Uma semana antes do início do programa “Escola de Coluna” os pacientes passaram por uma avaliação física na postura ortostática (vista frontal, sagital e transversal) e sentada considerando quatro critérios: a manutenção da curvatura fisiológica, o sentar-se próximo à mesa, a manutenção do posicionamento neutro da pelve e o sentar-se com os membros inferiores afastados. A escala analógica visual foi utilizada para avaliação da dor objetivando verificar a relação entre a melhora da postura e a presença de sintomas dolorosos. A amostra foi subdividida aleatoriamente em dois grupos. O grupo Reeducação Postural (grupo controle) foi constituído por idosos que realizaram apenas os exercícios terapêuticos, incluindo alongamento e fortalecimento muscular de forma global. O grupo Escola de Coluna (grupo teste), cujos sujeitos também frequentaram um encontro semanal, foi submetido a um programa de atividades composto de exercícios convencionais semelhantes aos aplicados ao grupo Reeducação Postural, intercalados com aulas teórico/práticos. Ambos os grupos obtiveram melhora significativa em relação à dor analisando os escores obtidos na Escala Visual Analógica (EVA) no pré-teste e pós-teste das intervenções (p< 0,05%). Os resultados indicam que ambas as intervenções são capazes de promover melhoras na sintomatologia dos idosos com dor lombar, embora exista tendência de melhor evolução da intervenção com a escola de coluna.
id UNICESU-1_4727eaeee9cdeac33a719f4251319566
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2414
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNADor LombarIdosoPosturaA etiologia da lombalgia é multifatorial e cerca de 60% a 80% dos indivíduos irão apresentá-la em alguma fase da vida. A “Escola de Coluna” consiste num programa preventivo e educacional que propõe repassar orientações e técnicas sobre como conviver da melhor forma possível com os males da coluna vertebral. O presente estudo objetivou verificar a eficácia da Escola de Coluna na melhora da postura sentada e ortostática de idosos com lombalgia. A amostra foi composta por 20 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. Uma semana antes do início do programa “Escola de Coluna” os pacientes passaram por uma avaliação física na postura ortostática (vista frontal, sagital e transversal) e sentada considerando quatro critérios: a manutenção da curvatura fisiológica, o sentar-se próximo à mesa, a manutenção do posicionamento neutro da pelve e o sentar-se com os membros inferiores afastados. A escala analógica visual foi utilizada para avaliação da dor objetivando verificar a relação entre a melhora da postura e a presença de sintomas dolorosos. A amostra foi subdividida aleatoriamente em dois grupos. O grupo Reeducação Postural (grupo controle) foi constituído por idosos que realizaram apenas os exercícios terapêuticos, incluindo alongamento e fortalecimento muscular de forma global. O grupo Escola de Coluna (grupo teste), cujos sujeitos também frequentaram um encontro semanal, foi submetido a um programa de atividades composto de exercícios convencionais semelhantes aos aplicados ao grupo Reeducação Postural, intercalados com aulas teórico/práticos. Ambos os grupos obtiveram melhora significativa em relação à dor analisando os escores obtidos na Escala Visual Analógica (EVA) no pré-teste e pós-teste das intervenções (p< 0,05%). Os resultados indicam que ambas as intervenções são capazes de promover melhoras na sintomatologia dos idosos com dor lombar, embora exista tendência de melhor evolução da intervenção com a escola de coluna.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-12T12:54:03Z2019-09-12T12:54:03Z2015-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2414porANTUNES, Mateus DiasBERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T20:02:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2414Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T20:02:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
title LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
spellingShingle LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
ANTUNES, Mateus Dias
Dor Lombar
Idoso
Postura
title_short LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
title_full LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
title_fullStr LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
title_full_unstemmed LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
title_sort LOMBALGIA EM IDOSOS: COMPARAÇÃO ENTRE A INTERVENÇÃO COM REEDUCAÇÃO POSTURAL E A ESCOLA DE COLUNA
author ANTUNES, Mateus Dias
author_facet ANTUNES, Mateus Dias
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTUNES, Mateus Dias
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Dor Lombar
Idoso
Postura
topic Dor Lombar
Idoso
Postura
description A etiologia da lombalgia é multifatorial e cerca de 60% a 80% dos indivíduos irão apresentá-la em alguma fase da vida. A “Escola de Coluna” consiste num programa preventivo e educacional que propõe repassar orientações e técnicas sobre como conviver da melhor forma possível com os males da coluna vertebral. O presente estudo objetivou verificar a eficácia da Escola de Coluna na melhora da postura sentada e ortostática de idosos com lombalgia. A amostra foi composta por 20 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. Uma semana antes do início do programa “Escola de Coluna” os pacientes passaram por uma avaliação física na postura ortostática (vista frontal, sagital e transversal) e sentada considerando quatro critérios: a manutenção da curvatura fisiológica, o sentar-se próximo à mesa, a manutenção do posicionamento neutro da pelve e o sentar-se com os membros inferiores afastados. A escala analógica visual foi utilizada para avaliação da dor objetivando verificar a relação entre a melhora da postura e a presença de sintomas dolorosos. A amostra foi subdividida aleatoriamente em dois grupos. O grupo Reeducação Postural (grupo controle) foi constituído por idosos que realizaram apenas os exercícios terapêuticos, incluindo alongamento e fortalecimento muscular de forma global. O grupo Escola de Coluna (grupo teste), cujos sujeitos também frequentaram um encontro semanal, foi submetido a um programa de atividades composto de exercícios convencionais semelhantes aos aplicados ao grupo Reeducação Postural, intercalados com aulas teórico/práticos. Ambos os grupos obtiveram melhora significativa em relação à dor analisando os escores obtidos na Escala Visual Analógica (EVA) no pré-teste e pós-teste das intervenções (p< 0,05%). Os resultados indicam que ambas as intervenções são capazes de promover melhoras na sintomatologia dos idosos com dor lombar, embora exista tendência de melhor evolução da intervenção com a escola de coluna.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-03
2019-09-12T12:54:03Z
2019-09-12T12:54:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2414
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098723167698944