OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Veruska Martins da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira, CAVALARO, Geovana Campanerutti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746
Resumo: A obstrução uretral em felinos é uma enfermidade comum na clínica de pequenos animais, sendo uma desordem do trato urinário inferior, tendo como principais sinais clínicos: hematúria, disúria, polaquiúria, podendo ser classificada em obstrução uretral parcial ou completa. A formação de precipitados em forma de calculo em qualquer local das vias urinaria é chamada urolitíase; o calculo é chamado de urólitos. Os pacientes felinos obstruídos possuem um processo inflamatório das vias urinárias, que é acompanhado da presença de minerais (cristais e/ou cálculos). Fatores não totalmente elucidados podem estar envolvidos no desenvolvimento da Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF). Os urólitos podem ser classificados de acordo com sua composição em: estruvita, oxalato de cálcio e urato. Oxalato de cálcio responde por aproximadamente 40% das obstruções em felinos, os urólitos de urato constituem aproximadamente 7%. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica atualizada, utilizando artigos científicos e livros, sobre a obstrução uretral em felinos. A metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa exploratória. Espera-se identificar possíveis causas e fatores predisponentes envolvidos urolitíase, bem como os métodos utilizados para diagnóstico e tratamentos dessa doença.
id UNICESU-1_4845523ce00353bd161a20a702ff241d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5746
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOSFelinosObstruçãoTampão uretralUrinaUrólitosA obstrução uretral em felinos é uma enfermidade comum na clínica de pequenos animais, sendo uma desordem do trato urinário inferior, tendo como principais sinais clínicos: hematúria, disúria, polaquiúria, podendo ser classificada em obstrução uretral parcial ou completa. A formação de precipitados em forma de calculo em qualquer local das vias urinaria é chamada urolitíase; o calculo é chamado de urólitos. Os pacientes felinos obstruídos possuem um processo inflamatório das vias urinárias, que é acompanhado da presença de minerais (cristais e/ou cálculos). Fatores não totalmente elucidados podem estar envolvidos no desenvolvimento da Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF). Os urólitos podem ser classificados de acordo com sua composição em: estruvita, oxalato de cálcio e urato. Oxalato de cálcio responde por aproximadamente 40% das obstruções em felinos, os urólitos de urato constituem aproximadamente 7%. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica atualizada, utilizando artigos científicos e livros, sobre a obstrução uretral em felinos. A metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa exploratória. Espera-se identificar possíveis causas e fatores predisponentes envolvidos urolitíase, bem como os métodos utilizados para diagnóstico e tratamentos dessa doença.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-30T11:58:58Z2020-04-30T11:58:58Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746porROSA, Veruska Martins daCARNIATO, Caio Henrique de OliveiraCAVALARO, Geovana Campaneruttiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5746Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:42:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
title OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
spellingShingle OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
ROSA, Veruska Martins da
Felinos
Obstrução
Tampão uretral
Urina
Urólitos
title_short OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
title_full OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
title_fullStr OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
title_full_unstemmed OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
title_sort OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
author ROSA, Veruska Martins da
author_facet ROSA, Veruska Martins da
CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira
CAVALARO, Geovana Campanerutti
author_role author
author2 CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira
CAVALARO, Geovana Campanerutti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Veruska Martins da
CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira
CAVALARO, Geovana Campanerutti
dc.subject.por.fl_str_mv Felinos
Obstrução
Tampão uretral
Urina
Urólitos
topic Felinos
Obstrução
Tampão uretral
Urina
Urólitos
description A obstrução uretral em felinos é uma enfermidade comum na clínica de pequenos animais, sendo uma desordem do trato urinário inferior, tendo como principais sinais clínicos: hematúria, disúria, polaquiúria, podendo ser classificada em obstrução uretral parcial ou completa. A formação de precipitados em forma de calculo em qualquer local das vias urinaria é chamada urolitíase; o calculo é chamado de urólitos. Os pacientes felinos obstruídos possuem um processo inflamatório das vias urinárias, que é acompanhado da presença de minerais (cristais e/ou cálculos). Fatores não totalmente elucidados podem estar envolvidos no desenvolvimento da Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF). Os urólitos podem ser classificados de acordo com sua composição em: estruvita, oxalato de cálcio e urato. Oxalato de cálcio responde por aproximadamente 40% das obstruções em felinos, os urólitos de urato constituem aproximadamente 7%. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica atualizada, utilizando artigos científicos e livros, sobre a obstrução uretral em felinos. A metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa exploratória. Espera-se identificar possíveis causas e fatores predisponentes envolvidos urolitíase, bem como os métodos utilizados para diagnóstico e tratamentos dessa doença.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-30T11:58:58Z
2020-04-30T11:58:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098700739706880