ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Avelar, Fabiana Southier Romano, Enumo, Carolina Semiguen
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação do aleitamento materno noturno e em livre demanda, com a má higienização e a incidência de cárie. A pesquisa foi realizada em um Centro Infantil, localizado em uma cidade do norte do Paraná, por meio do levantamento de dados dos prontuários e informações complementares obtidas com os pais de crianças de faixa etária dos 0 aos 6 anos de idade, documentos estes, anexados nos arquivos do centro de atenção à saúde da criança. Dentre os instrumentos analisados, foi possível concluir que as mamadas ocorrem com maior frequência no período da noite. A proteção imunológica conferida através do aleitamento materno, é fator preponderante para a exclusão do leite materno como razão principal ao surgimento da cárie em lactentes. Para isso, é necessária atenção a multifatoriedade da cárie, visto que nem todos os pais da pesquisa afirmaram que realizam higienização bucal em seus filhos, apenas 33% o fazem. Ao fim da pesquisa, foi possível concluir a necessidade de atuação ativa em políticas públicas de promoção e prevenção da saúde infantil. Visto que, por mais que a Equipe Profissional do Centro Infantil realize procedimentos de profilaxia, orientação, escovação supervisionada e entrega de escovas dentais, a compreensão dos familiares sobre a necessidade de bons hábitos de higiene bucal, prevalece, em relação a todas as orientações feitas pelos profissionais.
id UNICESU-1_49a3c8c3cab8441547337b426c5040c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1814
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIESAmamentaçãoSaúde BucalSaúde ColetivaO presente estudo teve como objetivo investigar a relação do aleitamento materno noturno e em livre demanda, com a má higienização e a incidência de cárie. A pesquisa foi realizada em um Centro Infantil, localizado em uma cidade do norte do Paraná, por meio do levantamento de dados dos prontuários e informações complementares obtidas com os pais de crianças de faixa etária dos 0 aos 6 anos de idade, documentos estes, anexados nos arquivos do centro de atenção à saúde da criança. Dentre os instrumentos analisados, foi possível concluir que as mamadas ocorrem com maior frequência no período da noite. A proteção imunológica conferida através do aleitamento materno, é fator preponderante para a exclusão do leite materno como razão principal ao surgimento da cárie em lactentes. Para isso, é necessária atenção a multifatoriedade da cárie, visto que nem todos os pais da pesquisa afirmaram que realizam higienização bucal em seus filhos, apenas 33% o fazem. Ao fim da pesquisa, foi possível concluir a necessidade de atuação ativa em políticas públicas de promoção e prevenção da saúde infantil. Visto que, por mais que a Equipe Profissional do Centro Infantil realize procedimentos de profilaxia, orientação, escovação supervisionada e entrega de escovas dentais, a compreensão dos familiares sobre a necessidade de bons hábitos de higiene bucal, prevalece, em relação a todas as orientações feitas pelos profissionais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T13:39:35Z2019-08-19T13:39:35Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814porSilva, Amanda GabrielaAvelar, Fabiana Southier RomanoEnumo, Carolina Semigueninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T17:01:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1814Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T17:01:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
title ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
spellingShingle ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
Silva, Amanda Gabriela
Amamentação
Saúde Bucal
Saúde Coletiva
title_short ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
title_full ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
title_fullStr ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
title_full_unstemmed ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
title_sort ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
author Silva, Amanda Gabriela
author_facet Silva, Amanda Gabriela
Avelar, Fabiana Southier Romano
Enumo, Carolina Semiguen
author_role author
author2 Avelar, Fabiana Southier Romano
Enumo, Carolina Semiguen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Gabriela
Avelar, Fabiana Southier Romano
Enumo, Carolina Semiguen
dc.subject.por.fl_str_mv Amamentação
Saúde Bucal
Saúde Coletiva
topic Amamentação
Saúde Bucal
Saúde Coletiva
description O presente estudo teve como objetivo investigar a relação do aleitamento materno noturno e em livre demanda, com a má higienização e a incidência de cárie. A pesquisa foi realizada em um Centro Infantil, localizado em uma cidade do norte do Paraná, por meio do levantamento de dados dos prontuários e informações complementares obtidas com os pais de crianças de faixa etária dos 0 aos 6 anos de idade, documentos estes, anexados nos arquivos do centro de atenção à saúde da criança. Dentre os instrumentos analisados, foi possível concluir que as mamadas ocorrem com maior frequência no período da noite. A proteção imunológica conferida através do aleitamento materno, é fator preponderante para a exclusão do leite materno como razão principal ao surgimento da cárie em lactentes. Para isso, é necessária atenção a multifatoriedade da cárie, visto que nem todos os pais da pesquisa afirmaram que realizam higienização bucal em seus filhos, apenas 33% o fazem. Ao fim da pesquisa, foi possível concluir a necessidade de atuação ativa em políticas públicas de promoção e prevenção da saúde infantil. Visto que, por mais que a Equipe Profissional do Centro Infantil realize procedimentos de profilaxia, orientação, escovação supervisionada e entrega de escovas dentais, a compreensão dos familiares sobre a necessidade de bons hábitos de higiene bucal, prevalece, em relação a todas as orientações feitas pelos profissionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T13:39:35Z
2019-08-19T13:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098697886531584