A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629 |
Resumo: | A escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo. |
id |
UNICESU-1_4c3e00b5d4283390ecc04a45f2f99bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1629 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASBrincadeirasCorpoJogosMovimentoVisão de MundoA escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T17:43:19Z2019-08-14T17:43:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629porARAÚJO, Karina de ToledoBRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:38Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1629Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:27:38Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ARAÚJO, Karina de Toledo Brincadeiras Corpo Jogos Movimento Visão de Mundo |
title_short |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_sort |
A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
author |
ARAÚJO, Karina de Toledo |
author_facet |
ARAÚJO, Karina de Toledo BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi |
author_role |
author |
author2 |
BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Karina de Toledo BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras Corpo Jogos Movimento Visão de Mundo |
topic |
Brincadeiras Corpo Jogos Movimento Visão de Mundo |
description |
A escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T17:43:19Z 2019-08-14T17:43:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098711640702976 |