AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7524
Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados obtidos na pesquisa que está em sua fase final de redação. Estudei o tema do amor em Santo Tomás de Aquino, desenvolvido sobretudo na Suma de Teologia, na parte conhecida como um tratado das paixões. O conceito de amor presente na Suma de Teologia, foi analisado notadamente nas questões 26-28 da primeira parte da segunda parte da Suma. O amor para Tomás de Aquino é uma paixão. Essa paixão ocasiona um movimento que é uma passagem da potência ao ato. O movimento opera-se em função do desejo do intelecto. Resulta, pois, que o objeto desejado é o fim motriz para o qual se desloca o sujeito. Portanto a paixão provoca o apetite a buscar o que lhe agrada. O objeto desejado deve ser o bem, ou aquilo que tem a aparência de bem. Inicialmente S. Tomás considera na Suma de Teologia a natureza do amor (q.26, art.1-3), das divisões do amor (a.4). Quanto à natureza do amor em sentido próprio, ou seja, enquanto paixão do apetite sensitivo (a.1-2), e finalmente, formula a definição de amor enquanto existente no ato do apetite racional (a.3). Em seguida, estuda as divisões do amor racional (a.4) : amor de amizade e amor de concupiscência. Considerando esses dois termos dentro do âmbito racional e intelectivo, já que se pode falar em amor perfeito ou de amizade e amor imperfeito ou de concupiscência. Na questão 27, São Tomás trata a respeito das causas do amor: o “bem”, o “conhecimento” e a “semelhança”. E por fim, analisará os efeitos do amor na questão 28. Primeiramente os efeitos imediatos e elícitos (a. 1-5), depois os efeitos mediatos ou imperados pelo amor e elícito de outras paixões (a.6).
id UNICESU-1_52a9be7f5c84168a542538d1c12f3a39
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7524
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINOAmorPaixãoHomemO objetivo desta comunicação é apresentar os resultados obtidos na pesquisa que está em sua fase final de redação. Estudei o tema do amor em Santo Tomás de Aquino, desenvolvido sobretudo na Suma de Teologia, na parte conhecida como um tratado das paixões. O conceito de amor presente na Suma de Teologia, foi analisado notadamente nas questões 26-28 da primeira parte da segunda parte da Suma. O amor para Tomás de Aquino é uma paixão. Essa paixão ocasiona um movimento que é uma passagem da potência ao ato. O movimento opera-se em função do desejo do intelecto. Resulta, pois, que o objeto desejado é o fim motriz para o qual se desloca o sujeito. Portanto a paixão provoca o apetite a buscar o que lhe agrada. O objeto desejado deve ser o bem, ou aquilo que tem a aparência de bem. Inicialmente S. Tomás considera na Suma de Teologia a natureza do amor (q.26, art.1-3), das divisões do amor (a.4). Quanto à natureza do amor em sentido próprio, ou seja, enquanto paixão do apetite sensitivo (a.1-2), e finalmente, formula a definição de amor enquanto existente no ato do apetite racional (a.3). Em seguida, estuda as divisões do amor racional (a.4) : amor de amizade e amor de concupiscência. Considerando esses dois termos dentro do âmbito racional e intelectivo, já que se pode falar em amor perfeito ou de amizade e amor imperfeito ou de concupiscência. Na questão 27, São Tomás trata a respeito das causas do amor: o “bem”, o “conhecimento” e a “semelhança”. E por fim, analisará os efeitos do amor na questão 28. Primeiramente os efeitos imediatos e elícitos (a. 1-5), depois os efeitos mediatos ou imperados pelo amor e elícito de outras paixões (a.6).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T11:05:06Z2005-10-192021-02-16T11:05:06Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7524porPEREIRA, Maria de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:15Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7524Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-17T06:01:15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
title AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
spellingShingle AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
PEREIRA, Maria de Lourdes
Amor
Paixão
Homem
title_short AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
title_full AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
title_fullStr AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
title_full_unstemmed AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
title_sort AMOR A PAIXÃO FUNDAMENTAL EM TOMÁS DE AQUINO
author PEREIRA, Maria de Lourdes
author_facet PEREIRA, Maria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Amor
Paixão
Homem
topic Amor
Paixão
Homem
description O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados obtidos na pesquisa que está em sua fase final de redação. Estudei o tema do amor em Santo Tomás de Aquino, desenvolvido sobretudo na Suma de Teologia, na parte conhecida como um tratado das paixões. O conceito de amor presente na Suma de Teologia, foi analisado notadamente nas questões 26-28 da primeira parte da segunda parte da Suma. O amor para Tomás de Aquino é uma paixão. Essa paixão ocasiona um movimento que é uma passagem da potência ao ato. O movimento opera-se em função do desejo do intelecto. Resulta, pois, que o objeto desejado é o fim motriz para o qual se desloca o sujeito. Portanto a paixão provoca o apetite a buscar o que lhe agrada. O objeto desejado deve ser o bem, ou aquilo que tem a aparência de bem. Inicialmente S. Tomás considera na Suma de Teologia a natureza do amor (q.26, art.1-3), das divisões do amor (a.4). Quanto à natureza do amor em sentido próprio, ou seja, enquanto paixão do apetite sensitivo (a.1-2), e finalmente, formula a definição de amor enquanto existente no ato do apetite racional (a.3). Em seguida, estuda as divisões do amor racional (a.4) : amor de amizade e amor de concupiscência. Considerando esses dois termos dentro do âmbito racional e intelectivo, já que se pode falar em amor perfeito ou de amizade e amor imperfeito ou de concupiscência. Na questão 27, São Tomás trata a respeito das causas do amor: o “bem”, o “conhecimento” e a “semelhança”. E por fim, analisará os efeitos do amor na questão 28. Primeiramente os efeitos imediatos e elícitos (a. 1-5), depois os efeitos mediatos ou imperados pelo amor e elícito de outras paixões (a.6).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-16T11:05:06Z
2021-02-16T11:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7524
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731856199680