O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARDEAL, Adriane de Lima, ELER, Gabrielle Jacklin, FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues, ROECKER, Simone, FERNANDES, Juliana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590
Resumo: As doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho.
id UNICESU-1_548895aeb101bf9f19327f530797f1f5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3590
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINAEnfermagemEnsinoErgonomiaAs doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T14:28:25Z2019-12-12T14:28:25Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590porASSUNÇÃO, Rosana Claudia deCARDEAL, Adriane de LimaELER, Gabrielle JacklinFERREIRA, Tatiane Romanini RodriguesROECKER, SimoneFERNANDES, Juliana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:18:28Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3590Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:18:28Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
title O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
spellingShingle O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
Enfermagem
Ensino
Ergonomia
title_short O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
title_full O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
title_fullStr O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
title_full_unstemmed O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
title_sort O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
author ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
author_facet ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
CARDEAL, Adriane de Lima
ELER, Gabrielle Jacklin
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
ROECKER, Simone
FERNANDES, Juliana Gomes
author_role author
author2 CARDEAL, Adriane de Lima
ELER, Gabrielle Jacklin
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
ROECKER, Simone
FERNANDES, Juliana Gomes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
CARDEAL, Adriane de Lima
ELER, Gabrielle Jacklin
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
ROECKER, Simone
FERNANDES, Juliana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Ergonomia
topic Enfermagem
Ensino
Ergonomia
description As doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T14:28:25Z
2019-12-12T14:28:25Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098700696715264