EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERGAMO, Richard Henrique Siebra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DAQUILA, Bruno Vinicius, CONTE, Helio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682
Resumo: Dentre as pragas agrícolas brasileiras a D. saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) destaca-se por sua rápida expansão populacional e severos danos causados na cultura de canade-açúcar. A crescente demanda por produções elevadas de alimentícios, somada a diferentes interpretações nas leis ambientais, tem contribuído para o aumento do consumo de agrotóxicos químicos, visando o controle de pragas. Em contraposição a este método, está ocorrendo uma emergente utilização de fungos entomopatogênicos como medida sustentável para controle biológico, sendo o Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin um dos principais alvos de estudos. Para testar a eficácia entomopatogênica do fungo M. anisopliae no controle da D. saccharalis, larvas de terceiro ínstar e pupas-jovens (PJ) com 24h foram submetidas a tratamentos utilizando diferentes concentrações (0,5; 1,0 e 5,0%) do produto comercial METANAT CE (suspensão oleosa). Os conídios do fungo, presentes nas soluções, germinam sobre a cutícula do inseto, penetram pela epiderme até chegar a hemocele, sendo então disseminados pelo corpo do hospedeiro. Ao atingirem órgãos e sistemas promovem um quadro de septicemia resultando na morte do inseto. Após aplicações das diferentes concentrações do METANAT CE, observamos que na concentração de 1,0% houve o maior número de mortes registradas, tanto nos tratamentos em larvas como nas pupas. Esses resultados demonstram que M. anisopliae possui eficácia entomopatogênica podendo ser uma alternativa sustentável no controle de larvas e pupas da D. saccharalis.
id UNICESU-1_5702be552a9a53b6d788247b1f2f799d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3682
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)Broca-da-canaControle biológicoLarvasPupasMicoinseticidaDentre as pragas agrícolas brasileiras a D. saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) destaca-se por sua rápida expansão populacional e severos danos causados na cultura de canade-açúcar. A crescente demanda por produções elevadas de alimentícios, somada a diferentes interpretações nas leis ambientais, tem contribuído para o aumento do consumo de agrotóxicos químicos, visando o controle de pragas. Em contraposição a este método, está ocorrendo uma emergente utilização de fungos entomopatogênicos como medida sustentável para controle biológico, sendo o Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin um dos principais alvos de estudos. Para testar a eficácia entomopatogênica do fungo M. anisopliae no controle da D. saccharalis, larvas de terceiro ínstar e pupas-jovens (PJ) com 24h foram submetidas a tratamentos utilizando diferentes concentrações (0,5; 1,0 e 5,0%) do produto comercial METANAT CE (suspensão oleosa). Os conídios do fungo, presentes nas soluções, germinam sobre a cutícula do inseto, penetram pela epiderme até chegar a hemocele, sendo então disseminados pelo corpo do hospedeiro. Ao atingirem órgãos e sistemas promovem um quadro de septicemia resultando na morte do inseto. Após aplicações das diferentes concentrações do METANAT CE, observamos que na concentração de 1,0% houve o maior número de mortes registradas, tanto nos tratamentos em larvas como nas pupas. Esses resultados demonstram que M. anisopliae possui eficácia entomopatogênica podendo ser uma alternativa sustentável no controle de larvas e pupas da D. saccharalis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-30T19:21:38Z2019-12-30T19:21:38Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682porBERGAMO, Richard Henrique SiebraDAQUILA, Bruno ViniciusCONTE, Helioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:20:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3682Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:20:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
title EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
spellingShingle EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
BERGAMO, Richard Henrique Siebra
Broca-da-cana
Controle biológico
Larvas
Pupas
Micoinseticida
title_short EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
title_full EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
title_fullStr EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
title_full_unstemmed EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
title_sort EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
author BERGAMO, Richard Henrique Siebra
author_facet BERGAMO, Richard Henrique Siebra
DAQUILA, Bruno Vinicius
CONTE, Helio
author_role author
author2 DAQUILA, Bruno Vinicius
CONTE, Helio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERGAMO, Richard Henrique Siebra
DAQUILA, Bruno Vinicius
CONTE, Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Broca-da-cana
Controle biológico
Larvas
Pupas
Micoinseticida
topic Broca-da-cana
Controle biológico
Larvas
Pupas
Micoinseticida
description Dentre as pragas agrícolas brasileiras a D. saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) destaca-se por sua rápida expansão populacional e severos danos causados na cultura de canade-açúcar. A crescente demanda por produções elevadas de alimentícios, somada a diferentes interpretações nas leis ambientais, tem contribuído para o aumento do consumo de agrotóxicos químicos, visando o controle de pragas. Em contraposição a este método, está ocorrendo uma emergente utilização de fungos entomopatogênicos como medida sustentável para controle biológico, sendo o Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin um dos principais alvos de estudos. Para testar a eficácia entomopatogênica do fungo M. anisopliae no controle da D. saccharalis, larvas de terceiro ínstar e pupas-jovens (PJ) com 24h foram submetidas a tratamentos utilizando diferentes concentrações (0,5; 1,0 e 5,0%) do produto comercial METANAT CE (suspensão oleosa). Os conídios do fungo, presentes nas soluções, germinam sobre a cutícula do inseto, penetram pela epiderme até chegar a hemocele, sendo então disseminados pelo corpo do hospedeiro. Ao atingirem órgãos e sistemas promovem um quadro de septicemia resultando na morte do inseto. Após aplicações das diferentes concentrações do METANAT CE, observamos que na concentração de 1,0% houve o maior número de mortes registradas, tanto nos tratamentos em larvas como nas pupas. Esses resultados demonstram que M. anisopliae possui eficácia entomopatogênica podendo ser uma alternativa sustentável no controle de larvas e pupas da D. saccharalis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T19:21:38Z
2019-12-30T19:21:38Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309713786601472