ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANZOTTO, Laura
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ORTEGA, Artur Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6704
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar alguns aspectos arquitetônicos importantes para a qualidade e humanização dos estabelecimentos assistenciais de saúde, tais como: dimensão física, psicológica e de relacionamento social, alem dos ambientes com qualidade de vida. Acredita-se que estas preocupações no momento do projeto permitem resoluções mais eficazes para a valorização e agilidade de cura. Afinal, o desafio da arquitetura hospitalar de hoje é o de prover espaços com relações de acolhimento e familiaridade para o usuário, beneficiando a prática médica de um sentido de segurança e confiabilidade ao paciente, visando seu rápido restabelecimento e a minimização do seu sofrimento, finalidade primeira de uma instituição. Diante da realidade dos hospitais brasileiros que possuem uma alta demanda de assistência, poucos profissionais e a falta de espaços, abordar estas questões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de projetos que podem favorecer a melhoria destes locais, tanto para os pacientes, como para os profissionais e para as famílias dos enfermos minimizando efeitos psicológicos por estarem em determinado local. Espera-se, portanto contribuir nas discussões da concepção arquitetônica e projetual dos estabelecimentos de saúde.
id UNICESU-1_57941ef904c8874dd109b1a0fbe42031
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6704
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.ArquiteturaEstabelecimentos assistenciaisQualidadeHumanizaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar alguns aspectos arquitetônicos importantes para a qualidade e humanização dos estabelecimentos assistenciais de saúde, tais como: dimensão física, psicológica e de relacionamento social, alem dos ambientes com qualidade de vida. Acredita-se que estas preocupações no momento do projeto permitem resoluções mais eficazes para a valorização e agilidade de cura. Afinal, o desafio da arquitetura hospitalar de hoje é o de prover espaços com relações de acolhimento e familiaridade para o usuário, beneficiando a prática médica de um sentido de segurança e confiabilidade ao paciente, visando seu rápido restabelecimento e a minimização do seu sofrimento, finalidade primeira de uma instituição. Diante da realidade dos hospitais brasileiros que possuem uma alta demanda de assistência, poucos profissionais e a falta de espaços, abordar estas questões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de projetos que podem favorecer a melhoria destes locais, tanto para os pacientes, como para os profissionais e para as famílias dos enfermos minimizando efeitos psicológicos por estarem em determinado local. Espera-se, portanto contribuir nas discussões da concepção arquitetônica e projetual dos estabelecimentos de saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T12:48:23Z2007-10-232021-01-25T12:48:23Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6704porGRANZOTTO, LauraORTEGA, Artur Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:43Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6704Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-26T06:01:43Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
title ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
spellingShingle ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
GRANZOTTO, Laura
Arquitetura
Estabelecimentos assistenciais
Qualidade
Humanização
title_short ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
title_full ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
title_fullStr ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
title_full_unstemmed ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
title_sort ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE: QUALIDADE E HUMANIZAÇÃO EM PROJETOS.
author GRANZOTTO, Laura
author_facet GRANZOTTO, Laura
ORTEGA, Artur Renato
author_role author
author2 ORTEGA, Artur Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRANZOTTO, Laura
ORTEGA, Artur Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Estabelecimentos assistenciais
Qualidade
Humanização
topic Arquitetura
Estabelecimentos assistenciais
Qualidade
Humanização
description O presente estudo tem como objetivo apresentar alguns aspectos arquitetônicos importantes para a qualidade e humanização dos estabelecimentos assistenciais de saúde, tais como: dimensão física, psicológica e de relacionamento social, alem dos ambientes com qualidade de vida. Acredita-se que estas preocupações no momento do projeto permitem resoluções mais eficazes para a valorização e agilidade de cura. Afinal, o desafio da arquitetura hospitalar de hoje é o de prover espaços com relações de acolhimento e familiaridade para o usuário, beneficiando a prática médica de um sentido de segurança e confiabilidade ao paciente, visando seu rápido restabelecimento e a minimização do seu sofrimento, finalidade primeira de uma instituição. Diante da realidade dos hospitais brasileiros que possuem uma alta demanda de assistência, poucos profissionais e a falta de espaços, abordar estas questões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de projetos que podem favorecer a melhoria destes locais, tanto para os pacientes, como para os profissionais e para as famílias dos enfermos minimizando efeitos psicológicos por estarem em determinado local. Espera-se, portanto contribuir nas discussões da concepção arquitetônica e projetual dos estabelecimentos de saúde.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T12:48:23Z
2021-01-25T12:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6704
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730480467968