EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Jair
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ALMEIDA, Raquel Silvano
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6642
Resumo: Como profissionais compromissados com a educação, sabemos que a formação do sujeito é um processo gradativo que tem início no ambiente familiar. É neste âmbito que a criança, sob orientação daqueles com os quais convive, internaliza limites, valores, normas de conduta, enfim, princípios básicos de convivência em sociedade. Na etapa seguinte, e não raro paralelamente, a continuidade desta formação, agora numa nova dimensão, científica, compete à escola. À instituição escolar cabe observar não apenas as características individuais da criança e do adolescente, como também considerar as condições socioculturais de existência em nosso país. É com essa preocupação que trabalhamos com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que possam desenvolver potencialidades cognitivo-afetivas por meio da aquisição de conhecimentos científicos e de atividades técnicas e culturais. Ou seja, a nossa preocupação principal é quanto ao desenvolvimento pleno dos adolescentes, auxiliando-os na formação pessoal, intelectual e moral.
id UNICESU-1_594ea31cf5694501419a8cacfbc6c007
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6642
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTILAdolescentesVulnerabilidade socialErradicaçãoComo profissionais compromissados com a educação, sabemos que a formação do sujeito é um processo gradativo que tem início no ambiente familiar. É neste âmbito que a criança, sob orientação daqueles com os quais convive, internaliza limites, valores, normas de conduta, enfim, princípios básicos de convivência em sociedade. Na etapa seguinte, e não raro paralelamente, a continuidade desta formação, agora numa nova dimensão, científica, compete à escola. À instituição escolar cabe observar não apenas as características individuais da criança e do adolescente, como também considerar as condições socioculturais de existência em nosso país. É com essa preocupação que trabalhamos com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que possam desenvolver potencialidades cognitivo-afetivas por meio da aquisição de conhecimentos científicos e de atividades técnicas e culturais. Ou seja, a nossa preocupação principal é quanto ao desenvolvimento pleno dos adolescentes, auxiliando-os na formação pessoal, intelectual e moral.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T12:18:26Z2007-10-232021-01-22T12:18:26Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6642porMOREIRA, JairALMEIDA, Raquel Silvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:48:15Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6642Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:48:15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
title EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
spellingShingle EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
MOREIRA, Jair
Adolescentes
Vulnerabilidade social
Erradicação
title_short EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
title_full EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
title_fullStr EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
title_sort EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
author MOREIRA, Jair
author_facet MOREIRA, Jair
ALMEIDA, Raquel Silvano
author_role author
author2 ALMEIDA, Raquel Silvano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Jair
ALMEIDA, Raquel Silvano
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Vulnerabilidade social
Erradicação
topic Adolescentes
Vulnerabilidade social
Erradicação
description Como profissionais compromissados com a educação, sabemos que a formação do sujeito é um processo gradativo que tem início no ambiente familiar. É neste âmbito que a criança, sob orientação daqueles com os quais convive, internaliza limites, valores, normas de conduta, enfim, princípios básicos de convivência em sociedade. Na etapa seguinte, e não raro paralelamente, a continuidade desta formação, agora numa nova dimensão, científica, compete à escola. À instituição escolar cabe observar não apenas as características individuais da criança e do adolescente, como também considerar as condições socioculturais de existência em nosso país. É com essa preocupação que trabalhamos com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que possam desenvolver potencialidades cognitivo-afetivas por meio da aquisição de conhecimentos científicos e de atividades técnicas e culturais. Ou seja, a nossa preocupação principal é quanto ao desenvolvimento pleno dos adolescentes, auxiliando-os na formação pessoal, intelectual e moral.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T12:18:26Z
2021-01-22T12:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6642
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098713928695808