TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCORTEGAGNA, Paola Andressa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MOLETTA, Ana Keli, OLIVEIRA, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794
Resumo: A partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida.
id UNICESU-1_5a03ca93917ce3690c101f630eb60d09
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6794
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃOEducaçãoTerceira IdadeTransformaçõesA partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T11:06:55Z2007-10-232021-01-27T11:06:55Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794porSCORTEGAGNA, Paola AndressaMOLETTA, Ana KeliOLIVEIRA, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T18:51:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6794Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T18:51:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
title TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
spellingShingle TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
SCORTEGAGNA, Paola Andressa
Educação
Terceira Idade
Transformações
title_short TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
title_full TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
title_fullStr TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
title_sort TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
author SCORTEGAGNA, Paola Andressa
author_facet SCORTEGAGNA, Paola Andressa
MOLETTA, Ana Keli
OLIVEIRA, Rita de Cássia
author_role author
author2 MOLETTA, Ana Keli
OLIVEIRA, Rita de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCORTEGAGNA, Paola Andressa
MOLETTA, Ana Keli
OLIVEIRA, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Terceira Idade
Transformações
topic Educação
Terceira Idade
Transformações
description A partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T11:06:55Z
2021-01-27T11:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098709868609536