TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794 |
Resumo: | A partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida. |
id |
UNICESU-1_5a03ca93917ce3690c101f630eb60d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6794 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃOEducaçãoTerceira IdadeTransformaçõesA partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T11:06:55Z2007-10-232021-01-27T11:06:55Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794porSCORTEGAGNA, Paola AndressaMOLETTA, Ana KeliOLIVEIRA, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T18:51:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6794Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T18:51:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
title |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SCORTEGAGNA, Paola Andressa Educação Terceira Idade Transformações |
title_short |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
title_full |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
TERCEIRA IDADE: NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO |
author |
SCORTEGAGNA, Paola Andressa |
author_facet |
SCORTEGAGNA, Paola Andressa MOLETTA, Ana Keli OLIVEIRA, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
MOLETTA, Ana Keli OLIVEIRA, Rita de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCORTEGAGNA, Paola Andressa MOLETTA, Ana Keli OLIVEIRA, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Terceira Idade Transformações |
topic |
Educação Terceira Idade Transformações |
description |
A partir dos estudos realizados através desta pesquisa, verificou-se que atualmente a educação na Terceira Idade volta-se para um âmbito diferenciado, não mais sendo um meio de assistencialismo. Nota-se que o idoso não é apenas uma pessoa que necessita de atividades recreativas para ocupar seu tempo, mas sim, precisa de espaço para crescer sempre. Observa-se que as pessoas na Terceira Idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender, demonstrando a necessidade em estar em contato com novos conhecimentos e experiências. Assim, tem-se por objetivo, identificar o papel da educação como possibilidade de mudanças para as pessoas da Terceira Idade, analisando as diferentes formas de inserção e integração do idoso no contexto educativo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação, como também a observação e aplicação de questionários com alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. Apesar da pesquisa estar em processo, foi possível observar que uma ação educacional consciente permite variadas mudanças e transformações na vida dos idosos, possibilitando uma melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-27T11:06:55Z 2021-01-27T11:06:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098709868609536 |