A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6893 |
Resumo: | A profusão de imagens de corpos de aparência jovem e magra, recorrente na mídia, desencadeou um processo de ressignificação do corpo na sociedade contemporânea. Na busca pelo arquétipo corporal considerado perfeito pelos ditames da moda, a sujeição ao consumo de mercadorias da indústria da “boa forma” tornou-se essencial aos que almejam saúde e felicidade, ao passo que tal disseminação de padrões hegemônicos de beleza, instituídos pela normalização de pesos e medidas, interfere na construção da identidade corporal dos indivíduos. O redimensionamento dos valores conferidos ao corpo, então interpretado sob uma ótica essencialmente estética que atende à corporeidade modal, admite um estilo de vida atlético, a partir da inserção de práticas corporais que delineiam a forma física e da inclusão de uma dieta saudável, retórica apropriada, em especial, pela publicidade. Ao atender a essas preocupações, o significado da Educação Física é usurpado, uma vez que perpetua os condicionamentos conferidos ao corpo, que se pautam em princípios de disciplina e obediência. Sob essa ótica, a postura dos professores parece convergir para um modelo único, no qual valores instituídos a partir da ideologia liberalburguesa tornam-se referência em sua práxis. Em vista disso, julga-se necessária uma reflexão acerca da ação pedagógica do educador. Nesse sentido, a apropriação de instrumentos que viabilizem a discussão e permitam uma melhor assimilação de saberes críticos, enriquece o processo de ensino-aprendizagem. Logo, a propriedade da arte pictórica transmitir sensações e percepções facilmente internalizadas pelos sujeitos, revela sua potencialidade pedagógica, que a legitima como um recurso didático relevante. Seguindo esse pressuposto, pretende-se estabelecer uma interação entre a arte e as concepções de corporeidade, um dos principais objetos de estudos da Educação Física. A interdisciplinaridade configura-se como uma alternativa no processo de superação de concepções equivocadas acerca do corpo, da cultura e da ludicidade. Como proposta, sugere-se a análise da produção de Cândido Portinari (1903 - 1962) como instrumento viável para pautar a construção de uma nova acepção de corporeidade, capaz de priorizar o valor da subjetividade humana. Reconhecido como um pintor social, Portinari tematizou questões sociais brasileiras, expressando o homem por meio de diferentes formas e linguagens. Suas pinceladas contemplaram a diversidade corporal, em contraposição à atual homogeneidade de formas. Ele retratou do delicado ao rústico, do esquálido ao robusto, enfim, ocupou-se de características corporais distintas e diferentes perfis étnicos. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se na investigação bibliográfica e na análise de pinturas, observando os elementos compositivos das obras selecionadas, tais como: o tema, a técnica, as formas de representação de espaço e luz, o simbolismo expresso nos elementos estéticos e o estilo a que se vincula. Privilegia-se também a capacidade da pintura disseminar idéias, a intencionalidade o artista e sua comunicabilidade. O exame comparativo entre a produção pictórica de Portinari e as concepções disseminadas atualmente pelos meios de comunicação de massa busca construir uma nova acepção de corporeidade criticamente embasada. |
id |
UNICESU-1_5defd1bd710b00fe759139220528b066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6893 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORAArteCândido PortinariCorpoA profusão de imagens de corpos de aparência jovem e magra, recorrente na mídia, desencadeou um processo de ressignificação do corpo na sociedade contemporânea. Na busca pelo arquétipo corporal considerado perfeito pelos ditames da moda, a sujeição ao consumo de mercadorias da indústria da “boa forma” tornou-se essencial aos que almejam saúde e felicidade, ao passo que tal disseminação de padrões hegemônicos de beleza, instituídos pela normalização de pesos e medidas, interfere na construção da identidade corporal dos indivíduos. O redimensionamento dos valores conferidos ao corpo, então interpretado sob uma ótica essencialmente estética que atende à corporeidade modal, admite um estilo de vida atlético, a partir da inserção de práticas corporais que delineiam a forma física e da inclusão de uma dieta saudável, retórica apropriada, em especial, pela publicidade. Ao atender a essas preocupações, o significado da Educação Física é usurpado, uma vez que perpetua os condicionamentos conferidos ao corpo, que se pautam em princípios de disciplina e obediência. Sob essa ótica, a postura dos professores parece convergir para um modelo único, no qual valores instituídos a partir da ideologia liberalburguesa tornam-se referência em sua práxis. Em vista disso, julga-se necessária uma reflexão acerca da ação pedagógica do educador. Nesse sentido, a apropriação de instrumentos que viabilizem a discussão e permitam uma melhor assimilação de saberes críticos, enriquece o processo de ensino-aprendizagem. Logo, a propriedade da arte pictórica transmitir sensações e percepções facilmente internalizadas pelos sujeitos, revela sua potencialidade pedagógica, que a legitima como um recurso didático relevante. Seguindo esse pressuposto, pretende-se estabelecer uma interação entre a arte e as concepções de corporeidade, um dos principais objetos de estudos da Educação Física. A interdisciplinaridade configura-se como uma alternativa no processo de superação de concepções equivocadas acerca do corpo, da cultura e da ludicidade. Como proposta, sugere-se a análise da produção de Cândido Portinari (1903 - 1962) como instrumento viável para pautar a construção de uma nova acepção de corporeidade, capaz de priorizar o valor da subjetividade humana. Reconhecido como um pintor social, Portinari tematizou questões sociais brasileiras, expressando o homem por meio de diferentes formas e linguagens. Suas pinceladas contemplaram a diversidade corporal, em contraposição à atual homogeneidade de formas. Ele retratou do delicado ao rústico, do esquálido ao robusto, enfim, ocupou-se de características corporais distintas e diferentes perfis étnicos. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se na investigação bibliográfica e na análise de pinturas, observando os elementos compositivos das obras selecionadas, tais como: o tema, a técnica, as formas de representação de espaço e luz, o simbolismo expresso nos elementos estéticos e o estilo a que se vincula. Privilegia-se também a capacidade da pintura disseminar idéias, a intencionalidade o artista e sua comunicabilidade. O exame comparativo entre a produção pictórica de Portinari e as concepções disseminadas atualmente pelos meios de comunicação de massa busca construir uma nova acepção de corporeidade criticamente embasada.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T17:43:53Z2007-10-232021-01-28T17:43:53Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6893porPELEGRINI, Thaís AngélicaPIMENTEL, Giuliano de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6893Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:01:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
title |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
spellingShingle |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA PELEGRINI, Thaís Angélica Arte Cândido Portinari Corpo |
title_short |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
title_full |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
title_fullStr |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
title_full_unstemmed |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
title_sort |
A OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI: OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE CORPORA |
author |
PELEGRINI, Thaís Angélica |
author_facet |
PELEGRINI, Thaís Angélica PIMENTEL, Giuliano de Assis |
author_role |
author |
author2 |
PIMENTEL, Giuliano de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PELEGRINI, Thaís Angélica PIMENTEL, Giuliano de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Cândido Portinari Corpo |
topic |
Arte Cândido Portinari Corpo |
description |
A profusão de imagens de corpos de aparência jovem e magra, recorrente na mídia, desencadeou um processo de ressignificação do corpo na sociedade contemporânea. Na busca pelo arquétipo corporal considerado perfeito pelos ditames da moda, a sujeição ao consumo de mercadorias da indústria da “boa forma” tornou-se essencial aos que almejam saúde e felicidade, ao passo que tal disseminação de padrões hegemônicos de beleza, instituídos pela normalização de pesos e medidas, interfere na construção da identidade corporal dos indivíduos. O redimensionamento dos valores conferidos ao corpo, então interpretado sob uma ótica essencialmente estética que atende à corporeidade modal, admite um estilo de vida atlético, a partir da inserção de práticas corporais que delineiam a forma física e da inclusão de uma dieta saudável, retórica apropriada, em especial, pela publicidade. Ao atender a essas preocupações, o significado da Educação Física é usurpado, uma vez que perpetua os condicionamentos conferidos ao corpo, que se pautam em princípios de disciplina e obediência. Sob essa ótica, a postura dos professores parece convergir para um modelo único, no qual valores instituídos a partir da ideologia liberalburguesa tornam-se referência em sua práxis. Em vista disso, julga-se necessária uma reflexão acerca da ação pedagógica do educador. Nesse sentido, a apropriação de instrumentos que viabilizem a discussão e permitam uma melhor assimilação de saberes críticos, enriquece o processo de ensino-aprendizagem. Logo, a propriedade da arte pictórica transmitir sensações e percepções facilmente internalizadas pelos sujeitos, revela sua potencialidade pedagógica, que a legitima como um recurso didático relevante. Seguindo esse pressuposto, pretende-se estabelecer uma interação entre a arte e as concepções de corporeidade, um dos principais objetos de estudos da Educação Física. A interdisciplinaridade configura-se como uma alternativa no processo de superação de concepções equivocadas acerca do corpo, da cultura e da ludicidade. Como proposta, sugere-se a análise da produção de Cândido Portinari (1903 - 1962) como instrumento viável para pautar a construção de uma nova acepção de corporeidade, capaz de priorizar o valor da subjetividade humana. Reconhecido como um pintor social, Portinari tematizou questões sociais brasileiras, expressando o homem por meio de diferentes formas e linguagens. Suas pinceladas contemplaram a diversidade corporal, em contraposição à atual homogeneidade de formas. Ele retratou do delicado ao rústico, do esquálido ao robusto, enfim, ocupou-se de características corporais distintas e diferentes perfis étnicos. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se na investigação bibliográfica e na análise de pinturas, observando os elementos compositivos das obras selecionadas, tais como: o tema, a técnica, as formas de representação de espaço e luz, o simbolismo expresso nos elementos estéticos e o estilo a que se vincula. Privilegia-se também a capacidade da pintura disseminar idéias, a intencionalidade o artista e sua comunicabilidade. O exame comparativo entre a produção pictórica de Portinari e as concepções disseminadas atualmente pelos meios de comunicação de massa busca construir uma nova acepção de corporeidade criticamente embasada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-28T17:43:53Z 2021-01-28T17:43:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6893 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098727637778432 |