EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sabrina Tainara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MARQUES, Mayza Catalani, PALÁCIO, Siméia Gaspar, WITTIG, Daniela Saldanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1165
Resumo: O presente estudo terá como objetivo avaliar os efeitos da fisioterapia na dor, na qualidade de vida e na amplitude de movimento de pacientes com ombro doloroso decorrente de Acidente Vascular Encefálico. Serão selecionados 10 indivíduos com hemiparesia decorrente de AVE, de ambos os gêneros, com sintomas da Síndrome do ombro doloroso e com bom nível de compreensão. Os mesmos serão triados da lista de espera da Clínica escola de fisioterapia da Unicesumar do setor de Neurologia. Serão excluídos do estudo indivíduos que apresentarem algum déficit cognitivo, deformidades, subluxações da articulação glenoumeral e/ou outros traumas de origem ortopédica relacionadas a essa articulação. Posteriormente, será feito contato telefônico e agendada a avaliação inicial onde será feita a mensuração da amplitude de movimento da articulação glenoumeral, através da goniometria, a aplicação da Escala Visual Analógica (EVA) e do questionário de qualidade de vida (SF-36). Na sequência, os pacientes serão submetidos a 10 sessões de fisioterapia, realizadas 2 vezes por semana durante 50 minutos, onde será utilizado o ultrassom de 1MHz com tempo de aplicação variado de acordo com área tratada, mobilização escapular, exercícios ativo-assistidos, alongamentos e exercícios ativos livres. Espera-se que ao final do tratamento esses pacientes possam apresentar uma melhora na amplitude de movimento, na redução da dor e na qualidade de vida. Ao término da avaliação, os pacientes serão reavaliados utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados e os dados serão analisados estatisticamente utilizando o nível de significância de 5%.
id UNICESU-1_5e3a7b4a941fef65c149a30625f075b3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1165
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)FisioterapiaHemiparesiaReabilitaçãoO presente estudo terá como objetivo avaliar os efeitos da fisioterapia na dor, na qualidade de vida e na amplitude de movimento de pacientes com ombro doloroso decorrente de Acidente Vascular Encefálico. Serão selecionados 10 indivíduos com hemiparesia decorrente de AVE, de ambos os gêneros, com sintomas da Síndrome do ombro doloroso e com bom nível de compreensão. Os mesmos serão triados da lista de espera da Clínica escola de fisioterapia da Unicesumar do setor de Neurologia. Serão excluídos do estudo indivíduos que apresentarem algum déficit cognitivo, deformidades, subluxações da articulação glenoumeral e/ou outros traumas de origem ortopédica relacionadas a essa articulação. Posteriormente, será feito contato telefônico e agendada a avaliação inicial onde será feita a mensuração da amplitude de movimento da articulação glenoumeral, através da goniometria, a aplicação da Escala Visual Analógica (EVA) e do questionário de qualidade de vida (SF-36). Na sequência, os pacientes serão submetidos a 10 sessões de fisioterapia, realizadas 2 vezes por semana durante 50 minutos, onde será utilizado o ultrassom de 1MHz com tempo de aplicação variado de acordo com área tratada, mobilização escapular, exercícios ativo-assistidos, alongamentos e exercícios ativos livres. Espera-se que ao final do tratamento esses pacientes possam apresentar uma melhora na amplitude de movimento, na redução da dor e na qualidade de vida. Ao término da avaliação, os pacientes serão reavaliados utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados e os dados serão analisados estatisticamente utilizando o nível de significância de 5%.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-06T16:31:55Z2019-08-06T16:31:55Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1165porSILVA, Sabrina TainaraMARQUES, Mayza CatalaniPALÁCIO, Siméia GasparWITTIG, Daniela Saldanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:14:16Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1165Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:14:16Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
title EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
spellingShingle EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
SILVA, Sabrina Tainara
Fisioterapia
Hemiparesia
Reabilitação
title_short EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
title_full EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
title_fullStr EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
title_full_unstemmed EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
title_sort EFEITOS DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
author SILVA, Sabrina Tainara
author_facet SILVA, Sabrina Tainara
MARQUES, Mayza Catalani
PALÁCIO, Siméia Gaspar
WITTIG, Daniela Saldanha
author_role author
author2 MARQUES, Mayza Catalani
PALÁCIO, Siméia Gaspar
WITTIG, Daniela Saldanha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Sabrina Tainara
MARQUES, Mayza Catalani
PALÁCIO, Siméia Gaspar
WITTIG, Daniela Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Hemiparesia
Reabilitação
topic Fisioterapia
Hemiparesia
Reabilitação
description O presente estudo terá como objetivo avaliar os efeitos da fisioterapia na dor, na qualidade de vida e na amplitude de movimento de pacientes com ombro doloroso decorrente de Acidente Vascular Encefálico. Serão selecionados 10 indivíduos com hemiparesia decorrente de AVE, de ambos os gêneros, com sintomas da Síndrome do ombro doloroso e com bom nível de compreensão. Os mesmos serão triados da lista de espera da Clínica escola de fisioterapia da Unicesumar do setor de Neurologia. Serão excluídos do estudo indivíduos que apresentarem algum déficit cognitivo, deformidades, subluxações da articulação glenoumeral e/ou outros traumas de origem ortopédica relacionadas a essa articulação. Posteriormente, será feito contato telefônico e agendada a avaliação inicial onde será feita a mensuração da amplitude de movimento da articulação glenoumeral, através da goniometria, a aplicação da Escala Visual Analógica (EVA) e do questionário de qualidade de vida (SF-36). Na sequência, os pacientes serão submetidos a 10 sessões de fisioterapia, realizadas 2 vezes por semana durante 50 minutos, onde será utilizado o ultrassom de 1MHz com tempo de aplicação variado de acordo com área tratada, mobilização escapular, exercícios ativo-assistidos, alongamentos e exercícios ativos livres. Espera-se que ao final do tratamento esses pacientes possam apresentar uma melhora na amplitude de movimento, na redução da dor e na qualidade de vida. Ao término da avaliação, os pacientes serão reavaliados utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados e os dados serão analisados estatisticamente utilizando o nível de significância de 5%.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T16:31:55Z
2019-08-06T16:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1165
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098710614147073