O ESTADO DA ARTE DO USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARDOSO, Valdinei Cezar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1727
Resumo: Partimos do pressuposto que o uso de simulações ou jogos digitais durante tarefas de aprendizagem, proporcionam aos alunos, um processamento cognitivo mais profundo, que por sua vez, tende a levar a resultados de aprendizagem mais consistentes, em comparação com os métodos tradicionais de ensino. No entanto, simplesmente interagir com um jogo educacional não garante que o jogador tenha um processamento cognitivo apropriado que o levaria à aprendizagem do objetivo instrucional, tendo em vista que existem poucas orientações, para os designers de jogos sobre como projetar jogos que facilitam a aprendizagem. Um dos desafios atuais, para os pesquisadores educacionais, é determinar como projetar jogos educacionais que alcancem os objetivos de instrução. Levando isso em consideração, esta pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os trabalhos que tratam do uso de jogos digitais na disciplina de Física no Ensino Médio e as ações do professor que podem favorecer o aprendizado conceitual neste campo do conhecimento. Para isso, fizemos um levantamento dos trabalhos que versam sobre o ensino de Física por meio do uso de jogos digitais, publicados no período de 2010 até 2015. O material coletado foi analisado de acordo com a metodologia de análise de documentos escritos denominada análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados nos permitem concluir que os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem de fenômenos físicos de difícil visualização e o papel do professor como mediador entre o objeto de aprendizagem (jogo digital) e o objetivo instrucional é crucial para a construção da aprendizagem.
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