A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608 |
Resumo: | A história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados. |
id |
UNICESU-1_6736477780577d6f563273b40bd0ec4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/608 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do ParanáGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalGestão de mudançaComunicaçãoA história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deSILVA, Mara Michela da2018-05-30T18:27:44Z2018-05-30T18:27:44Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/608Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
title |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná SILVA, Mara Michela da Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Gestão de mudança Comunicação |
title_short |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
title_full |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
title_sort |
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná |
author |
SILVA, Mara Michela da |
author_facet |
SILVA, Mara Michela da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Mara Michela da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Gestão de mudança Comunicação |
topic |
Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Gestão de mudança Comunicação |
description |
A história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2018-05-30T18:27:44Z 2018-05-30T18:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098696546451456 |