A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mara Michela da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608
Resumo: A história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados.
id UNICESU-1_6736477780577d6f563273b40bd0ec4b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/608
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do ParanáGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalGestão de mudançaComunicaçãoA história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deSILVA, Mara Michela da2018-05-30T18:27:44Z2018-05-30T18:27:44Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/608Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
title A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
spellingShingle A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
SILVA, Mara Michela da
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gestão de mudança
Comunicação
title_short A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
title_full A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
title_fullStr A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
title_sort A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
author SILVA, Mara Michela da
author_facet SILVA, Mara Michela da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mara Michela da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gestão de mudança
Comunicação
topic Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gestão de mudança
Comunicação
description A história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2018-05-30T18:27:44Z
2018-05-30T18:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098696546451456