MELHORAMENTO DA MALHA ASFÁLTICA COM INSERÇÃO DE POLIETILENO TEREFTALATO (PET)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2222 |
Resumo: | Um dos problemas enfrentados em rodovias é a grande quantidade de buracos, depressões, entre tantos outros. A importância da prevenção desses problemas vai muito além do que apenas aspectos estéticos, mas também garantia de uma menor probabilidade de acidentes. A utilização de resíduos sólidos nas obras de pavimentação tem se intensificado, principalmente pela redução de custos de construção e do passivo existente no meio ambiente, devido às deposições irregulares dos resíduos sólidos. Desses materiais, o Polietileno Tereftalato (PET) é um poliéster termoplástico que apresenta excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas. A reutilização deste material traz benefícios tantos ambientais como sociais e econômicos. Assim, é largamente utilizado em projetos de estudo, pois é um material de baixo custo e gerado em grande quantidade. A pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamento de misturas asfálticas do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a quente - que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras). Compostas de diferentes adições de material polimérico, PET (Polietileno tereftalato) triturado em diferentes granulometrias. As dosagens das misturas asfálticas serão realizadas pelo método Marshall. O método de dosagem Marshall de misturas asfálticas (DNER-ME 043/95) ainda é o mais utilizado no Brasil. Foi concebido no decorrer da 2ª Guerra Mundial como um procedimento para definir a proporção de agregado e ligante capaz de resistir às cargas de roda e pressão de pneus das aeronaves militares. O objetivo do método consiste em determinar-se o teor ótimo de asfalto, que deverá ser adicionado à mistura de agregados, a fim de que sejam satisfeitas às seguintes condições, conforme prescrito na Especificação de Serviço do DNIT (DNER-ES 031/2004). Espera-se que a adição de PET à mistura asfáltica possa minimizar os impactos ambientais causados pela disposição inadequada deste material e auxiliar na obtenção de uma pavimentação de qualidade, melhorando suas propriedades mecânicas. |
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