DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Amanda Carrasco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, José Nunes dos, ROCHA, Laizir Escarpanezi, CARVALHO, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3377
Resumo: O presente trabalho está relacionado a experiências de atividades desenvolvidas por residentes pedagógicos do PRP-Biologia/UEM, professores de Biologia e Arte a partir de questões ecológicas e da história e cultura afro-brasileira.A disciplina de Biologia e Arte trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de ecologia em diálogo com a cultura Africana/afro-brasileira. Teve como objetivo analisar se os estudantes conseguiram constituir um diálogo entre a arte a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o construíram. Na ação pedagógica foi proposta a realização de duas oficinas com alunos do ensino médio –uma focando impactos ambientais por plásticos e a outra a reciclagem dos mesmos. Os alunos usando galões plásticos compuseram vasos com nexo, dentro do contexto da cultura africana contemplando figuras de máscaras e representações de personalidades negras, e usaram de bastante criatividade. Os resultados encontrados demonstram que a estratégia interdisciplinar contribui para a motivação discente, auxiliando no entendimento da pluralidade cultural e no combate à discriminação cultural.
id UNICESU-1_6c0b5fd49b83cd48ba8c5cc2771ca95b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3377
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino de ecologiaDiscriminação culturalAbordagem interdisciplinarO presente trabalho está relacionado a experiências de atividades desenvolvidas por residentes pedagógicos do PRP-Biologia/UEM, professores de Biologia e Arte a partir de questões ecológicas e da história e cultura afro-brasileira.A disciplina de Biologia e Arte trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de ecologia em diálogo com a cultura Africana/afro-brasileira. Teve como objetivo analisar se os estudantes conseguiram constituir um diálogo entre a arte a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o construíram. Na ação pedagógica foi proposta a realização de duas oficinas com alunos do ensino médio –uma focando impactos ambientais por plásticos e a outra a reciclagem dos mesmos. Os alunos usando galões plásticos compuseram vasos com nexo, dentro do contexto da cultura africana contemplando figuras de máscaras e representações de personalidades negras, e usaram de bastante criatividade. Os resultados encontrados demonstram que a estratégia interdisciplinar contribui para a motivação discente, auxiliando no entendimento da pluralidade cultural e no combate à discriminação cultural.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-09T16:11:27Z2019-12-09T16:11:27Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3377porDUARTE, Amanda CarrascoSANTOS, José Nunes dosROCHA, Laizir EscarpaneziCARVALHO, Fabiana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-31T20:05:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3377Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-31T20:05:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DUARTE, Amanda Carrasco
Ensino de ecologia
Discriminação cultural
Abordagem interdisciplinar
title_short DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort DIÁLOGO ENTRE BIOLOGIA, ARTE E CULTURA AFRODESCENDETE : DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR RESIDENTES DO PRP E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author DUARTE, Amanda Carrasco
author_facet DUARTE, Amanda Carrasco
SANTOS, José Nunes dos
ROCHA, Laizir Escarpanezi
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 SANTOS, José Nunes dos
ROCHA, Laizir Escarpanezi
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Amanda Carrasco
SANTOS, José Nunes dos
ROCHA, Laizir Escarpanezi
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ecologia
Discriminação cultural
Abordagem interdisciplinar
topic Ensino de ecologia
Discriminação cultural
Abordagem interdisciplinar
description O presente trabalho está relacionado a experiências de atividades desenvolvidas por residentes pedagógicos do PRP-Biologia/UEM, professores de Biologia e Arte a partir de questões ecológicas e da história e cultura afro-brasileira.A disciplina de Biologia e Arte trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de ecologia em diálogo com a cultura Africana/afro-brasileira. Teve como objetivo analisar se os estudantes conseguiram constituir um diálogo entre a arte a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o construíram. Na ação pedagógica foi proposta a realização de duas oficinas com alunos do ensino médio –uma focando impactos ambientais por plásticos e a outra a reciclagem dos mesmos. Os alunos usando galões plásticos compuseram vasos com nexo, dentro do contexto da cultura africana contemplando figuras de máscaras e representações de personalidades negras, e usaram de bastante criatividade. Os resultados encontrados demonstram que a estratégia interdisciplinar contribui para a motivação discente, auxiliando no entendimento da pluralidade cultural e no combate à discriminação cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T16:11:27Z
2019-12-09T16:11:27Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3377
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098700229050368