RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IRIYODA, Luciane dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar como o rodízio de livros para-didáticos vem auxiliar os alunos do ensino fundamental da escola privada. Em algumas escolas a disciplina de Literatura já aparece sozinha desvinculada da padronizada Língua Portuguesa, geralmente ministrada por apenas um professor e que distribui as aulas em Redação, Gramática e Leitura (literatura). Quando esta última é trabalhada separadamente (por apenas um professor) o trabalho torna-se mais completo e, conseqüentemente, exige-se do aluno um maior número de obras a serem lidas no decorrer de um bimestre. Os sebos e as bibliotecas em geral são recursos que podem ser mencionados pelo professor junto aos alunos em sala de aula. Mas quem prefere comprar o livro, poderá participar de um sistema de rodízio. Aplicado com séries de 5a a 8a quando o professor pede mais de um livro durante o bimestre, os alunos se dividem em grupos (número de alunos será o mesmo do de livros aplicados), depois elabora-se uma tabela com nome do aluno, livro adquirido por ele e possíveis datas de troca, tudo tutelado pelo professor da disciplina combinando datas e prazos para que a leitura seja cumprida. Conclui-se que o adolescente tem o compromisso, comprometimento e respeito pela troca da obra já que não depende somente dele estar com seu livro e lê-lo quando “bem entender”, existe um prazo de leitura que se ele atrasar prejudica seu amigo de troca (rodízio). A valorização do livro enquanto objeto de estudo também é importante e pode ser trabalhada pelo professor, pois somente adquirir um título e arquivá-lo em uma prateleira não será de muita valia, mas emprestá-lo, manuseá-lo, fazer trocas de obras, mesmo que involuntariamente, pode aproximar o adolescente da leitura.
id UNICESU-1_6dc1fe4cfbc6a8c11d81d2c92526c07d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7456
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTALLivrosRodízioEnsino fundamentalEste trabalho tem como objetivo mostrar como o rodízio de livros para-didáticos vem auxiliar os alunos do ensino fundamental da escola privada. Em algumas escolas a disciplina de Literatura já aparece sozinha desvinculada da padronizada Língua Portuguesa, geralmente ministrada por apenas um professor e que distribui as aulas em Redação, Gramática e Leitura (literatura). Quando esta última é trabalhada separadamente (por apenas um professor) o trabalho torna-se mais completo e, conseqüentemente, exige-se do aluno um maior número de obras a serem lidas no decorrer de um bimestre. Os sebos e as bibliotecas em geral são recursos que podem ser mencionados pelo professor junto aos alunos em sala de aula. Mas quem prefere comprar o livro, poderá participar de um sistema de rodízio. Aplicado com séries de 5a a 8a quando o professor pede mais de um livro durante o bimestre, os alunos se dividem em grupos (número de alunos será o mesmo do de livros aplicados), depois elabora-se uma tabela com nome do aluno, livro adquirido por ele e possíveis datas de troca, tudo tutelado pelo professor da disciplina combinando datas e prazos para que a leitura seja cumprida. Conclui-se que o adolescente tem o compromisso, comprometimento e respeito pela troca da obra já que não depende somente dele estar com seu livro e lê-lo quando “bem entender”, existe um prazo de leitura que se ele atrasar prejudica seu amigo de troca (rodízio). A valorização do livro enquanto objeto de estudo também é importante e pode ser trabalhada pelo professor, pois somente adquirir um título e arquivá-lo em uma prateleira não será de muita valia, mas emprestá-lo, manuseá-lo, fazer trocas de obras, mesmo que involuntariamente, pode aproximar o adolescente da leitura.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:49:02Z2005-10-192021-02-15T11:49:02Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456porIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7456Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-16T06:01:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
IRIYODA, Luciane dos Santos
Livros
Rodízio
Ensino fundamental
title_short RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author IRIYODA, Luciane dos Santos
author_facet IRIYODA, Luciane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IRIYODA, Luciane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Livros
Rodízio
Ensino fundamental
topic Livros
Rodízio
Ensino fundamental
description Este trabalho tem como objetivo mostrar como o rodízio de livros para-didáticos vem auxiliar os alunos do ensino fundamental da escola privada. Em algumas escolas a disciplina de Literatura já aparece sozinha desvinculada da padronizada Língua Portuguesa, geralmente ministrada por apenas um professor e que distribui as aulas em Redação, Gramática e Leitura (literatura). Quando esta última é trabalhada separadamente (por apenas um professor) o trabalho torna-se mais completo e, conseqüentemente, exige-se do aluno um maior número de obras a serem lidas no decorrer de um bimestre. Os sebos e as bibliotecas em geral são recursos que podem ser mencionados pelo professor junto aos alunos em sala de aula. Mas quem prefere comprar o livro, poderá participar de um sistema de rodízio. Aplicado com séries de 5a a 8a quando o professor pede mais de um livro durante o bimestre, os alunos se dividem em grupos (número de alunos será o mesmo do de livros aplicados), depois elabora-se uma tabela com nome do aluno, livro adquirido por ele e possíveis datas de troca, tudo tutelado pelo professor da disciplina combinando datas e prazos para que a leitura seja cumprida. Conclui-se que o adolescente tem o compromisso, comprometimento e respeito pela troca da obra já que não depende somente dele estar com seu livro e lê-lo quando “bem entender”, existe um prazo de leitura que se ele atrasar prejudica seu amigo de troca (rodízio). A valorização do livro enquanto objeto de estudo também é importante e pode ser trabalhada pelo professor, pois somente adquirir um título e arquivá-lo em uma prateleira não será de muita valia, mas emprestá-lo, manuseá-lo, fazer trocas de obras, mesmo que involuntariamente, pode aproximar o adolescente da leitura.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T11:49:02Z
2021-02-15T11:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309721128730624