DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAJOR, Giovana Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALVES, Ana Maria, POLUHA, Rodrigo Lorenzi, BARILI, Emerson, UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma revisão sistemática das diferentes metodologias utilizadas para o conhecimento da anatomia radicular dos pré-molares superiores. As bases de dados eletrônicas utilizadas para sua realização da revisão foram: BVS (Medline, Lilacs, BBO), Cochrane Library e Scopus, restringindo-se ao período retroativo de 10 anos, 2010 a 2020. Os termos descritivos para estratégia de busca nas bases de dados, bem como os termos mesh e entry terms relacionados foram os seguintes; (maxillary premolar OR maxilar first premolar OR maxilar second premolar AND root canal morphology OR Root anatomy OR root canal system configuration). Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisas de caráter epidemiológico que utilizaram diversos métodos de identificação tanto in vivo quanto ex vivo. Considerados como critérios de exclusão: artigos de pesquisas anteriores ao ano 2010, pesquisas realizadas em dentes pré-molares inferiores e que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. O número de raízes do primeiro pré-superior é em sua maioria diferente do segundo pré superior, pois em um é encontrado maior percentual de duas raízes e no outro de uma raiz respectivamente. O número de canais radiculares do primeiro e segundo pré-molares também se apresentaram diferentemente, no entanto, acompanhando sua anatomia radicular, maior ocorrência de dois canais para primeiro pré e menor ocorrência para segundo. Na classificação de Vertucci o primeiro pré-molar demonstrou maior ocorrência para o tipo IV enquanto o segundo para o I. O método de diagnóstico mais utilizado foi o de Tomografia Computadorizada Cone Beam.
id UNICESU-1_6f432bb9723b8ca04af915af2f966e5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9621
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.AnatomiaClassificaçãoMaxilarEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma revisão sistemática das diferentes metodologias utilizadas para o conhecimento da anatomia radicular dos pré-molares superiores. As bases de dados eletrônicas utilizadas para sua realização da revisão foram: BVS (Medline, Lilacs, BBO), Cochrane Library e Scopus, restringindo-se ao período retroativo de 10 anos, 2010 a 2020. Os termos descritivos para estratégia de busca nas bases de dados, bem como os termos mesh e entry terms relacionados foram os seguintes; (maxillary premolar OR maxilar first premolar OR maxilar second premolar AND root canal morphology OR Root anatomy OR root canal system configuration). Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisas de caráter epidemiológico que utilizaram diversos métodos de identificação tanto in vivo quanto ex vivo. Considerados como critérios de exclusão: artigos de pesquisas anteriores ao ano 2010, pesquisas realizadas em dentes pré-molares inferiores e que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. O número de raízes do primeiro pré-superior é em sua maioria diferente do segundo pré superior, pois em um é encontrado maior percentual de duas raízes e no outro de uma raiz respectivamente. O número de canais radiculares do primeiro e segundo pré-molares também se apresentaram diferentemente, no entanto, acompanhando sua anatomia radicular, maior ocorrência de dois canais para primeiro pré e menor ocorrência para segundo. Na classificação de Vertucci o primeiro pré-molar demonstrou maior ocorrência para o tipo IV enquanto o segundo para o I. O método de diagnóstico mais utilizado foi o de Tomografia Computadorizada Cone Beam.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T18:33:07Z2022-04-13T18:33:07Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621porEncontro Internacional de Produção CientíficaMAJOR, Giovana VieiraALVES, Ana MariaPOLUHA, Rodrigo LorenziBARILI, EmersonUCHIMURA, Joana Yumi Teruyainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:15:52Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9621Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:15:52Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
title DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
spellingShingle DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
MAJOR, Giovana Vieira
Anatomia
Classificação
Maxilar
title_short DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
title_full DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
title_fullStr DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
title_full_unstemmed DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
title_sort DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DOS CANAIS RADIOCULARES DOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES E OS MÉTODOS DE INDENTIFICAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA.
author MAJOR, Giovana Vieira
author_facet MAJOR, Giovana Vieira
ALVES, Ana Maria
POLUHA, Rodrigo Lorenzi
BARILI, Emerson
UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
author_role author
author2 ALVES, Ana Maria
POLUHA, Rodrigo Lorenzi
BARILI, Emerson
UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAJOR, Giovana Vieira
ALVES, Ana Maria
POLUHA, Rodrigo Lorenzi
BARILI, Emerson
UCHIMURA, Joana Yumi Teruya
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Classificação
Maxilar
topic Anatomia
Classificação
Maxilar
description Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma revisão sistemática das diferentes metodologias utilizadas para o conhecimento da anatomia radicular dos pré-molares superiores. As bases de dados eletrônicas utilizadas para sua realização da revisão foram: BVS (Medline, Lilacs, BBO), Cochrane Library e Scopus, restringindo-se ao período retroativo de 10 anos, 2010 a 2020. Os termos descritivos para estratégia de busca nas bases de dados, bem como os termos mesh e entry terms relacionados foram os seguintes; (maxillary premolar OR maxilar first premolar OR maxilar second premolar AND root canal morphology OR Root anatomy OR root canal system configuration). Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisas de caráter epidemiológico que utilizaram diversos métodos de identificação tanto in vivo quanto ex vivo. Considerados como critérios de exclusão: artigos de pesquisas anteriores ao ano 2010, pesquisas realizadas em dentes pré-molares inferiores e que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. O número de raízes do primeiro pré-superior é em sua maioria diferente do segundo pré superior, pois em um é encontrado maior percentual de duas raízes e no outro de uma raiz respectivamente. O número de canais radiculares do primeiro e segundo pré-molares também se apresentaram diferentemente, no entanto, acompanhando sua anatomia radicular, maior ocorrência de dois canais para primeiro pré e menor ocorrência para segundo. Na classificação de Vertucci o primeiro pré-molar demonstrou maior ocorrência para o tipo IV enquanto o segundo para o I. O método de diagnóstico mais utilizado foi o de Tomografia Computadorizada Cone Beam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-13T18:33:07Z
2022-04-13T18:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309713303207936