UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6831 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral analisar os aspectos históricos e políticos da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, instituído oficialmente pelo Decreto N 5800, de 8 de junho de 2006. Mais do que isto, tem-se a intenção de apresentar os resultados parciais do projeto de iniciação cientifica intitulado “Universidade Aberta do Brasil: história, cultura e políticas” que visa à realização de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como ponto de partida as iniciativas desenvolvidas na década de 1970 para a criação da Universidade Aberta do Brasil. O sistema UAB foi criado com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, mediante a criação de cursos e programas de educação superior a distância. Entre as finalidades do Sistema UAB estão ampliar o acesso à educação superior pública, reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior; estabelecer amplo sistema nacional, bem como a pesquisa em metodologias apoiadas em tecnologias de informação e comunicação. No texto de apresentação da UAB, presente na página virtual do MEC, está explicito que trata-se da criação de um projeto no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de EAD. De fato, as políticas públicas implementadas pelo MEC e as práticas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior nos últimos anos demonstram, em certa medida, que a educação a distância pode contribuir decisivamente para o processo de democratização do ensino, mas é preciso um monitoramento para que se possa garantir ensino público, gratuito e de qualidade para aqueles que procuram formação acadêmica em cursos ofertados pelas IES brasileiras. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado até o presente momento um levantamento de fontes primárias e secundárias em bibliotecas virtuais e em sites que disponibilizam integralmente os documentos que permitem a retomada do processo histórico de criação da UAB. Destacam-se, nesse sentido, os documentos que constituem o acervo da legislação que pode ser consultado na página virtual do MEC. A pesquisa tem sido realizada, ainda, com apoio de materiais disponíveis na base de dados das instituições de ensino superior e no portal da de Aperfeiçoamento de Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), mais especificamente no portal de periódicos. Concomitantemente ao processo de levantamento das fontes documentais e bibliográficas, tem sido feita a leitura, o fichamento dos textos e a sistematização das informações que podem contribuir para a organização dos dados para apresentação de um panorama histórico do processo de implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Como resultado parcial da pesquisa é possível afirmar, hoje, tendo como ponto de partida a leitura do material selecionado, que o sistema UAB pode contribuir, de modo significativo, para o processo de democratização e interiorização do ensino superior público no País. |
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