A Síndrome de Burnout em professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77 |
Resumo: | As universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente. |
id |
UNICESU-1_7371f3a8818b42e17f45e860800187db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/77 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A Síndrome de Burnout em professores universitáriosBurnoutDocentesInstituições de Ensino SuperioAs universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARCORTEZ, Lucia Elaine RanieriMACUCH, Regiane da SilvaBARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta2017-09-27T13:42:54Z2017-09-27T13:42:54Z2016-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T14:16:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/77Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T14:16:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
title |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
spellingShingle |
A Síndrome de Burnout em professores universitários BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta Burnout Docentes Instituições de Ensino Superio |
title_short |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
title_full |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
title_fullStr |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
title_full_unstemmed |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
title_sort |
A Síndrome de Burnout em professores universitários |
author |
BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta |
author_facet |
BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri MACUCH, Regiane da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout Docentes Instituições de Ensino Superio |
topic |
Burnout Docentes Instituições de Ensino Superio |
description |
As universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 2017-09-27T13:42:54Z 2017-09-27T13:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77 |
identifier_str_mv |
1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098716078276608 |