A Síndrome de Burnout em professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77
Resumo: As universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente.
id UNICESU-1_7371f3a8818b42e17f45e860800187db
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/77
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A Síndrome de Burnout em professores universitáriosBurnoutDocentesInstituições de Ensino SuperioAs universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARCORTEZ, Lucia Elaine RanieriMACUCH, Regiane da SilvaBARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta2017-09-27T13:42:54Z2017-09-27T13:42:54Z2016-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T14:16:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/77Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T14:16:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Síndrome de Burnout em professores universitários
title A Síndrome de Burnout em professores universitários
spellingShingle A Síndrome de Burnout em professores universitários
BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta
Burnout
Docentes
Instituições de Ensino Superio
title_short A Síndrome de Burnout em professores universitários
title_full A Síndrome de Burnout em professores universitários
title_fullStr A Síndrome de Burnout em professores universitários
title_full_unstemmed A Síndrome de Burnout em professores universitários
title_sort A Síndrome de Burnout em professores universitários
author BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta
author_facet BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
MACUCH, Regiane da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Docentes
Instituições de Ensino Superio
topic Burnout
Docentes
Instituições de Ensino Superio
description As universidades estão em um contexto de evolução e globalização e o cenário do trabalho docente tem mudado constantemente; a exigência em relação aos docentes tem aumentado muito, as instituições buscam professores qualificados e polivalentes para exercerem funções de acordo com as demandas específicas de cada curso de formação. Portanto, nos dias de hoje o docente necessita estar atento a todos os ditames do processo global para conseguir acompanhar o contexto contemporâneo, podendo ficar vulnerável e desenvolver a síndrome de Burnout. Essa síndrome é considerada um tipo de estresse duradouro ligado às condições de trabalho, decorrente da repetitiva e constante pressão emocional associada ao excessivo envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. O Burnout em docentes interfere no ambiente educacional e nos objetivos pedagógicos, levando esses profissionais a um processo de exaustão emocional e física, desumanização e apatia, ocasionando problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandono da profissão. Pesquisas, acerca de como o processo de Burnout se desenvolve e quais são os fatores que desencadeiam o fenômeno, colaboram para o conhecimento, prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial dos docentes, contribuindo para melhor qualidade de ensino. Desta forma, esta dissertação objetivou analisar a síndrome de Burnout e sua percepção entre os professores universitários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo quali-quantitativo, cuja amostra foi composta por aproximadamente 141 docentes. O projeto teve início após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa do UniCesumar. Participaram da pesquisa professores de ensino superior de escolas privadas, que responderam um questionário autoaplicável, que contemplava dados sociodemográficos, hábitos de vida, atividade docente, bem como a Escala de Caracterização do Burnout–ECB. Para a linha norteadora do estudo descritivo e qualitativo optou-se por um estudo de natureza exploratória, utilizando-se o procedimento da entrevista. Pôde-se verificar que os docentes mostram índices moderados quanto às dimensões exaustão, desumanização e decepção emocional, sinalizando um processo de Burnout em curso. Pôde-se verificar a correlação positiva entre o maior tempo de trabalho docente e o aparecimento de sintomatologia associada ao Burnout, evidenciando as dimensões exaustão e decepção nos mais inexperientes e a dimensão desumanização nos professores com maior tempo de docência. Destaca-se a importância da realização de novas pesquisas com outros delineamentos e variáveis para aumentar o conhecimento sobre o Burnout, bem como estratégias de enfrentamento para serem utilizadas por estes professores, favorecendo, desta forma, a promoção da saúde docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
2017-09-27T13:42:54Z
2017-09-27T13:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77
identifier_str_mv 1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098716078276608