REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639 |
Resumo: | O grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira. |
id |
UNICESU-1_75bd51262fa1288e62fcbba7868bb91a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6639 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZCultura popularDançaRicardo OrtizO grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T12:05:17Z2007-10-232021-01-22T12:05:17Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639porPEREIRA, JacquelineNUNES, Meire LódeSILVA, GraziellaDELCONTI, Wesleyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:17:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6639Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:17:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
title |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
spellingShingle |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ PEREIRA, Jacqueline Cultura popular Dança Ricardo Ortiz |
title_short |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
title_full |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
title_fullStr |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
title_sort |
REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ |
author |
PEREIRA, Jacqueline |
author_facet |
PEREIRA, Jacqueline NUNES, Meire Lóde SILVA, Graziella DELCONTI, Wesley |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, Meire Lóde SILVA, Graziella DELCONTI, Wesley |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Jacqueline NUNES, Meire Lóde SILVA, Graziella DELCONTI, Wesley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Dança Ricardo Ortiz |
topic |
Cultura popular Dança Ricardo Ortiz |
description |
O grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-22T12:05:17Z 2021-01-22T12:05:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098711975198720 |