REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Jacqueline
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: NUNES, Meire Lóde, SILVA, Graziella, DELCONTI, Wesley
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639
Resumo: O grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira.
id UNICESU-1_75bd51262fa1288e62fcbba7868bb91a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6639
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZCultura popularDançaRicardo OrtizO grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T12:05:17Z2007-10-232021-01-22T12:05:17Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639porPEREIRA, JacquelineNUNES, Meire LódeSILVA, GraziellaDELCONTI, Wesleyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:17:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6639Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:17:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
title REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
PEREIRA, Jacqueline
Cultura popular
Dança
Ricardo Ortiz
title_short REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
title_full REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
title_sort REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
author PEREIRA, Jacqueline
author_facet PEREIRA, Jacqueline
NUNES, Meire Lóde
SILVA, Graziella
DELCONTI, Wesley
author_role author
author2 NUNES, Meire Lóde
SILVA, Graziella
DELCONTI, Wesley
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Jacqueline
NUNES, Meire Lóde
SILVA, Graziella
DELCONTI, Wesley
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Dança
Ricardo Ortiz
topic Cultura popular
Dança
Ricardo Ortiz
description O grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T12:05:17Z
2021-01-22T12:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098711975198720