A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Silvio César de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PASCUCCI, Lucilaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865
Resumo: Motivados por situação econômica ou pela esperança de garantir melhores condições futuras, muitas pessoas tem se dividido em duas ou mais jornadas de trabalho. Considerando-se que diferentes ambientes tem suas particularidades, pressões, equipes diferenciadas e públicos específicos, a consideração da influência desta condição na formação da identidade dos trabalhadores apresenta uma nova dimensão de análise. Este trabalho considerou quatro diferentes níveis de estudo da identidade – o social, o pessoal, o organizacional e no trabalho – para verificar os fatores influenciadores na construção da identidade do indivíduo, assim como verificar os fatores determinantes que fazem com que o indivíduo se identifique mais com um emprego do que com outro. Para tanto, foi considerada a situação de oito profissionais da área da saúde com dupla jornada de trabalho. A partir das entrevistas realizadas, evidenciou-se que o aspecto social, na construção da identidade do indivíduo mostrou-se relacionado, principalmente, com a atividade com a qual o entrevistado tem maior afinidade. O trabalho com os quais os indivíduos mais se identificaram são aqueles que resultam em maior prazer, mesmo que seja o trabalho de menor remuneração. Também neste ínterim, o contato com membros da organização e a interação com grupos, mostrou-se fator de importância.
id UNICESU-1_77bd1c94581da76ce9efb17564cc5aef
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6865
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADEGrupo de trabalhoIdentidade organizacionalSaúdeMotivados por situação econômica ou pela esperança de garantir melhores condições futuras, muitas pessoas tem se dividido em duas ou mais jornadas de trabalho. Considerando-se que diferentes ambientes tem suas particularidades, pressões, equipes diferenciadas e públicos específicos, a consideração da influência desta condição na formação da identidade dos trabalhadores apresenta uma nova dimensão de análise. Este trabalho considerou quatro diferentes níveis de estudo da identidade – o social, o pessoal, o organizacional e no trabalho – para verificar os fatores influenciadores na construção da identidade do indivíduo, assim como verificar os fatores determinantes que fazem com que o indivíduo se identifique mais com um emprego do que com outro. Para tanto, foi considerada a situação de oito profissionais da área da saúde com dupla jornada de trabalho. A partir das entrevistas realizadas, evidenciou-se que o aspecto social, na construção da identidade do indivíduo mostrou-se relacionado, principalmente, com a atividade com a qual o entrevistado tem maior afinidade. O trabalho com os quais os indivíduos mais se identificaram são aqueles que resultam em maior prazer, mesmo que seja o trabalho de menor remuneração. Também neste ínterim, o contato com membros da organização e a interação com grupos, mostrou-se fator de importância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T13:11:42Z2007-10-232021-01-28T13:11:42Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865porCASTRO, Silvio César dePASCUCCI, Lucilaine Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6865Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:02:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
title A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
spellingShingle A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
CASTRO, Silvio César de
Grupo de trabalho
Identidade organizacional
Saúde
title_short A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
title_full A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
title_fullStr A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
title_full_unstemmed A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
title_sort A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
author CASTRO, Silvio César de
author_facet CASTRO, Silvio César de
PASCUCCI, Lucilaine Maria
author_role author
author2 PASCUCCI, Lucilaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Silvio César de
PASCUCCI, Lucilaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de trabalho
Identidade organizacional
Saúde
topic Grupo de trabalho
Identidade organizacional
Saúde
description Motivados por situação econômica ou pela esperança de garantir melhores condições futuras, muitas pessoas tem se dividido em duas ou mais jornadas de trabalho. Considerando-se que diferentes ambientes tem suas particularidades, pressões, equipes diferenciadas e públicos específicos, a consideração da influência desta condição na formação da identidade dos trabalhadores apresenta uma nova dimensão de análise. Este trabalho considerou quatro diferentes níveis de estudo da identidade – o social, o pessoal, o organizacional e no trabalho – para verificar os fatores influenciadores na construção da identidade do indivíduo, assim como verificar os fatores determinantes que fazem com que o indivíduo se identifique mais com um emprego do que com outro. Para tanto, foi considerada a situação de oito profissionais da área da saúde com dupla jornada de trabalho. A partir das entrevistas realizadas, evidenciou-se que o aspecto social, na construção da identidade do indivíduo mostrou-se relacionado, principalmente, com a atividade com a qual o entrevistado tem maior afinidade. O trabalho com os quais os indivíduos mais se identificaram são aqueles que resultam em maior prazer, mesmo que seja o trabalho de menor remuneração. Também neste ínterim, o contato com membros da organização e a interação com grupos, mostrou-se fator de importância.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T13:11:42Z
2021-01-28T13:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309707741560832