O tratamento da informação documental do LAEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASAGLIA, Marcela Moura
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CODATO, Evandir
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6057
Resumo: A documentação nos conta toda a história de um sistema ou de uma tradição, desde sua geração e manutenção, revelando-nos a organização de determinado grupo. É necessário considerar o armazenamento e trâmite das informações, para garantir um efetivo controle da produção até sua destinação final. Esta poderá ser a guarda permanente, provisória ou o descarte. Nos últimos anos a preservação do suporte físico (papel) da informação está cada vez mais difícil devido a problemas como poluição do ar, ameaças biológicas e catástrofes naturais. Outro problema relacionado ao suporte papel é a degradação do meio ambiente que este causa, tornando necessária a criação de outras formas de suporte de informação, como o eletrônico. Além de ser uma forma de preservação ambiental e responsabilidade social, o suporte digital favorece a preservação dos recursos de informação, o desenvolvimento e manutenção da coletividade e adaptação às frequentes mudanças tecnológicas. Uma pesquisa bibliográfica para subsidiar este estudo de organização de acervo tem por objetivo fundamentar a proposta de classificação e arranjo nos documentos do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE). A partir das técnicas de preservação, conservação e descarte de documentos e/ou coleções será elaborado o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para facilitar a guarda e busca da informação em suporte papel e eletrônico. Pois se constata no local que o suporte analógico tem gerado um custo muito alto na armazenagem e manutenção exigindo a função de secretária executiva para organizá-los. Tal atividade reduzirá o custo de manutenção, a guarda e a busca das informações produzidas pelo Laboratório (LAEE).
id UNICESU-1_7a81817eec93dffc100a44d63181e09f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6057
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O tratamento da informação documental do LAEEArquivologiaOrganização de acervoTratamento da informação documentalCNPqA documentação nos conta toda a história de um sistema ou de uma tradição, desde sua geração e manutenção, revelando-nos a organização de determinado grupo. É necessário considerar o armazenamento e trâmite das informações, para garantir um efetivo controle da produção até sua destinação final. Esta poderá ser a guarda permanente, provisória ou o descarte. Nos últimos anos a preservação do suporte físico (papel) da informação está cada vez mais difícil devido a problemas como poluição do ar, ameaças biológicas e catástrofes naturais. Outro problema relacionado ao suporte papel é a degradação do meio ambiente que este causa, tornando necessária a criação de outras formas de suporte de informação, como o eletrônico. Além de ser uma forma de preservação ambiental e responsabilidade social, o suporte digital favorece a preservação dos recursos de informação, o desenvolvimento e manutenção da coletividade e adaptação às frequentes mudanças tecnológicas. Uma pesquisa bibliográfica para subsidiar este estudo de organização de acervo tem por objetivo fundamentar a proposta de classificação e arranjo nos documentos do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE). A partir das técnicas de preservação, conservação e descarte de documentos e/ou coleções será elaborado o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para facilitar a guarda e busca da informação em suporte papel e eletrônico. Pois se constata no local que o suporte analógico tem gerado um custo muito alto na armazenagem e manutenção exigindo a função de secretária executiva para organizá-los. Tal atividade reduzirá o custo de manutenção, a guarda e a busca das informações produzidas pelo Laboratório (LAEE).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-29T20:13:46Z2020-09-29T20:13:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6057porBASAGLIA, Marcela MouraCODATO, Evandirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T20:01:11Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6057Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T20:01:11Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento da informação documental do LAEE
title O tratamento da informação documental do LAEE
spellingShingle O tratamento da informação documental do LAEE
BASAGLIA, Marcela Moura
Arquivologia
Organização de acervo
Tratamento da informação documental
CNPq
title_short O tratamento da informação documental do LAEE
title_full O tratamento da informação documental do LAEE
title_fullStr O tratamento da informação documental do LAEE
title_full_unstemmed O tratamento da informação documental do LAEE
title_sort O tratamento da informação documental do LAEE
author BASAGLIA, Marcela Moura
author_facet BASAGLIA, Marcela Moura
CODATO, Evandir
author_role author
author2 CODATO, Evandir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BASAGLIA, Marcela Moura
CODATO, Evandir
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivologia
Organização de acervo
Tratamento da informação documental
CNPq
topic Arquivologia
Organização de acervo
Tratamento da informação documental
CNPq
description A documentação nos conta toda a história de um sistema ou de uma tradição, desde sua geração e manutenção, revelando-nos a organização de determinado grupo. É necessário considerar o armazenamento e trâmite das informações, para garantir um efetivo controle da produção até sua destinação final. Esta poderá ser a guarda permanente, provisória ou o descarte. Nos últimos anos a preservação do suporte físico (papel) da informação está cada vez mais difícil devido a problemas como poluição do ar, ameaças biológicas e catástrofes naturais. Outro problema relacionado ao suporte papel é a degradação do meio ambiente que este causa, tornando necessária a criação de outras formas de suporte de informação, como o eletrônico. Além de ser uma forma de preservação ambiental e responsabilidade social, o suporte digital favorece a preservação dos recursos de informação, o desenvolvimento e manutenção da coletividade e adaptação às frequentes mudanças tecnológicas. Uma pesquisa bibliográfica para subsidiar este estudo de organização de acervo tem por objetivo fundamentar a proposta de classificação e arranjo nos documentos do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE). A partir das técnicas de preservação, conservação e descarte de documentos e/ou coleções será elaborado o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para facilitar a guarda e busca da informação em suporte papel e eletrônico. Pois se constata no local que o suporte analógico tem gerado um custo muito alto na armazenagem e manutenção exigindo a função de secretária executiva para organizá-los. Tal atividade reduzirá o custo de manutenção, a guarda e a busca das informações produzidas pelo Laboratório (LAEE).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-29T20:13:46Z
2020-09-29T20:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6057
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309689049645056