ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TREMÉA, Elizângela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565
Resumo: O presente estudo, utilizando como pressuposto teórico os princípios básicos da ecologia, aborda algumas questões relacionadas à falta de consciência ecológica e sua interelação com os pressupostos éticos e a conduta humana em relação ao meio ambiente. Para discutirmos esta temática, temos que nos reportarmos ao ensino, isto é, a educação, pois se não temos a compreensão que o homem tem que preserva e conservar o meio ambiente marinho, terrestre e urbano, para as gerações atuais e futuras, se faz necessário a aplicação de uma nova faceta da educação, a ecopedagogia, objetivando a construção e o fortalecimento da cidadania, da autodeterminação dos povos e da solidariedade. O principal problema que enfrentamos é a falta de uma educação ambiental que vise alfabetizar, isto é, que construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação e preservação do meio ambiente. O escopo é demonstrar a vinculação entre a ética, a educação, o meio ambiente e a cidadania, bem como sua importância para preservação e conservação do meio ambiente atual e futuro, por meio da ecopedagogia. O método de abordagem utilizado é o fenomenológico e as técnicas de pesquisa são a bibliográfica, a documental e a legislativa, e ainda, englobam os artigos de revista e internet, além de vários outros meios e técnicas de pesquisa direta e indireta.
id UNICESU-1_7afa067c9336e2aa077cdd5fc5320555
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6565
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTEConsciência ecológicaEcopedagogiaÉticaMeio ambienteO presente estudo, utilizando como pressuposto teórico os princípios básicos da ecologia, aborda algumas questões relacionadas à falta de consciência ecológica e sua interelação com os pressupostos éticos e a conduta humana em relação ao meio ambiente. Para discutirmos esta temática, temos que nos reportarmos ao ensino, isto é, a educação, pois se não temos a compreensão que o homem tem que preserva e conservar o meio ambiente marinho, terrestre e urbano, para as gerações atuais e futuras, se faz necessário a aplicação de uma nova faceta da educação, a ecopedagogia, objetivando a construção e o fortalecimento da cidadania, da autodeterminação dos povos e da solidariedade. O principal problema que enfrentamos é a falta de uma educação ambiental que vise alfabetizar, isto é, que construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação e preservação do meio ambiente. O escopo é demonstrar a vinculação entre a ética, a educação, o meio ambiente e a cidadania, bem como sua importância para preservação e conservação do meio ambiente atual e futuro, por meio da ecopedagogia. O método de abordagem utilizado é o fenomenológico e as técnicas de pesquisa são a bibliográfica, a documental e a legislativa, e ainda, englobam os artigos de revista e internet, além de vários outros meios e técnicas de pesquisa direta e indireta.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T13:09:51Z2007-10-232021-01-21T13:09:51Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565porTREMÉA, Elizângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T16:51:09Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6565Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T16:51:09Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
title ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
spellingShingle ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
TREMÉA, Elizângela
Consciência ecológica
Ecopedagogia
Ética
Meio ambiente
title_short ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
title_full ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
title_fullStr ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
title_full_unstemmed ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
title_sort ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
author TREMÉA, Elizângela
author_facet TREMÉA, Elizângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TREMÉA, Elizângela
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência ecológica
Ecopedagogia
Ética
Meio ambiente
topic Consciência ecológica
Ecopedagogia
Ética
Meio ambiente
description O presente estudo, utilizando como pressuposto teórico os princípios básicos da ecologia, aborda algumas questões relacionadas à falta de consciência ecológica e sua interelação com os pressupostos éticos e a conduta humana em relação ao meio ambiente. Para discutirmos esta temática, temos que nos reportarmos ao ensino, isto é, a educação, pois se não temos a compreensão que o homem tem que preserva e conservar o meio ambiente marinho, terrestre e urbano, para as gerações atuais e futuras, se faz necessário a aplicação de uma nova faceta da educação, a ecopedagogia, objetivando a construção e o fortalecimento da cidadania, da autodeterminação dos povos e da solidariedade. O principal problema que enfrentamos é a falta de uma educação ambiental que vise alfabetizar, isto é, que construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação e preservação do meio ambiente. O escopo é demonstrar a vinculação entre a ética, a educação, o meio ambiente e a cidadania, bem como sua importância para preservação e conservação do meio ambiente atual e futuro, por meio da ecopedagogia. O método de abordagem utilizado é o fenomenológico e as técnicas de pesquisa são a bibliográfica, a documental e a legislativa, e ainda, englobam os artigos de revista e internet, além de vários outros meios e técnicas de pesquisa direta e indireta.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T13:09:51Z
2021-01-21T13:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309721030164480