REFERENDO DO DESARMAMENTO: A FORMAÇÃO DISCURSIVA CIENTÍFICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAMPAR, Douglas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DURVAL, Milena de Morais Dias, ROMUALDO, Edson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5651
Resumo: O Referendo do Desarmamento, realizado em 2005, apresentava como objetivo decidir a permanência ou não do artigo 35 do Estatuto do Desarmamento. O artigo em questão proibia o comércio de armas e munição em todo o território nacional e foi questionado por ferir o direito constitucional à legitima defesa. A mídia nacional foi tomada pelas propagandas das frentes Pró Legitima Defesa e Brasil Sem Armas, que eram, respectivamente, contra e a favor à proibição. O presente texto apresenta um estudo feito sobre o recorte do Horário Gratuito para a Propaganda Eleitoral televisiva (HGPE/TV) de ambas as frentes, e mobiliza dois conceitos da Análise do Discurso de Linha Francesa para analisar os sentidos produzidos nas propagandas: regularidade discursiva e Formação Discursiva (FD). Temos como objetivo mostrar como as mesmas estratégias são utilizadas pelos dois grupos produzindo, no entanto, sentidos diferentes. Pudemos constatar que tanto o discurso de autoridade quanto a veiculação de pesquisas foram estratégias regulares na FD Científica dos dois grupos, entretanto os sentidos produzidos eram diferentes devido ao posicionamento favorável ou contrário em relação à pergunta levantada pelo referendo.
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