MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTON, Renata Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836
Resumo: Entre as características dos indivíduos com Síndrome de Down destaca-se alterações auditivas tais como: pavilhão auricular menor, anormalidades na cadeia ossicular, estenose do meato acústico externo, excessiva produção de cerúmen, tamanho reduzido da cóclea. Estas alterações em somatória com a hipotonia generalizada do músculo tensor do véu palatino, prejudica a abertura da tuba auditiva, proporcionando uma pressão negativa na orelha média, resultando em preenchimento da mesma por secreção da nasofaringe, podendo promover infecções de ouvido médio. Sendo assim, se faz necessário um programa de monitoramento auditivo sistematizado pela alta incidência de perda auditiva nestes indivíduos, possibilitando que estas crianças desenvolvam fala e linguagem. Assim, uma melhora significativa da função auditiva pode ser obtida através da detecção precoce da possível privação auditiva, melhorando de forma evidente a atenção e desenvolvimento, proporcionando um progresso significativo na qualidade de vida destes pacientes que passam a apresentar condições clinicas mais adequada e conseqüente melhoria na interação social. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as condições de orelha média em crianças com Síndrome de Down visando minimizar as possíveis intercorrências da perda auditiva sobre a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento por meio de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de 10 crianças com Síndrome de Down, inspeção do meato acústico externo, imitanciometria e pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Os resultados esperados visam a obtenção de curva timpanométrica do tipo B, reflexos acústicos ausentes e na pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de distorção ausentes ou com baixa amplitude.
id UNICESU-1_84e2312d74595229f5236445fdf3354b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6836
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWNSíndrome de downImitanciometriaEmissões otoacústicasEntre as características dos indivíduos com Síndrome de Down destaca-se alterações auditivas tais como: pavilhão auricular menor, anormalidades na cadeia ossicular, estenose do meato acústico externo, excessiva produção de cerúmen, tamanho reduzido da cóclea. Estas alterações em somatória com a hipotonia generalizada do músculo tensor do véu palatino, prejudica a abertura da tuba auditiva, proporcionando uma pressão negativa na orelha média, resultando em preenchimento da mesma por secreção da nasofaringe, podendo promover infecções de ouvido médio. Sendo assim, se faz necessário um programa de monitoramento auditivo sistematizado pela alta incidência de perda auditiva nestes indivíduos, possibilitando que estas crianças desenvolvam fala e linguagem. Assim, uma melhora significativa da função auditiva pode ser obtida através da detecção precoce da possível privação auditiva, melhorando de forma evidente a atenção e desenvolvimento, proporcionando um progresso significativo na qualidade de vida destes pacientes que passam a apresentar condições clinicas mais adequada e conseqüente melhoria na interação social. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as condições de orelha média em crianças com Síndrome de Down visando minimizar as possíveis intercorrências da perda auditiva sobre a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento por meio de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de 10 crianças com Síndrome de Down, inspeção do meato acústico externo, imitanciometria e pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Os resultados esperados visam a obtenção de curva timpanométrica do tipo B, reflexos acústicos ausentes e na pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de distorção ausentes ou com baixa amplitude.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T16:37:11Z2007-10-232021-01-27T16:37:11Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836porBERTON, Renata CristinaJUNQUEIRA, Cássia Menin Cabriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:19:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6836Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:19:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
BERTON, Renata Cristina
Síndrome de down
Imitanciometria
Emissões otoacústicas
title_short MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort MONITORAMENTO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
author BERTON, Renata Cristina
author_facet BERTON, Renata Cristina
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
author_role author
author2 JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTON, Renata Cristina
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de down
Imitanciometria
Emissões otoacústicas
topic Síndrome de down
Imitanciometria
Emissões otoacústicas
description Entre as características dos indivíduos com Síndrome de Down destaca-se alterações auditivas tais como: pavilhão auricular menor, anormalidades na cadeia ossicular, estenose do meato acústico externo, excessiva produção de cerúmen, tamanho reduzido da cóclea. Estas alterações em somatória com a hipotonia generalizada do músculo tensor do véu palatino, prejudica a abertura da tuba auditiva, proporcionando uma pressão negativa na orelha média, resultando em preenchimento da mesma por secreção da nasofaringe, podendo promover infecções de ouvido médio. Sendo assim, se faz necessário um programa de monitoramento auditivo sistematizado pela alta incidência de perda auditiva nestes indivíduos, possibilitando que estas crianças desenvolvam fala e linguagem. Assim, uma melhora significativa da função auditiva pode ser obtida através da detecção precoce da possível privação auditiva, melhorando de forma evidente a atenção e desenvolvimento, proporcionando um progresso significativo na qualidade de vida destes pacientes que passam a apresentar condições clinicas mais adequada e conseqüente melhoria na interação social. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as condições de orelha média em crianças com Síndrome de Down visando minimizar as possíveis intercorrências da perda auditiva sobre a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento por meio de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de 10 crianças com Síndrome de Down, inspeção do meato acústico externo, imitanciometria e pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Os resultados esperados visam a obtenção de curva timpanométrica do tipo B, reflexos acústicos ausentes e na pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de distorção ausentes ou com baixa amplitude.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T16:37:11Z
2021-01-27T16:37:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098725387534336