A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814 |
Resumo: | A chamada falta de limites tão comum nos dias de hoje pode ser a precursora da indisciplina manifestada e frequentemente observada nas escolas, enquanto um reflexo fiel da crise no contexto social. Desse modo, pode-se dizer que a falta de uma atitude conjunta entre família, escola e sociedade vêm trazendo prejuízos para a aprendizagem da criança tanto escolar como social. Agressividade, indisciplina, o não comprometimento com as atividades escolares, as birras, esses comportamento / atitudes vem sendo uma resposta ou quem sabe um alerta das próprias crianças para despertar a atenção dos adultos sobre algumas necessidades internas existentes nelas. Valores antigos deixaram de existir e faltam novos referenciais para complementar a educação tanto nas casas como nas escolas. Os limites favorecem o crescimento das crianças permitindo que seu desenvolvimento aconteça de forma satisfatória e harmônica. Para tentar superar essas características que geram problemas na aprendizagem, os professores possuem uma grande importância. As dificuldades que vêm ocorrendo na vida escolar dos alunos exige que professores estejam preparados adequadamente para lidar com assuntos que dizem respeito ao cotidiano do aluno. Possuem a tarefa primordial de proporcionar a aquisição de conteúdos científicos para o exercício da cidadania. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo demonstrar os problemas atualmente enfrentados por educadores em relação aos limites impostos às crianças ressaltando que o limite na educação é um dos pontos básicos para uma formação coerente e eficaz, evidenciando que a indisciplina ou a falta de limites pode causar prejuízos e comprometimento no processo educativo dos indivíduos. A metodologia utilizada nessa pesquisa será bibliográfica sendo necessário a revisão de artigos, resenhas, capítulos, livros e outros meios bibliográficos que servem para dar suporte para o desenvolvimento do trabalho. Mesmo com a pesquisa ainda não concluída, pode-se perceber que para a literatura especializada, a falta de limites é uma responsabilidade dos pais, professores e da sociedade, embora esteja-se vivenciando uma tentativa de atribuí-la única e exclusivamente aos professores. Vários autores (FELIPE,2004;FURLAN,2005; ZAGURY,2000.) alertam que a falta de limites não pode ser resumida ao contexto escolar. Espera-se que professores e instituições percebam que se faz necessário construir a disciplina de forma dialogada, crítica, reflexiva para possibilitar o crescimento de um indivíduo seguro e atuante que entenda e conviva com as regras sociais. Portanto essa pesquisa objetiva demonstrar que a participação do professor na construção desse processo de compreensão e apreensão dos limites colocados pela sociedade é necessária isso auxiliará no sucesso do processo de aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_872935c60de00514292ab3a05db34466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6814 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO?AprendizagemEducaçãoLImitesA chamada falta de limites tão comum nos dias de hoje pode ser a precursora da indisciplina manifestada e frequentemente observada nas escolas, enquanto um reflexo fiel da crise no contexto social. Desse modo, pode-se dizer que a falta de uma atitude conjunta entre família, escola e sociedade vêm trazendo prejuízos para a aprendizagem da criança tanto escolar como social. Agressividade, indisciplina, o não comprometimento com as atividades escolares, as birras, esses comportamento / atitudes vem sendo uma resposta ou quem sabe um alerta das próprias crianças para despertar a atenção dos adultos sobre algumas necessidades internas existentes nelas. Valores antigos deixaram de existir e faltam novos referenciais para complementar a educação tanto nas casas como nas escolas. Os limites favorecem o crescimento das crianças permitindo que seu desenvolvimento aconteça de forma satisfatória e harmônica. Para tentar superar essas características que geram problemas na aprendizagem, os professores possuem uma grande importância. As dificuldades que vêm ocorrendo na vida escolar dos alunos exige que professores estejam preparados adequadamente para lidar com assuntos que dizem respeito ao cotidiano do aluno. Possuem a tarefa primordial de proporcionar a aquisição de conteúdos científicos para o exercício da cidadania. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo demonstrar os problemas atualmente enfrentados por educadores em relação aos limites impostos às crianças ressaltando que o limite na educação é um dos pontos básicos para uma formação coerente e eficaz, evidenciando que a indisciplina ou a falta de limites pode causar prejuízos e comprometimento no processo educativo dos indivíduos. A metodologia utilizada nessa pesquisa será bibliográfica sendo necessário a revisão de artigos, resenhas, capítulos, livros e outros meios bibliográficos que servem para dar suporte para o desenvolvimento do trabalho. Mesmo com a pesquisa ainda não concluída, pode-se perceber que para a literatura especializada, a falta de limites é uma responsabilidade dos pais, professores e da sociedade, embora esteja-se vivenciando uma tentativa de atribuí-la única e exclusivamente aos professores. Vários autores (FELIPE,2004;FURLAN,2005; ZAGURY,2000.) alertam que a falta de limites não pode ser resumida ao contexto escolar. Espera-se que professores e instituições percebam que se faz necessário construir a disciplina de forma dialogada, crítica, reflexiva para possibilitar o crescimento de um indivíduo seguro e atuante que entenda e conviva com as regras sociais. Portanto essa pesquisa objetiva demonstrar que a participação do professor na construção desse processo de compreensão e apreensão dos limites colocados pela sociedade é necessária isso auxiliará no sucesso do processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:30:53Z2007-10-232021-01-27T12:30:53Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814porLUIZ, Priscila RochaRAYMUNDO, Gislene Miotto C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-05T19:48:10Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6814Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-05T19:48:10Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
title |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
spellingShingle |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? LUIZ, Priscila Rocha Aprendizagem Educação LImites |
title_short |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
title_full |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
title_fullStr |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
title_full_unstemmed |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
title_sort |
A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO? |
author |
LUIZ, Priscila Rocha |
author_facet |
LUIZ, Priscila Rocha RAYMUNDO, Gislene Miotto C. |
author_role |
author |
author2 |
RAYMUNDO, Gislene Miotto C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIZ, Priscila Rocha RAYMUNDO, Gislene Miotto C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação LImites |
topic |
Aprendizagem Educação LImites |
description |
A chamada falta de limites tão comum nos dias de hoje pode ser a precursora da indisciplina manifestada e frequentemente observada nas escolas, enquanto um reflexo fiel da crise no contexto social. Desse modo, pode-se dizer que a falta de uma atitude conjunta entre família, escola e sociedade vêm trazendo prejuízos para a aprendizagem da criança tanto escolar como social. Agressividade, indisciplina, o não comprometimento com as atividades escolares, as birras, esses comportamento / atitudes vem sendo uma resposta ou quem sabe um alerta das próprias crianças para despertar a atenção dos adultos sobre algumas necessidades internas existentes nelas. Valores antigos deixaram de existir e faltam novos referenciais para complementar a educação tanto nas casas como nas escolas. Os limites favorecem o crescimento das crianças permitindo que seu desenvolvimento aconteça de forma satisfatória e harmônica. Para tentar superar essas características que geram problemas na aprendizagem, os professores possuem uma grande importância. As dificuldades que vêm ocorrendo na vida escolar dos alunos exige que professores estejam preparados adequadamente para lidar com assuntos que dizem respeito ao cotidiano do aluno. Possuem a tarefa primordial de proporcionar a aquisição de conteúdos científicos para o exercício da cidadania. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo demonstrar os problemas atualmente enfrentados por educadores em relação aos limites impostos às crianças ressaltando que o limite na educação é um dos pontos básicos para uma formação coerente e eficaz, evidenciando que a indisciplina ou a falta de limites pode causar prejuízos e comprometimento no processo educativo dos indivíduos. A metodologia utilizada nessa pesquisa será bibliográfica sendo necessário a revisão de artigos, resenhas, capítulos, livros e outros meios bibliográficos que servem para dar suporte para o desenvolvimento do trabalho. Mesmo com a pesquisa ainda não concluída, pode-se perceber que para a literatura especializada, a falta de limites é uma responsabilidade dos pais, professores e da sociedade, embora esteja-se vivenciando uma tentativa de atribuí-la única e exclusivamente aos professores. Vários autores (FELIPE,2004;FURLAN,2005; ZAGURY,2000.) alertam que a falta de limites não pode ser resumida ao contexto escolar. Espera-se que professores e instituições percebam que se faz necessário construir a disciplina de forma dialogada, crítica, reflexiva para possibilitar o crescimento de um indivíduo seguro e atuante que entenda e conviva com as regras sociais. Portanto essa pesquisa objetiva demonstrar que a participação do professor na construção desse processo de compreensão e apreensão dos limites colocados pela sociedade é necessária isso auxiliará no sucesso do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-27T12:30:53Z 2021-01-27T12:30:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098697978806273 |