EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALIM, Diogo Assunção
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549
Resumo: O projeto de pesquisa objetiva compreender a ética proposta por Epicuro(341 a.C. – 270 a.C.). Além disso, busca estudar o papel da educação ética e filosófica na formação do grego. Motivado pela decadência econômica, política e moral dos gregos, Epicuro propôs, em sua doutrina, a meditação filosófica como meio de alcançar a felicidade e o prazer. Por prazer Epicuro entendia a ausência de sofrimentos e dor, provocados pela conturbada vida política. Afirmando que o homem deveria buscar o prazer, Epicuro apontou os caminhos para alcançá-lo: eliminar a expectativa, procurar a moderação e afastar todo desejo considerado incômodo. Assim, a filosofia ganhou um novo papel: converteu-se no remédio para os males do corpo e da alma, remédios que o homem deveria alcançar na sua condição mais íntima. Diferente das filosofias de seu tempo, procurou na condição individual do homem, os referenciais éticos que acreditava correto como tentativa de superar as crises de sua época. O trabalho terá como norte o resgate da noção de ética para Epicuro, a partir da leitura e análise de seus textos. Tendo em vista que foi escrito em um contexto social e político determinado, o trabalho levará em conta suas tendências ideológicas, uma vez que expressa o modo como os homens de uma época, de um modo de produção determinado, concebem suas relações com o mundo ou entre os próprios homens. Caberá fazer um cotejamento de suas idéias filosóficas, procurando refletir seus textos em busca das concepções sobre o homem, a educação, a moral, ética e filosofia, vinculada com as transformações sociais de sua época. Com esse estudo espera-se a compreensão do pensamento ético de Epicuro, visto os fins de sua filosofia: a formação moral do homem. Nesse caso, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem na Grécia antiga. Além disso, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos.
id UNICESU-1_87e8f8896db20da0a41dbc10e1ab8dc2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6549
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADEEpicuroEducaçãoFilosofia antigaO projeto de pesquisa objetiva compreender a ética proposta por Epicuro(341 a.C. – 270 a.C.). Além disso, busca estudar o papel da educação ética e filosófica na formação do grego. Motivado pela decadência econômica, política e moral dos gregos, Epicuro propôs, em sua doutrina, a meditação filosófica como meio de alcançar a felicidade e o prazer. Por prazer Epicuro entendia a ausência de sofrimentos e dor, provocados pela conturbada vida política. Afirmando que o homem deveria buscar o prazer, Epicuro apontou os caminhos para alcançá-lo: eliminar a expectativa, procurar a moderação e afastar todo desejo considerado incômodo. Assim, a filosofia ganhou um novo papel: converteu-se no remédio para os males do corpo e da alma, remédios que o homem deveria alcançar na sua condição mais íntima. Diferente das filosofias de seu tempo, procurou na condição individual do homem, os referenciais éticos que acreditava correto como tentativa de superar as crises de sua época. O trabalho terá como norte o resgate da noção de ética para Epicuro, a partir da leitura e análise de seus textos. Tendo em vista que foi escrito em um contexto social e político determinado, o trabalho levará em conta suas tendências ideológicas, uma vez que expressa o modo como os homens de uma época, de um modo de produção determinado, concebem suas relações com o mundo ou entre os próprios homens. Caberá fazer um cotejamento de suas idéias filosóficas, procurando refletir seus textos em busca das concepções sobre o homem, a educação, a moral, ética e filosofia, vinculada com as transformações sociais de sua época. Com esse estudo espera-se a compreensão do pensamento ético de Epicuro, visto os fins de sua filosofia: a formação moral do homem. Nesse caso, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem na Grécia antiga. Além disso, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T11:44:03Z2007-10-232021-01-21T11:44:03Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549porVALIM, Diogo AssunçãoBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:23:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6549Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:23:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
title EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
spellingShingle EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
VALIM, Diogo Assunção
Epicuro
Educação
Filosofia antiga
title_short EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
title_full EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
title_fullStr EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
title_full_unstemmed EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
title_sort EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
author VALIM, Diogo Assunção
author_facet VALIM, Diogo Assunção
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author_role author
author2 BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALIM, Diogo Assunção
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
dc.subject.por.fl_str_mv Epicuro
Educação
Filosofia antiga
topic Epicuro
Educação
Filosofia antiga
description O projeto de pesquisa objetiva compreender a ética proposta por Epicuro(341 a.C. – 270 a.C.). Além disso, busca estudar o papel da educação ética e filosófica na formação do grego. Motivado pela decadência econômica, política e moral dos gregos, Epicuro propôs, em sua doutrina, a meditação filosófica como meio de alcançar a felicidade e o prazer. Por prazer Epicuro entendia a ausência de sofrimentos e dor, provocados pela conturbada vida política. Afirmando que o homem deveria buscar o prazer, Epicuro apontou os caminhos para alcançá-lo: eliminar a expectativa, procurar a moderação e afastar todo desejo considerado incômodo. Assim, a filosofia ganhou um novo papel: converteu-se no remédio para os males do corpo e da alma, remédios que o homem deveria alcançar na sua condição mais íntima. Diferente das filosofias de seu tempo, procurou na condição individual do homem, os referenciais éticos que acreditava correto como tentativa de superar as crises de sua época. O trabalho terá como norte o resgate da noção de ética para Epicuro, a partir da leitura e análise de seus textos. Tendo em vista que foi escrito em um contexto social e político determinado, o trabalho levará em conta suas tendências ideológicas, uma vez que expressa o modo como os homens de uma época, de um modo de produção determinado, concebem suas relações com o mundo ou entre os próprios homens. Caberá fazer um cotejamento de suas idéias filosóficas, procurando refletir seus textos em busca das concepções sobre o homem, a educação, a moral, ética e filosofia, vinculada com as transformações sociais de sua época. Com esse estudo espera-se a compreensão do pensamento ético de Epicuro, visto os fins de sua filosofia: a formação moral do homem. Nesse caso, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem na Grécia antiga. Além disso, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T11:44:03Z
2021-01-21T11:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098720885997568