Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KERNKAMP, Clarice da Luz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/526
Resumo: O objetivo do artigo foi caracterizar, de modo histórico, econômico e constitucional, as políticas públicas de saúde no Brasil, com enfoque no envelhecimento populacional. A abordagem temporal foi desde antes de 1930 até período atual. A pesquisa tratou de uma revisão bibliográfica, retrospectiva, descritiva e comparativa destas políticas. Verificou-se que, o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, a redução do índice de natalidade e de mortalidade; a mudança do perfil demográfico e epidemiológico foram fatores que contribuíram para o crescimento da demanda por serviços de baixa, média e alta complexidade no setor de saúde. A partir da abordagem histórica e econômica, observou-se que diversas ações de prevenção e promoção da saúde foram adotadas, principalmente em termos da legislação, que após a Constituição de 1988, vem garantindo à proteção social aos idosos. No entanto, essas ações ainda não atendem por completo e de maneira eficiente a necessidade dessa classe da população, devido as diversidades culturais, econômicas e sociais. Assim, ainda existe no Brasil um desequilíbrio entre a oferta e a demanda por atendimentos direcionados ao estilo e a melhor qualidade de vida desses indivíduos.
id UNICESU-1_883417cba17b91da709f28e39882eb35
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/526
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUSIdososPolíticas governamentaisEconomia da saúdeSUSO objetivo do artigo foi caracterizar, de modo histórico, econômico e constitucional, as políticas públicas de saúde no Brasil, com enfoque no envelhecimento populacional. A abordagem temporal foi desde antes de 1930 até período atual. A pesquisa tratou de uma revisão bibliográfica, retrospectiva, descritiva e comparativa destas políticas. Verificou-se que, o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, a redução do índice de natalidade e de mortalidade; a mudança do perfil demográfico e epidemiológico foram fatores que contribuíram para o crescimento da demanda por serviços de baixa, média e alta complexidade no setor de saúde. A partir da abordagem histórica e econômica, observou-se que diversas ações de prevenção e promoção da saúde foram adotadas, principalmente em termos da legislação, que após a Constituição de 1988, vem garantindo à proteção social aos idosos. No entanto, essas ações ainda não atendem por completo e de maneira eficiente a necessidade dessa classe da população, devido as diversidades culturais, econômicas e sociais. Assim, ainda existe no Brasil um desequilíbrio entre a oferta e a demanda por atendimentos direcionados ao estilo e a melhor qualidade de vida desses indivíduos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARCOSTA, Cássia Kely FavorettoMASSUDA, Ely MitieKERNKAMP, Clarice da Luz2018-05-25T18:24:07Z2018-05-25T18:24:07Z2014-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:41:10Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/526Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:41:10Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
title Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
spellingShingle Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
KERNKAMP, Clarice da Luz
Idosos
Políticas governamentais
Economia da saúde
SUS
title_short Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
title_full Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
title_fullStr Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
title_full_unstemmed Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
title_sort Envelhecimento populacional no Brasil: políticas públicas e morbidade hospitalar do SUS
author KERNKAMP, Clarice da Luz
author_facet KERNKAMP, Clarice da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Cássia Kely Favoretto
MASSUDA, Ely Mitie
dc.contributor.author.fl_str_mv KERNKAMP, Clarice da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Políticas governamentais
Economia da saúde
SUS
topic Idosos
Políticas governamentais
Economia da saúde
SUS
description O objetivo do artigo foi caracterizar, de modo histórico, econômico e constitucional, as políticas públicas de saúde no Brasil, com enfoque no envelhecimento populacional. A abordagem temporal foi desde antes de 1930 até período atual. A pesquisa tratou de uma revisão bibliográfica, retrospectiva, descritiva e comparativa destas políticas. Verificou-se que, o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, a redução do índice de natalidade e de mortalidade; a mudança do perfil demográfico e epidemiológico foram fatores que contribuíram para o crescimento da demanda por serviços de baixa, média e alta complexidade no setor de saúde. A partir da abordagem histórica e econômica, observou-se que diversas ações de prevenção e promoção da saúde foram adotadas, principalmente em termos da legislação, que após a Constituição de 1988, vem garantindo à proteção social aos idosos. No entanto, essas ações ainda não atendem por completo e de maneira eficiente a necessidade dessa classe da população, devido as diversidades culturais, econômicas e sociais. Assim, ainda existe no Brasil um desequilíbrio entre a oferta e a demanda por atendimentos direcionados ao estilo e a melhor qualidade de vida desses indivíduos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-28
2018-05-25T18:24:07Z
2018-05-25T18:24:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/526
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098709448130560