AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOMENSI, Cassia Spadari
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PINHEIRO, Mariana Garuti, CHIUCHETTA, Rosana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012
Resumo: A adolescência abrange a faixa etária entre 10 e 19 anos. É uma fase caracterizada por grandes mudanças, tanto físicas, sociais quanto comportamentais. Os adolescentes são alvos de estudos, em todo o mundo, por apresentarem altos índices de comportamento de risco, como o decréscimo do hábito regular de atividade física, hábitos alimentares irregulares e transtornos psicológicos. Com objetivo de avaliar a composição corporal de adolescentes, foi realizado o estudo do estado nutricional de 26 adolescentes, os quais participaram de um projeto opcional de educação nutricional de um colégio privado de Maringá – PR no ano de 2004. O estudo foi de característica transversal, composto por 7 meninas e 19 meninos de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a composição corporal, utilizou-se medidas antropométricas: peso, estatura e dobras cutâneas (triciptal e subescapular). Foram classificados quanto ao estado nutricional segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), critério proposto por Must (1991) e a porcentagem de gordura, mediante os valores das dobras cutâneas, segundo Slaughter (1988). Como resultado da avaliação da composição corporal pelo IMC do público alvo observou-se 44% de eutrofia, 24% de sobrepeso, 28% de obesidade. Observou-se também que 44% dos adolescentes apresentaram-se em risco de doença associada à obesidade, segundo Lohman (1992), quando analisada a porcentagem de gordura. Conclui-se que 52% da população estudada encontra-se em sobrepeso ou obesidade (analisada segundo IMC) e foi classificada acima da média ou com risco de doenças associadas à obesidade (60% analisada pela porcentagem de gordura). Nota-se assim a importância de estudos como este, pois sabe-se que existe grande probabilidade do adolescente obeso tornar-se um adulto obeso, podendo também apresentar outras patologias associadas à obesidade, como hipertensão, dislipidemia e diabetes não insulino dependente.
id UNICESU-1_88b3bb93ff55bbad07cc757ce15c9082
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7012
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PRAdolescentesAvaliação corporalSobrepesoA adolescência abrange a faixa etária entre 10 e 19 anos. É uma fase caracterizada por grandes mudanças, tanto físicas, sociais quanto comportamentais. Os adolescentes são alvos de estudos, em todo o mundo, por apresentarem altos índices de comportamento de risco, como o decréscimo do hábito regular de atividade física, hábitos alimentares irregulares e transtornos psicológicos. Com objetivo de avaliar a composição corporal de adolescentes, foi realizado o estudo do estado nutricional de 26 adolescentes, os quais participaram de um projeto opcional de educação nutricional de um colégio privado de Maringá – PR no ano de 2004. O estudo foi de característica transversal, composto por 7 meninas e 19 meninos de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a composição corporal, utilizou-se medidas antropométricas: peso, estatura e dobras cutâneas (triciptal e subescapular). Foram classificados quanto ao estado nutricional segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), critério proposto por Must (1991) e a porcentagem de gordura, mediante os valores das dobras cutâneas, segundo Slaughter (1988). Como resultado da avaliação da composição corporal pelo IMC do público alvo observou-se 44% de eutrofia, 24% de sobrepeso, 28% de obesidade. Observou-se também que 44% dos adolescentes apresentaram-se em risco de doença associada à obesidade, segundo Lohman (1992), quando analisada a porcentagem de gordura. Conclui-se que 52% da população estudada encontra-se em sobrepeso ou obesidade (analisada segundo IMC) e foi classificada acima da média ou com risco de doenças associadas à obesidade (60% analisada pela porcentagem de gordura). Nota-se assim a importância de estudos como este, pois sabe-se que existe grande probabilidade do adolescente obeso tornar-se um adulto obeso, podendo também apresentar outras patologias associadas à obesidade, como hipertensão, dislipidemia e diabetes não insulino dependente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T17:00:11Z2005-10-192021-02-01T17:00:11Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012porSOMENSI, Cassia SpadariPINHEIRO, Mariana GarutiCHIUCHETTA, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T11:57:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7012Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T11:57:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
title AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
SOMENSI, Cassia Spadari
Adolescentes
Avaliação corporal
Sobrepeso
title_short AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
title_full AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
title_sort AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
author SOMENSI, Cassia Spadari
author_facet SOMENSI, Cassia Spadari
PINHEIRO, Mariana Garuti
CHIUCHETTA, Rosana
author_role author
author2 PINHEIRO, Mariana Garuti
CHIUCHETTA, Rosana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOMENSI, Cassia Spadari
PINHEIRO, Mariana Garuti
CHIUCHETTA, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Avaliação corporal
Sobrepeso
topic Adolescentes
Avaliação corporal
Sobrepeso
description A adolescência abrange a faixa etária entre 10 e 19 anos. É uma fase caracterizada por grandes mudanças, tanto físicas, sociais quanto comportamentais. Os adolescentes são alvos de estudos, em todo o mundo, por apresentarem altos índices de comportamento de risco, como o decréscimo do hábito regular de atividade física, hábitos alimentares irregulares e transtornos psicológicos. Com objetivo de avaliar a composição corporal de adolescentes, foi realizado o estudo do estado nutricional de 26 adolescentes, os quais participaram de um projeto opcional de educação nutricional de um colégio privado de Maringá – PR no ano de 2004. O estudo foi de característica transversal, composto por 7 meninas e 19 meninos de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a composição corporal, utilizou-se medidas antropométricas: peso, estatura e dobras cutâneas (triciptal e subescapular). Foram classificados quanto ao estado nutricional segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), critério proposto por Must (1991) e a porcentagem de gordura, mediante os valores das dobras cutâneas, segundo Slaughter (1988). Como resultado da avaliação da composição corporal pelo IMC do público alvo observou-se 44% de eutrofia, 24% de sobrepeso, 28% de obesidade. Observou-se também que 44% dos adolescentes apresentaram-se em risco de doença associada à obesidade, segundo Lohman (1992), quando analisada a porcentagem de gordura. Conclui-se que 52% da população estudada encontra-se em sobrepeso ou obesidade (analisada segundo IMC) e foi classificada acima da média ou com risco de doenças associadas à obesidade (60% analisada pela porcentagem de gordura). Nota-se assim a importância de estudos como este, pois sabe-se que existe grande probabilidade do adolescente obeso tornar-se um adulto obeso, podendo também apresentar outras patologias associadas à obesidade, como hipertensão, dislipidemia e diabetes não insulino dependente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T17:00:11Z
2021-02-01T17:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309718508339200