Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962
Resumo: Esta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC.
id UNICESU-1_8b1e7f4262ef0e96dda8db1b80caa5c1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8962
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distânciaGestão do conhecimentoEnsino superiorAvaliação de cursosINTERDISCIPLINAREsta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARSARTORI, RejaneMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsOLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de2021-03-30T14:54:41Z2021-03-30T14:54:41Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:02:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8962Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-03-31T06:02:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
title Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
spellingShingle Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
INTERDISCIPLINAR
title_short Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
title_full Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
title_fullStr Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
title_full_unstemmed Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
title_sort Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
author OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de
author_facet OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SARTORI, Rejane
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
INTERDISCIPLINAR
topic Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
INTERDISCIPLINAR
description Esta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-20
2021-03-30T14:54:41Z
2021-03-30T14:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098720052379648