Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962 |
Resumo: | Esta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC. |
id |
UNICESU-1_8b1e7f4262ef0e96dda8db1b80caa5c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8962 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distânciaGestão do conhecimentoEnsino superiorAvaliação de cursosINTERDISCIPLINAREsta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARSARTORI, RejaneMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsOLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de2021-03-30T14:54:41Z2021-03-30T14:54:41Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:02:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8962Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-03-31T06:02:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
title |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
spellingShingle |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de Gestão do conhecimento Ensino superior Avaliação de cursos INTERDISCIPLINAR |
title_short |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
title_full |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
title_fullStr |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
title_full_unstemmed |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
title_sort |
Práticas de gestão do conhecimento para atender às exigências do instrumento de avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presenciais e a distância |
author |
OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de |
author_facet |
OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SARTORI, Rejane MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA , Lidiane Gomes Bandeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Ensino superior Avaliação de cursos INTERDISCIPLINAR |
topic |
Gestão do conhecimento Ensino superior Avaliação de cursos INTERDISCIPLINAR |
description |
Esta dissertação tem como ponto central a avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância efetuada pelo Inep/MEC. Dada a complexidade do sistema educacional e seus inúmeros desafios na atualidade, particularmente no que tange à qualidade dos cursos de graduação, recorrer a práticas que propiciam melhor gerenciar o conhecimento institucional torna-se uma ação relevante para as IES. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi sugerir práticas de gestão do conhecimento para auxiliar as IES a atenderem as exigências do instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep/MEC. No que diz respeito aos objetivos, esta pesquisa configura-se como descritiva, com abordagem qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que a etapa 1 consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar na literatura as principais abordagens relativas à temática da gestão do conhecimento. A etapa 2 compreendeu a pesquisa documental, que teve como base o instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep/MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e documentos institucionais. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento de avaliação e para cada indicador foram identificados os requisitos e propostas ações e práticas de gestão do conhecimento para cada ação, com vistas a auxiliar as IES a atenderem aos critérios para a obtenção do conceito máximo, ou seja, o conceito 5. Assim sendo, foram sugeridas 11 práticas de gestão do conhecimento: Brainstorm, Café do Conhecimento, Comunidade Prática, Compartilhamento de vídeos, Ferramentas de Colaboração, Fóruns presenciais e listas de discussão, Fóruns virtuais e listas de discussão, Gestão Eletrônica de Documentos, Melhores Práticas, Repositórios do Conhecimento e Serviços de Rede Social. Cada prática indicada pode atender a vários indicadores e se aplicadas apropriadamente, poderão auxiliar às IES a atenderem ao objetivo que se pretende, ou seja, alcançar o conceito máximo (5) nos processos avaliativos do MEC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-20 2021-03-30T14:54:41Z 2021-03-30T14:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098720052379648 |