A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9647
Resumo: Os termos STEM/STEAM apesar de acrônimos com preponderante peso, ainda não possuem muita adesão no arcabouço da Educação nacional. No entanto o mesmo não ocorre em nações que possuem forte política educacional em consonância com estratégias econômica-sociais. A Gestão do Conhecimento contribui para o melhor uso do conhecimento na inter e multidisciplinaridade do STEM/STEAM como valioso recurso na organização de ensino. Esse estudo visa como objetivo principal uma revisão da literatura em prol de colaborar com reflexões sobre a relevância da Educação STEM/STEAM e Maker e o quão possível torna-se no ambiente físico e virtual sendo mediada pela Gestão do conhecimento. Nesse trabalho, metodologicamente foi utilizado o modelo hipotético-dedutivo com coleta de dados através de uma revisão bibliográfica em um estudo exploratório teórico. Atuando para aperfeiçoar o acesso e uso de recursos, como um processo, bem como métodos eficientes e sistemáticos para gerenciar o conhecimento dentro da organização de ensino. Como resultados apontamos a partir da Gestão do Conhecimento adequações que podem ser feitas sob a perspectiva do Ba na alavancagem do conhecimento para o ensino e para a aprendizagem nos Sistemas de ensino STEM, STEAM e Maker. Constatou-se também a importância de se estabelecer um ambiente propício para criação e compartilhamento do conhecimento tanto físico quanto virtual e estratégias para explorar a interdisciplinaridade em atividades pedagógicas.
id UNICESU-1_96066d59204c89ffce540152b82ea9d3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9647
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAMSTEMMakerSTEAMBa VirtualEducaçãoOs termos STEM/STEAM apesar de acrônimos com preponderante peso, ainda não possuem muita adesão no arcabouço da Educação nacional. No entanto o mesmo não ocorre em nações que possuem forte política educacional em consonância com estratégias econômica-sociais. A Gestão do Conhecimento contribui para o melhor uso do conhecimento na inter e multidisciplinaridade do STEM/STEAM como valioso recurso na organização de ensino. Esse estudo visa como objetivo principal uma revisão da literatura em prol de colaborar com reflexões sobre a relevância da Educação STEM/STEAM e Maker e o quão possível torna-se no ambiente físico e virtual sendo mediada pela Gestão do conhecimento. Nesse trabalho, metodologicamente foi utilizado o modelo hipotético-dedutivo com coleta de dados através de uma revisão bibliográfica em um estudo exploratório teórico. Atuando para aperfeiçoar o acesso e uso de recursos, como um processo, bem como métodos eficientes e sistemáticos para gerenciar o conhecimento dentro da organização de ensino. Como resultados apontamos a partir da Gestão do Conhecimento adequações que podem ser feitas sob a perspectiva do Ba na alavancagem do conhecimento para o ensino e para a aprendizagem nos Sistemas de ensino STEM, STEAM e Maker. Constatou-se também a importância de se estabelecer um ambiente propício para criação e compartilhamento do conhecimento tanto físico quanto virtual e estratégias para explorar a interdisciplinaridade em atividades pedagógicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioMASSUDA, Ely MitieTEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo2022-06-14T19:42:36Z2022-06-14T19:42:36Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-15T06:02:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9647Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T06:02:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
title A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
spellingShingle A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
STEM
Maker
STEAM
Ba Virtual
Educação
title_short A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
title_full A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
title_fullStr A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
title_sort A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM
author TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
author_facet TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORTOLOZZI, Flávio
MASSUDA, Ely Mitie
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv STEM
Maker
STEAM
Ba Virtual
Educação
topic STEM
Maker
STEAM
Ba Virtual
Educação
description Os termos STEM/STEAM apesar de acrônimos com preponderante peso, ainda não possuem muita adesão no arcabouço da Educação nacional. No entanto o mesmo não ocorre em nações que possuem forte política educacional em consonância com estratégias econômica-sociais. A Gestão do Conhecimento contribui para o melhor uso do conhecimento na inter e multidisciplinaridade do STEM/STEAM como valioso recurso na organização de ensino. Esse estudo visa como objetivo principal uma revisão da literatura em prol de colaborar com reflexões sobre a relevância da Educação STEM/STEAM e Maker e o quão possível torna-se no ambiente físico e virtual sendo mediada pela Gestão do conhecimento. Nesse trabalho, metodologicamente foi utilizado o modelo hipotético-dedutivo com coleta de dados através de uma revisão bibliográfica em um estudo exploratório teórico. Atuando para aperfeiçoar o acesso e uso de recursos, como um processo, bem como métodos eficientes e sistemáticos para gerenciar o conhecimento dentro da organização de ensino. Como resultados apontamos a partir da Gestão do Conhecimento adequações que podem ser feitas sob a perspectiva do Ba na alavancagem do conhecimento para o ensino e para a aprendizagem nos Sistemas de ensino STEM, STEAM e Maker. Constatou-se também a importância de se estabelecer um ambiente propício para criação e compartilhamento do conhecimento tanto físico quanto virtual e estratégias para explorar a interdisciplinaridade em atividades pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
2022-06-14T19:42:36Z
2022-06-14T19:42:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9647
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098722801745920