O Moodle como modelo de gestão do conhecimento na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERIGATO, Guilherme Cassarotti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/606
Resumo: A investigação que pretendemos desenvolver nessa pesquisa estará relacionada a duas áreas importantes, tanto no âmbito da gestão quanto no contexto da educação a distância. Desse modo, a nossa abordagem procurará estabelecer relações entre a espiral do conhecimento proposta por Takeuchi e Nonaka e o moodle como ferramenta de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Tendo em vista isso, o objeto de estudo da nossa pesquisa pode ser explicitado através das seguintes questões: quais as características presentes no moodle como ferramenta de orientação de trabalhos de conclusão de cursos na modalidade a distância que, em comparação com a espiral do conhecimento, pode levá-lo a ser considerado um modelo de gestão do conhecimento? Ou seja, comparando o moodle, (utilizado para orientação de trabalhos de conclusão de curso) com a espiral do conhecimento poderíamos afirmar ou classificá-lo como um modelo de gestão de conhecimento? A nossa pesquisa foi conduzida pela leitura, análise e interpretação dos textos que tratam do assunto em questão. Neste sentido, esta dissertação é uma pesquisa marcadamente de caráter bibliográfico. Ela se encontra estruturada em torno de quatro capítulos. No primeiro capítulo faremos uma abordagem sobre os pressupostos teóricos que estruturam e fundamentam a gestão do conhecimento. O tema principal do segundo capítulo é a gestão do conhecimento na perspectiva de Takeuchi e Nonaka os quais desenvolveram aquilo que passou a ser chamado de espiral do conhecimento. Desse modo, demostraremos os aspectos fundamentais das etapas da espiral do conhecimento, a saber: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização de conhecimento. No terceiro capítulo a nossa pretensão consiste em fazer uma exposição sobre a ferramenta moodle, utilizada no processo de orientação de trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação na modalidade a distância. No quarto e último capítulo estabeleceremos uma relação de comparação entre o moodle e as etapas da espiral do conhecimento com intuito de inferirmos se o moodle pode ou não ser considerado um modelo de gestão de conhecimento.
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