IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO NO DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7061
Resumo: Este trabalho tem como objeto de análise as mediações estabelecidas na escola, em especial entre professor e aluno, e sua relação no desempenho de crianças com dificuldades escolares. A pesquisa está respaldada em duas concepções teóricas que, embora apresentem especificidades próprias, não se contrapõem: a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, cujos principais representantes são, respectivamente, Lev S. Vygotsky e Reuven Feuerstein. A primeira contribui para o entendimento dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento; a segunda, para a organização de recursos, atividades pedagógicas e situações mediacionais que possibilitam a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos. Os sujeitos da pesquisa são alunos das séries iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública de Maringá-PR, que também freqüentavam uma Sala de Recursos no contraturno. A hipótese deste trabalho é a de que, sendo o desenvolvimento das capacidades cognitivas um processo mediado, e sendo a aprendizagem fator preponderante em tal processo, a mediação docente estabelecida nesse percurso pode contribuir para minimizar as dificuldades escolares apresentadas pelos alunos. Na busca de responder ao problema proposto e à hipótese levantada, são os seguintes os objetivos que nortearam tal investigação: compreender o desenvolvimento do psiquismo humano, com vistas ao entendimento do processo de formação das capacidades cognitivas superiores na criança; analisar o papel da mediação docente na formação do psiquismo humano, sob a perspectiva das Teorias Histórico-Cultural e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural; aplicar critérios de mediação sistematizados pela Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, analisando os recursos pedagógicos que podem ser apropriados pelo professor. A pesquisa se vale de estudos teóricos e de trabalho de campo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa participante, voltada para uma análise compreensiva dos processos de mediação, e a tomada de consciência, pelos alunos, de sua aprendizagem, ao longo da aplicação de alguns instrumentos do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Após análise dos dados, pode-se constatar que a intervenção realizada contribuiu para maior desenvolvimento das funções cognitivas, manifestas por: controle da impulsividade; comportamento exploratório, sistemático e planejado; estabelecimento de relações; compreensão do que era solicitado; percepção e constância; transporte visual; conduta somatória; necessidade de precisão; e melhora no relacionamento com o professor e os colegas. Por meio dessa pesquisa, embora com um pequeno contingente de participantes, pode-se apontar a importância do conhecimento a respeito das funções intelectivas e da mediação a ser estabelecida nos processos de ensino e aprendizagem, e assim trazer pistas para a atuação do professor junto às crianças com dificuldades escolares. Desse modo confirma-se a hipótese deste trabalho de que, sendo o desenvolvimento das capacidades cognitivas um processo mediado, e a aprendizagem fator relevante nesse processo, a mediação docente firmada nesse percurso contribui fundamentalmente para amenizar as dificuldades escolares apresentadas pelos alunos.
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