HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Bruno Baltazar dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, Leda Maria Messias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4965
Resumo: Esta pesquisa objetivou demonstrar que é uma questão de garantia dos direitos de personalidade dos empregados portadores de HIV/AIDS, a preservação de sua dignidade no ambiente de trabalho. Assim, foi suscitada a questão da dispensa discriminatória do soropositivo e a sua reintegração à atividade que exercia, na forma dos princípios legais que regem o tema. O desenvolvimento se deu por meio de pesquisas bibliográficas, jurisprudenciais, além de artigos publicados em Periódicos e na internet em sites notoriamente confiáveis. Os resultados foram compilados e sistematizados de forma organizada demonstrando a importância da garantia de um ambiente de trabalho digno para estes trabalhadores. De modo geral objetivou-se estudar a discriminação sofrida pelo portador de HIV/AIDS e o direito à dignidade que o mesmo deve ter assegurado no ambiente de trabalho, através da aplicação dos direitos de personalidade. A metodologia utilizada foi: o método indutivo, no tocante ao entendimento jurisprudencial, partindo do particular para o geral, dedutivo, através de estudos de conceitos gerais que serão subsumidos ao caso em particular, sistêmico, a fim de compilar e organizar o estudo e o dialético no confronto das teses e antíteses, dentre outros métodos auxiliares, como o histórico e estatístico.
id UNICESU-1_9c4c2a3d35e3480c196df94645311242
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4965
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHOAIDS/HIVAmbiente de trabalhoDignidadeReintegraçãoEsta pesquisa objetivou demonstrar que é uma questão de garantia dos direitos de personalidade dos empregados portadores de HIV/AIDS, a preservação de sua dignidade no ambiente de trabalho. Assim, foi suscitada a questão da dispensa discriminatória do soropositivo e a sua reintegração à atividade que exercia, na forma dos princípios legais que regem o tema. O desenvolvimento se deu por meio de pesquisas bibliográficas, jurisprudenciais, além de artigos publicados em Periódicos e na internet em sites notoriamente confiáveis. Os resultados foram compilados e sistematizados de forma organizada demonstrando a importância da garantia de um ambiente de trabalho digno para estes trabalhadores. De modo geral objetivou-se estudar a discriminação sofrida pelo portador de HIV/AIDS e o direito à dignidade que o mesmo deve ter assegurado no ambiente de trabalho, através da aplicação dos direitos de personalidade. A metodologia utilizada foi: o método indutivo, no tocante ao entendimento jurisprudencial, partindo do particular para o geral, dedutivo, através de estudos de conceitos gerais que serão subsumidos ao caso em particular, sistêmico, a fim de compilar e organizar o estudo e o dialético no confronto das teses e antíteses, dentre outros métodos auxiliares, como o histórico e estatístico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T11:40:11Z2020-02-13T11:40:11Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4965porSANTOS, Bruno Baltazar dosSILVA, Leda Maria Messias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:39:51Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4965Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:39:51Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
title HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
spellingShingle HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
SANTOS, Bruno Baltazar dos
AIDS/HIV
Ambiente de trabalho
Dignidade
Reintegração
title_short HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_full HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_fullStr HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_full_unstemmed HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_sort HIV/AIDS: DIREITO À DIGNIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
author SANTOS, Bruno Baltazar dos
author_facet SANTOS, Bruno Baltazar dos
SILVA, Leda Maria Messias da
author_role author
author2 SILVA, Leda Maria Messias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Bruno Baltazar dos
SILVA, Leda Maria Messias da
dc.subject.por.fl_str_mv AIDS/HIV
Ambiente de trabalho
Dignidade
Reintegração
topic AIDS/HIV
Ambiente de trabalho
Dignidade
Reintegração
description Esta pesquisa objetivou demonstrar que é uma questão de garantia dos direitos de personalidade dos empregados portadores de HIV/AIDS, a preservação de sua dignidade no ambiente de trabalho. Assim, foi suscitada a questão da dispensa discriminatória do soropositivo e a sua reintegração à atividade que exercia, na forma dos princípios legais que regem o tema. O desenvolvimento se deu por meio de pesquisas bibliográficas, jurisprudenciais, além de artigos publicados em Periódicos e na internet em sites notoriamente confiáveis. Os resultados foram compilados e sistematizados de forma organizada demonstrando a importância da garantia de um ambiente de trabalho digno para estes trabalhadores. De modo geral objetivou-se estudar a discriminação sofrida pelo portador de HIV/AIDS e o direito à dignidade que o mesmo deve ter assegurado no ambiente de trabalho, através da aplicação dos direitos de personalidade. A metodologia utilizada foi: o método indutivo, no tocante ao entendimento jurisprudencial, partindo do particular para o geral, dedutivo, através de estudos de conceitos gerais que serão subsumidos ao caso em particular, sistêmico, a fim de compilar e organizar o estudo e o dialético no confronto das teses e antíteses, dentre outros métodos auxiliares, como o histórico e estatístico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T11:40:11Z
2020-02-13T11:40:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4965
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098726815694848