A FORMAÇÃO DO HOMEM NO CRISTIANISMO PRIMITIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ruy Gustavo da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6202
Resumo: O projeto tem por objetivo pesquisar a proposta de formação do homem no cristianismo primitivo, na perspectiva de Santo Atanásio (295-373 d.C.). Nele, a educação assumiu características morais e religiosas, porque representava respostas às necessidades de sua época vivenciada por crises que levaram a decadência do Império Romano. As transformações que ocorreram no mundo romano, entre os séculos III e IV, deram possibilidades para o cristianismo pensar na educação do homem segundo dois critérios: o primeiro, a formação do homem tinha por fundamento a imitação de Cristo; o segundo, os conteúdos da educação, além do religioso, eram de natureza moral. Os cristãos ensinavam à humildade, a obediência das regras comunitárias, a caridade e as constantes orações. Também propuseram o desapego aos bens materiais por acreditar que a salvação dependia da incorporação de valores religiosos. O método para o entendimento das fontes, no caso Santo Atanásio, implica no cotejamento do texto, segundo a perspectiva histórica, para identificar as lutas e oposições que levaram o cristianismo e seus representantes a formar um perfil de homem que correspondesse em suas necessidades materiais e espirituais. Além de resgatar elementos importantes da historiografia e do passado da antiguidade cristã, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem no cristianismo antigo. Também, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos. Em primeiro lugar deverá ser elaborada uma pesquisa bibliográfica, tendo contato com o autor, o tema selecionado e o contexto de que faz parte. Em seguida, as leituras com fichamento das obras selecionadas, segundo a proposta temática. Por fim, a redação do texto, com as devidas correções do orientador, para ser apresentado no final da pesquisa.
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