A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1008 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas. Linha de pesquisa: Direitos da Personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Orientador: Prof. Dr. José Sebastião de Oliveira |
id |
UNICESU-1_9db07c2c782e3d5b937670441cf63109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1008 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitosFamíliaEducaçãoDireitos da PersonalidadeDissertação apresentada ao Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas. Linha de pesquisa: Direitos da Personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Orientador: Prof. Dr. José Sebastião de OliveiraA educação tem por finalidade propiciar aos indivíduos o pleno exercício do saber, pautado não apenas na interação com o conhecimento, mas, também, no estímulo de competências e habilidades que permitirão o desenvolvimento integral de sua personalidade. Por esta razão, ao consagrar o direito à educação como direito humano essencial para a realização da pessoa humana, a Constituição Federal de 1988 salvaguarda o direito fundamental à educação, adjudicando ao Estado e à família os deveres correlatos e colaborativos de sua implementação, para assegurar as condições necessárias à integral expansão da personalidade humana. Na órbita constitucional, trata-se muito mais de deveres impostos à família do que, propriamente na subsunção de direitos, face a sua função indispensável de tutelar os interesses das crianças e adolescentes que estão sob seu amparo, de modo a garantir a expansão da personalidade humana nas suas dimensões física, psicológica, cognitiva, emocional e social. Dessa forma, o estudo analisa a participação da família na educação escolar dos filhos, como maneira de consecutar-se uma formação cidadã, que viabilize a plenitude do desenvolvimento da pessoa humana. Isto se faz essencial ao exercício e o gozo de determinados direitos, viabilizados através da educação, enquanto elemento indispensável a compreensão do significado do homem no mundo, e ao entendimento das garantias e direitos que lhe são legalmente assegurados. Utilizou-se o método de abordagem fenomenológico-hermenêutico, necessário à apreciação de questões interdisciplinares que possibilitam uma apreensão do fenômeno desde a demonstração de aspectos inerentes a sua essência, tal como pode ser a epistemologia e as finalidades no caso da educação, assim como a concepção da família e sua a evolução histórica no contexto constitucional diante de sua função como agente corresponsável na promoção do desenvolvimento da personalidade humana. Adotou-se as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, por meio do exame de obras jurídicas, filosóficas, sociológicas, bem como da legislação brasileira, no que tange à educação, à família e aos direitos da personalidade, além do marco legal internacional pertinente à matéria. Contatou-se a importância da participação das entidades familiares no processo educacional escolar dos filhos, uma vez que a vinculação das famílias ao direito à educação acondiciona-lhes no polo passivo dos direitos fundamentais, decorrente da ação positiva que emerge de seu encargo não apenas de educar, mas de garantir o amplo acesso, a permanência e a participação do aluno em um processo educacional formal, que atenda os encargos constitucionais de promoção humana. A atribuição conferida aos pais ou responsáveis de conduzir seus filhos na trilha da existência humana corresponde a uma espécie de autoridade, por meio da qual suas ações impactam no amoldamento da personalidade do educando, podendo afetar positiva, ou negativamente, na sua realização plena e digna como pessoa humana e em seu preparo para a cidadania. Daí a relevância do educar-se na escola: tornar os indivíduos, diante de todas as suas potencialidades e de suas diferenças, que certamente enriquecem o todo social, agentes capazes de transformar seu entorno e contribuir na evolução da sociedade em que vive.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARFACHIN, Zulmar AntonioLIMA, Andrea Souza Correa2019-07-18T18:48:21Z2019-07-18T18:48:21Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:38:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1008Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:38:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
title |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
spellingShingle |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos LIMA, Andrea Souza Correa Família Educação Direitos da Personalidade |
title_short |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
title_full |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
title_fullStr |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
title_full_unstemmed |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
title_sort |
A participação da família na educação escolar dos filhos e os direitos da personalidade: entre a conformação do desenvolvimento da pessoa humana e a educação cidadã como prerrogativa do exercício de direitos |
author |
LIMA, Andrea Souza Correa |
author_facet |
LIMA, Andrea Souza Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FACHIN, Zulmar Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Andrea Souza Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Educação Direitos da Personalidade |
topic |
Família Educação Direitos da Personalidade |
description |
Dissertação apresentada ao Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas. Linha de pesquisa: Direitos da Personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Orientador: Prof. Dr. José Sebastião de Oliveira |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 2019-07-18T18:48:21Z 2019-07-18T18:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1008 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098715967127552 |